Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Possuo uma bomba centrífuga RABOR de 0,75CV e 2930 rpm que está como nova, pois teve pouco uso e esteve guardada muitos anos. Neste momento precisei dela porque o motor que tinha avariou para tirar água de um poço. O motor que tinha era auto-aspirante e tinha um tubo de sucção com um comprimento de 7 metros e puxava água sem problemas.

Ao meter o mesmo tubo no RABOR pensando que também puxava ele não puxa a água. Dá uma golfada de água e não puxa água. Como ela não é auto-aspirante, fiz uma purga ao ar do sistema, e fiz varias vezes nas várias tentativas de conseguir puxar água.

Lembrei-me então de ir cortando o tubo preto de metro a metro e experimentar, e nada. Nunca puxava água, dava a golfada e deixava de deitar água, até que ele aos 5 metros de tubo começou a puxar água impecavelmente e com muita pressão, mas de 5 para 8 metros faz muita diferença ainda para mais numa altura do ano em que o nível de água disponível no poço começa a descer. O poço tem cerca de 10 metros e desce quase até os 9 metros, ficando em anos mais secos com uma altura de água de 1 metro mais ou menos. Mas como o motor esta numa casa 1.5 metros abaixo da superfície os 7 metros chegavam bem.

Conseguem-me dizer se é normal este tipo de bomba puxar só a 5 metros?? É que já procurei imensa informação e não consigo arranjar informação sobre estes motores.

A turbina em questão do motor é em bronze e são dois pratos do tamanho de CDs mais ou menos em que um deles e côncavo, tendo no cento uma espessura de mais ou menos 1 cm e terminando nas arestas com uma espessura de 1,5milimetros.Resta dizer que o tubo tem na ponta uma válvula de retenção de mola e respectivo filtro e são materiais novos. O tubo, tal como a entrada e saida de água no motor e de 1” e 1/4 e tem que empurrar a água a mais ou menos 3 metros de altura.
    Todos os vedantes são novos, tanto das flanges como o oring e o selo mecânico está impecável. Ou seja, não perde água. A turbina não tem sujidade nem calcário, e o tubo fino que liga perto da flange á caixa da bomba foi desentupido.

O motor esta montado da seguinte forma:

Motor- tubo de sucção – Curva 90º mais tubo de 5 metros mais válvula de retenção mais filtro.

Motor – tubo de saída – Tubo de 2 metros em linha recta sem curvas ou válvulas.

Uma coisa que notei, mesmo a puxar a 5 metros, a água sai com muita pressão (enche um tanque de mais ou menos 100 litros em cerca de 1 minuto) mas o fluxo de água sai acompanhado de micro bolhas de ar, e quando desligo o motor as pequenas bolhas unem-se numa bolha grande que estaciona junto à flange de saída, o que por vezes faz com que voltando a ligar ele deite água, mas para. Depois desligo e volto a ligar e ele já puxa.

É normal??

Se me puderem dar uma ajuda agradeço pois é difícil encontrar informação para um motor com 40 anos.
    Em anexo envio fotos do motor.

Obrigado
  2.  # 2

Fotos do motor. se não aparecer é porque não estou a conseguir anexar.
      IMAG0497.jpg
  3.  # 3

Mais uma foto.
      IMAG0501.jpg
  4.  # 4

Dados do motor, desculpem a qualidade
      IMAG0496.jpg
  5.  # 5

Nenhuma ajuda??
  6.  # 6

Colocado por: EurikoÉ normal??

nessa bomba sim, ela não foi concebida para aspirar a cotas altas mas sim para ter muito caudal.
  7.  # 7

Jorge alves obrigado pela resposta.

Então não posso esperar ter um tubo de sucção superior aos 5 metros?

No tubo de saída tem um tubo directo, terá que ter uma válvula de retenção à saida (já me falaram em duas curvas em formato sifão) para evitar aquela grande bolha de ar que se deposita junto à flange de saída e que impede que quando ligo o motor ele deite logo agua, é verdade? é que no outro motor não tinha essa válvula e ele funcionava sempre.

Obrigado
  8.  # 8

Euriko, conseguiu resolver o problema do motor? Tenho um igual que era usado para fazer rega, agora quando o coloquei a tentar tirar água do meu poço, ele pura e simplesmente não a consegue puxar. Se experimentar só com 2m de tubo, manda a agua quase a 10 m de distância.
    • SrR
    • 11 maio 2020

# 9

Tem retenção do fundo do tubo?
  9.  # 10

Colocado por: SrRTem retenção do fundo do tubo?
    Não sei se percebi exactamente o que quis dizer, tenho uma válvula que impede que entre lixo na mangueira e que a àgua faça retorno. Efectivamente não experimentei de essa válvula permite a entrada de água. Uma vez que a tinha guardada já ha algum tempo, não sei se isso pode ser um problema

0.0145 seg. NEW