Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Já li muita coisa sobre este assunto e já pesquisei tanto que acho que agora tenho mais dúvidas do que certezas.
    Bem, tenho um terreno no concelho de Guimarães que está inserido em zona agrícola, RAN.

    Como casei recentemente tenho agora a necessidade e a vontade de construir a minha casinha no terreno que tenho.
    Infelizmente, como é um terreno agrícola, já sei que construção..."tá quéto" como diz a minha avó.

    Já andei a ler, mesmo neste fórum, sobre o assunto e sei que pode haver alternativas para conseguir construir e conheço mesmo um caso de um amigo que conseguiu essa proeza. Não foi é no meu concelho mas vá já é alguma coisa.

    Pela minha pesquisa há duas hipóteses para conseguir construir:

    Se for agricultor e não tiver casa própria ou
    Se declarar insuficiência econômica e falta de viabilidade noutras localizações

    Uma vez que a insuficiência econômica não se restringe apenas à construção mas sim a tudo, sei que vou estar condicionado em vários aspectos tais como área de construção e talvez até na questão do empréstimo bancário.

    Isto é assim tão linear? Ou seja, caso queira construir minha própria casa em terreno agrícola tenho de ser agricultor ou então só com baixos recursos?
    E se tentar a autorização para construção por insuficiência econômica o que devo esperar? Uma casa para um casal que prevê ter filhos é quanto em área de construção?
    Já li que são 65m2 mas prefiro pensar que deve ser um bocadinho mais porque isso roça até o ridículo.

    Sei que por este fórum há sempre muita gente informada e que talvez tenha mais informações do que eu. É bem provável.

    E já agora, se alguém souber quais os procedimentos para pedir autorização para construção também era uma excelente ajuda. =)

    Muito obrigado a todos!
  2.  # 2

    Em alguumas zonas pode construir e não é muito complicado.. mas antes demais tudo isto depende da zona e respectivo PDM.....

    se for no norte há mais possibilidade... mas tudo depende da lozalização...
  3.  # 3

    Quanto à zona posso dizer que é até ridículo que seja considerado um terreno agrícola porque está no coração de uma vila com comércio e habitação a toda a volta.

    Antigamente (muitos anos atrás) até percebo que ali estivesse bem localizada a zona agrícola mas neste momento não faz sentido.

    O terreno em 30 e muitos mais anos nunca teve nenhuma utilização agrícola e tem acesso a estradas a menos de 20 metros. Tem até uma construção com mais de 60 anos (um pequeno alpendre) mesmo no meio do terreno.

    Quanto ao PDM...enfim, em Guimarães o PDM foi parido por um idiota por isso já espero de tudo.

    Quando diz que depende da zona e do PDM está a referir-se a alguma coisa em específico?
  4.  # 4

    No pdm de guimaraes, apenas um artigo fala da RAN e diz que se for autorizado pela tutela que eles aceitam a excepção se não acausar impacto no urbanismo.... não fale de areas minimas nem nada, como ja acontece com a REN....

    O assunto da RAN é tratado em braga, e eles são muito porreiros, pelo que quase de certeza que lhe autorizam..


    pelo que assim à primeira vista, não é terreno de descartar, no entanto tem de ir a câmara de guimaraes ter um reunião com os técnicos para confirmar as possibilidades.....
  5.  # 5

    Colocado por: João FerreiraPela minha pesquisa há duas hipóteses para conseguir construir:

    Se for agricultor e não tiver casa própria ou
    Se declarar insuficiência econômica e falta de viabilidade noutras localizações

    Uma vez que a insuficiência econômica não se restringe apenas à construção mas sim a tudo, sei que vou estar condicionado em vários aspectos tais como área de construção e talvez até na questão do empréstimo bancário.

    Isto é assim tão linear? Ou seja, caso queira construir minha própria casa em terreno agrícola tenho de ser agricultor ou então só com baixos recursos?
    E se tentar a autorização para construção por insuficiência econômica o que devo esperar? Uma casa para um casal que prevê ter filhos é quanto em área de construção?
    Já li que são 65m2 mas prefiro pensar que deve ser um bocadinho mais porque isso roça até o ridículo.

    Sei que por este fórum há sempre muita gente informada e que talvez tenha mais informações do que eu. É bem provável.



    esqueça isto tudo....


    Colocado por: João FerreiraE já agora, se alguém souber quais os procedimentos para pedir autorização para construção também era uma excelente ajuda. =)


    - ir a câmara confirmar como é que eles actuam nos casos da RAN

    - ir a braga à delegação da RAN pedir a utilização do espaço agricola para construção, normamalmente dao 300 m2.
    ( agora acho que nem lhe pedem nada dos rendimentos, bens etc), não pode e etr terrenos para construção em seu nome......)

    - meter o processo de licenciamento normal na câmara, que como nao tem areas miniams no PDM, pode ser que seja os 300m2 de implantação, que já dá para um palácio....
  6.  # 6

    Fico muito mais descansado e feliz por ler isso!

    Vou já para a semana passar pela câmara e por Braga para tirar tudo a limpo e confirmar essas informações!

    Era de facto excelente!

    Muito obrigado pela dica amigo Costa.

    Logo que tenha novidades vou feedback!
  7.  # 7

    Colocado por: João FerreiraFico muito mais descansado e feliz por ler isso!

    Vou já para a semana passar pela câmara e por Braga para tirar tudo a limpo e confirmar essas informações!

    Era de facto excelente!

    Muito obrigado pela dica amigo Costa.

    Logo que tenha novidades vou feedback!




    João, sabe dizer se resultou? Como resolveu o seu problema?
  8.  # 8

    Colocado por: João FerreiraFico muito mais descansado e feliz por ler isso!

    Vou já para a semana passar pela câmara e por Braga para tirar tudo a limpo e confirmar essas informações!

    Era de facto excelente!

    Muito obrigado pela dica amigo Costa.

    Logo que tenha novidades vou feedback!
 
0.0137 seg. NEW