Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, desculpem a minha ignorancia mas tenho.imensas duvidas sobre o credito habitacao. Neste momento eu e o meu namorado estamos a pensar em comprar uma.habitacao moradia t3 no valor de 105000€. O valor que podemos dar infelizmente e so de 30000€ e vamos recorrer ao credito habitacao. Acham que com um rendimento mensal de 1200€ e com a apresentacao de fiadores conseguimos um emprestimo no valor de 75000€? Estando so ele efetivo? Qual a melhor instituicao a recorrer?
  2.  # 2

    Boa tarde.

    Teoricamente, apresentando fiadores, parece-me possível. No entanto, convém pensar bem antes de avançar, ainda por cima tendo fiadores.
    Quem serão os fiadores, os pais de algum de vocês? E se a coisa não resulta?
    Se algum de vocês ficar desempregado, conseguem continuar a pagar a prestação?Atenção à taxa de esforço.

    Instituição, o melhor é correr todas e confrontar valores.

    Importante: Não olhar só ao SPREAD, a TAE é o principal indicador que devem comparar!!
    Concordam com este comentário: andreinarodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andreinarodrigues
  3.  # 3

    Muito obrigada pela sua opiniao. E assim o meu namorado esta efetivo na empresa eu e que nao estou. Os fiadores seriam os meus pais que nao teem creditos e tem um rebdimento de 1600€ mes os dois efetivos.
  4.  # 4

    Colocado por: andreinarodriguesMuito obrigada pela sua opiniao.


    UUUooooeeeeeeeeeeeee UUUooooeee

    **alarme a disparar**
    Obrigado pelo post esclarecedor. Parei de ler logo ali.
    • SCMS
    • 1 junho 2015 editado

     # 5

    Olá andreinarodrigues,

    Como disse o André, devem ter atenção à vossa taxa de esforço, traduzindo ver quando dinheiro vos sobra depois de pagarem a prestação ao banco.
    Para tal poderá efetuar alguma simulações online de crédito, que diversos bancos disponibilizam nos seus sites.

    Aparentemente terão condições para verem o vosso crédito aprovado.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: andreinarodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andreinarodrigues
  5.  # 6

    Colocado por: andreinarodriguesMuito obrigada pela sua opiniao. E assim o meu namorado ja esta efetivo na empresa eu e que nao estou. Os fiadores seriam os meus pais que nao teem creditos e tem um rebdimento de 1600€ mes os dois efetivos.


    Hoje em dia, a efectividade não é o que era e, nestas situações, tem sempre que se pensar no pior cenário possível. Se, mesmo nesse cenário, conseguir pagar as despesas, avance, senão é melhor repensar tudo.

    Honestamente, eu nunca pediria a ninguém para ser meu fiador. É uma responsabilidade que não acho justo transmiti-la a ninguém.
  6.  # 7

    Estou consciente disso. Mas e assim neste momwnto estamos a pagar 400€ de renda e ainda conseguimos guardar algum dinheiro. Os recibos da renda tambem serve como ajuda para aprovacao do credito? A wuestao de fiador foram eles mesmo que se ofereceram. Irei evitar ao maximo a existencia de fiadores so mesmo em ultimo caso. Irei entao dirigir.me a varios bancos fazer asimulacao e ver a melhor solucao. Penso que seria impossivel se nao dessemos nenhum valor de entrada mas como temos a possibilidade de dar os 30.000 talvez tenhamos sorte
  7.  # 8

    Colocado por: andreinarodriguesEstou consciente disso. Mas e assim neste momwnto estamos a pagar 400€ de renda e ainda conseguimos guardar algum dinheiro. Os recibos da renda tambem serve como ajuda para aprovacao do credito? A wuestao de fiador foram eles mesmo que se ofereceram. Irei evitar ao maximo a existencia de fiadores so mesmo em ultimo caso. Irei entao dirigir.me a varios bancos fazer asimulacao e ver a melhor solucao. Penso que seria impossivel se nao dessemos nenhum valor de entrada mas como temos a possibilidade de dar os 30.000 talvez tenhamos sorte


    Parece-me viável e não fale em fiadores ao banco, até eles próprios referirem que só emprestam com fiadores. Certamente que para 75000€ de emprestimo ficam com uma prestação bem abaixo desses 400€ de renda atuais
    • SCMS
    • 1 junho 2015 editado

     # 9

    Não,
    A renda que paga agora, não terá qualquer influência no processo.

    Atenção ao facto de o banco vos emprestar o dinheiro em função da avaliação que eles próprios fizerem da moradia e não do valor que vão pagar por ela.
    O ideal, no vosso caso, é que a relação entre o que vão dar de entrada e o que vão pagar (normalmente chamado LTV) seja inferior a 80%, assim terão maior facilidade no acesso ao crédito e na negociação das condições.

    Daquilo que tem sido aqui comentado os bancos com melhores condições nesta altura serão: Santander, CGD, Crédito Agrícola e Banco popular. Mas a quantos mais for melhor!

    Boa Sorte!
  8.  # 10

    Andreia,

    Face ao mercado actual, uma boa compra é um imóvel que o banco avalia por mais 20% do que vai pagar.
    Muito fácil arranjar uma compra destas hoje em dia.

    Se este for o seu caso e vai dar 30.000€ de entrada então vai ter um LTV de 68%.

