Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia
    Venho solicitar alguma informação acerca das bombas submersas para drenagem das aguas residuais.
    sou proprietário de uma habitação de propriedade horizontal de 4 frações sendo duas de cada lado em que nas partes comuns existe 3 poços onde estão colocadas duas bombas submersas em cada poço para retirar aguas limpas e aguas sujas, acontece que essas bombas estão ligadas a uns quadros de alternância que supostamente era previsível que esses mesmos quadros fizessem com que as bombas trabalhassem em em alternância e sempre que uma delas avarie deveria dar um sinal de alarme para evitar que a agua entre nas casas.
    até aqui tudo bem , acontece é que só agora descobri que os quadros de facto estão lá mas as ligações e as próprias bombas colocadas no posso não estão coordenadas com o quadro de alternância, na pratica se estivessem ligadas a um disjuntor simplesmente fazia o mesmo efeito.
    Conclusão os quadros estão lá mas não fazem nada, confrontei o construtor a perguntar-lhe se tinha sondas nos poços para dar sinal de alguma avaria de uma bomba, o que ele me disse é que se avariar alguma das bombas a luz vai abaixo e a gente fica a ter conhecimento da avaria.
    O que eu gostava de saber é se isto é legal , ou se existe alguma lei a obrigar a ter quadros de alternância e a funcionar tudo corretamente?
    espero ter-me feito entender, e agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Têm que cumprir com o que esta estipulado no caderno de encargos, normalmente tem que levar sondas se tem o quadro para isso!! embora exista bombas que fazem isso tudo que o quadro faz mas nem quadro!!
  3.  # 3

    Desde já agradeço o seu comentário amigo Sérgio, as bombas que estão colocadas tem a cupuladas as mesmas um boia que faz trabalhar ou desligar, mas não dá sinal de avaria, portanto nunca sabemos se estão a funcionar a não ser que a agua nos entre nas casas ou andar sempre dentro do poço para levantar a boia e assim testar se trabalha. Em relação ao caderno de encargos onde posso ter acesso ao mesmo, pois sou o administrador deste condomínio e queria resolver esta situação.
  4.  # 4

    Colocado por: pmteixeiraConclusão os quadros estão lá mas não fazem nada, confrontei o construtor a perguntar-lhe se tinha sondas nos poços para dar sinal de alguma avaria de uma bomba, o que ele me disse é que se avariar alguma das bombas a luz vai abaixo e a gente fica a ter conhecimento da avaria.
    O que eu gostava de saber é se isto é legal , ou se existe alguma lei a obrigar a ter quadros de alternância e a funcionar tudo corretamente?

    não existe legislação que obrigue a colocação de sinalização de funcionamento e alarme nem alternância entre bombas, mas isso faz parte das boas regras de arte sendo uma mais valia importante.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesnão existe legislação que obrigue a colocação de sinalização de funcionamento e alarme nem alternância entre bombas, mas isso faz parte das boas regras de arte sendo uma mais valia importante.
    pus umas á dias so para as duas bombas levou 6 boias!!! se bem que uma para cada fazia a festa toda mais uma para a buzina!
 
0.0091 seg. NEW