Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, divorciei-me fez agora dois anos, no acordo de divorcio ficou estipulado que a casa ficaria para mim e o carro para o meu ex marido. Entretanto achei que a advogad que tratou do divórcio tivesse tambem tratado da escritura da casa mas a mesma não foi feita. Gostaria de saber quais os custos desta escritura se alguem me souber dizer, sobre esta casa existe um empréstimo bancário. Uma vez que apesar do empréstimo estar em nome dos dois mas só eu o pagar durante todo este tempo e de a casa estar num terreno que era dos meus pais o meu ex marido decidiu que a casa ficaria para mim e que não queria dinheiro nenhum da parte dele.
    Alguem me pode ajudar?
    Algum advogado?
  2.  # 2

    Colocado por: Sofiam (...) Algum advogado?

    Sim, um advogado especializado em partilhas conjugais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiam
  3.  # 3

    Ola Maria Rodrigues. Sera que me pode esclarecer algumas duvidas?? Primeiro que nada uma casa comprada um ano antes é bem de casal? O meu ex marido abdicou da casa uma vez que a casa está num terreno que era dos meus pais e que ele nunca pagou uma única prestação. O que tenho eu de fazer uma vez que ele prescidou da casa e do o dinheiro que supostamente eu teria de lhe dar? Muitoooo obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: Sofiam divorciei-me fez agora dois anos, no acordo de divorcio ficou estipulado que a casa ficaria para mim e o carro para o meu ex marido. Entretanto achei que a advogad que tratou do divórcio tivesse tambem tratado da escritura da casa mas a mesma não foi feita. (...)

    No acordo de divórcio constarão as condições em que a casa lhe foi atribuída, exclusivamente . Pelo que depreendo foi comprada com recurso ao crédito bancário; assim sendo tem de pedir esclarecimentos, junto da entidade bancária, para transferir o crédito (hipoteca) apenas para o seu nome. Prepare-se para enfrentar algumas dificuldades junto do banco; para começar: o spread, o esforço financeiro e outros requisitos. Até pode ser fácil, mas tem de começar por aí.

    Colocado por: Sofiam (...) O que tenho eu de fazer uma vez que ele prescidou da casa (...)

    Pode reunir toda a documentação, inerente a esse acordo e mostrá-la no banco, por exemplo, quando for pedir a transferência do crédito. É minha convicção que, mais tarde, terá de recorrer a um advogado para resolver, em definitivo, este assunto.

    Entretanto espreite aqui, pode ser que se adapte à sua situação, nem que seja para ficar com uma "ténue" ideia.

    http://www.divorcio-pronto.com/regime-juridico/69-partilha-bens-apos-divorcio.html
  5.  # 5

    Mas é que ainda não foi feita a escritura da casa em meu nome. No acordo que eu tenho de divorcio diz homologou o destino da casa ( uma coisa do gênero) mas não diz nada. Sera que essa parte não fica comigo?
  6.  # 6

    Colocado por: SofiamMas é que ainda não foi feita a escritura da casa em meu nome.

    Nem vai ser, enquanto não resgatar a hipoteca; portanto só daqui a muitos anos, a não ser que antecipe o pagamento do empréstimo. Comece pelo banco para pedir esclarecimentos: pergunte, esclareça-se, torne a perguntar até ao cabal esclarecimento das suas dúvidas. Na falta de melhor, isto é apenas uma sugestão (para que não entre em desespero de causa), contacte a Deco ou uma Associação de Proprietários, para obter mais ajuda. Qualquer destas opções pode ajudar, mediante pagamento.

    http://www.deco.proteste.pt/familia-vida-privada/divorcio/dicas/divorcio-solucoes-de-credito-para-dividir-bens

    http://www.e-konomista.pt/artigo/divorcio-como-dividir-os-bens/

    (por favor ignore os anúncios agressivos e invasivos, nestes link's. Se conseguir contorná-los, tanto melhor!)
  7.  # 7

    Pois a escritura ei sei que só no fim de pagamento mas sera a partilha???
  8.  # 8

    Colocado por: SofiamPois a escritura ei sei que só no fim de pagamento mas sera a partilha???

    Ou me engano muito ou vai por aí alguma confusão, a pedir o auxílio de um advogado. A sua advogada não lhe dissipou as dúvidas quando a Sofia a inquiriu sobre o seu caso?

    Colocado por: Sofiama advogad que tratou do divórcio tivesse tambem tratado da escritura da casa mas a mesma não foi feita.

    Era suposto que tivesse pedido esclarecimentos à sua advogada; tanto assim que acaba por escrever o que está em citação! Será que sente relutância em lhe pedir (à sua advogada) mais esclarecimentos? Se quer saber as "linhas com que se cose" tem mesmo de fazer consulta a um profissional, seja a uma sociedade de advogados(ou a um, individualmente) seja às Associações que lhe sugeri, entre outras que possa escolher.
  9.  # 9

    No fim do pagamento é feito o distrate...
    Tem de pedir ao banco para passar o emprestimo para seu nome, não se preocupe com o spread que o banco não pode alterar.
    Depois disso pode passar a casa para seu nome fazendo uma divisao de coisa comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiam
  10.  # 10

    Filipeg muito obrigada. Fui informar-me e a casa não é bem de partilha de divórcio porque foi comprada em solteiros mas está em nome doa dois agora preciso de saber o que é melhor se doaccao ou venda e se por acaso ele pode doar a parte dele ao nosso filho
 
0.0142 seg. NEW