    Valor Escritura = 105.000€
    Valor Avaliação (estimado +20%) = 126.000€
    Valor Financiamento = 75.000€ (105.000 - 30.000€)
    LTV = 68% (Valor Avaliação / Valor Financiamento -1)

    Com LTV de 68% e uma taxa de esforço abaixo de 25% deve conseguir um spread a rondar 2% e vai pagar 230€/mês ao Banco durante 40 anos (peça o máximo prazo possível para ter a renda mínima mensal)

    Se conseguir um LTV de 60% então já iria conseguir um spread de 1,75%. O banco tinha de avaliar por mais € ou a Andreia tinha de meter mais € de entrada.

    Fale com o Santander, Banco Popular, CGD e Credito Agrícola.

    Veja os preços dos seguro de vida com a PREVOIR e a REAL VIDA depois pede ao banco para seguir o valor que a concorrência ofereceu.
    Se puder faça os seguros fora do banco.
    Seguro Multiriscos simule com a Ok Teleseguro.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: andreinarodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andreinarodrigues
  9.  # 11

    Tenham também em atenção todas as custas associadas não só ao empréstimo como à escritura , IMT, Imposto de selo entre outros.

    Quando fizerem uma simulação peçam a FIN e vejam o valor dos encargos, e somem esse valor ao total que tem de ter para a compra da casa... por exemplo , se a casa custa 105000€ e a escritura IMT e afins 4000€, façam as contas a 109000€ que precisam e não só o valor da casa.
  10.  # 12

    Slg uma casa de 105.000€ paga apenas 252€ de IMT (tabela abaixo)
    http://www.economias.pt/tabelas-imt/

    O mais caro vais ser o custo do processo com o Banco mas hoje em dia até isso é negociável.
  11.  # 13

    Sim varia bastante conforme o valor do imovel, sera 252 para o IMI mais 800€ para o Imposto de selo penso eu, mais um determinado valor para a escritura, avaliação etc, apenas alertei para o facto de por vezes nao se levar estas despesas em conta e em alguns casos tudo somado ser um valor algo avultado.

    Quanto à negociação com o banco relativamente às despesas (no meu caso, claro) consegui negociar o spread mas não o custo do processo, e até posso considerar que obtive uma excelente negociação.
  12.  # 14

    ir a diferentes bancos fazer simulações de crédito, e pedir esclarecimento de todas essas despesas como avaliações, seguros, escrituras, tem custos?
  13.  # 15

    Colocado por: xannoir a diferentes bancos fazer simulações de crédito, e pedir esclarecimento de todas essas despesas como avaliações, seguros, escrituras, tem custos?


    Não, as simulações sao SEMPRE gratuitas e caso algum balcão lhe diga que tem de abrir conta só para ter a avaliação mais especifica, procure outro balcão ;)

    Todas as despesas de um processo devem vir indicadas na FIN da simulação do emprestimo, pode tambem pedir simulções de seguros fora do banco (confirme que não irá influenciar o spread ) mas tudo isto sem qualquer custo.
  14.  # 16

    Sem querer tirar a atenção ao post da andreina, partilho tambem a minha situaçao e duvidas...

    Tenho um terreno onde vou construir a casa. Vou pedir 100mil euros. O nosso rendimento líquido é de 1300€ e apenas eu estou numa situação aparentemente confortável no emprego também com efectividade. Não tenho uma quantia relevante para dar como entrada e nao queria pedir fiador.

    O terreno será já uma garantia para o banco, além do valor que a casa terá depois de ser construída, não é assim?

    Acham que tenho boas condições para ter um empréstimo?
  15.  # 17

    Um empréstimo para construção é substancialmente diferente dum empréstimo para aquisição.

    Tem de ter todos os projectos elaborados para o banco estimar o custo da construção, e depois só emprestam por norma 60 ou 70% desse montante (e é por tranches à medida que a construção for sendo efectuada).
  16.  # 18

    Colocado por: xannoSem querer tirar a atenção ao post da andreina, partilho tambem a minha situaçao e duvidas...

    Tenho um terreno onde vou construir a casa. Vou pedir 100mil euros. O nosso rendimento líquido é de 1300€ e apenas eu estou numa situação aparentemente confortável no emprego também com efectividade. Não tenho uma quantia relevante para dar como entrada e nao queria pedir fiador.

    O terreno será já uma garantia para o banco, além do valor que a casa terá depois de ser construída, não é assim?

    Acham que tenho boas condições para ter um empréstimo?


    acho que tem que fazer muito bem as contas, à partida a taxa de esforço fica-se pelo 40%, o que ainda é aceitável para alguns bancos, alguns gostas mais de 30% ou 35%. O facto de ter o terreno é bom, porque se o banco avaliar o terreno+casa em 150.000 (por exemplo) o LVT fica-se pelo 66% o que e bom. No entanto o banco apenas faz a avaliação com o projecto, e isto é mau se não tiver dinheiro para andar à frente. Tem que falar com o arquitecto, fazer um projecto, para o banco poder avaliar o resultado final.

    depois tem que combinar muito bem com o empreiteiro um plano de pagamentos.

    Apesar de parecer possivel a construção a margem para erros é minima.
  17.  # 19

    Hoje dirigi.me ao caixa geral de depositos aprrsentei a minha situacao e apartida conseguimos. Deram.me ps impressos para preencher mas tenho uma duvida quando me pedem os rendimentos coloco o valor base ou o valor total recebido? Obrigada pela atencao
  18.  # 20

    Não se fiquem só pela caixa...vejam em outros bancos, nem que seja para fazer pressão com spreads mais baixos junto da cgd...
 
0.0211 seg. NEW