Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Este assunto tem sido pouco debatido no fórum, e uma vez que o meu projeto é mais ou menos omisso em relação a este assunto, principalmente no que diz respeito a espessura de tubos e sua localização, gostaria de ter este assunto esclarecido pedindo ajuda aos profissionais da área ou de quem já teve a experiência de lidar com estes assuntos.

    Uma vez que tenho duas casas de banho interiores em que apenas uma delas será (em princípio) mecanizada, pergunto o seguinte:

    1- Qual o melhor material para a tubagem? PVC ou Inox?

    2- Qual a espessura adequada?

    3- Aconselham a instalação de girândolas ou chapeus normais?

    4- Aconselham um extrator mecanizado?

    5- Qual o esquema de montagem?

    Não tenciono colocar VMV por uma questão de €s (orçamento curto).

    Mais tarde coloco o que tenho no projeto, sendo omisso em muitas coisas.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    1 - PVC

    2 - Presumo que queira dizer diâmetro: 100mm

    3 - Girândola

    O resto não sei porque não sou da área mas isto foi o que tive que colocar na minha.
  3.  # 3

    Obrigado Mike Melga,

    Se houver alguém que tenha mais dados e recomendações agradecia.
  4.  # 4

    O que eu tenho na memória descritiva é isto.

    Mas nos desenhos não refere por onde deve passar a tubagem.
      Sem Título2.png
  5.  # 5

    Recomendam pelo teto ou pela fachada?
  6.  # 6

    Sergio_pintas.. é daqueles textos de md.. Que só serve mesmo para não dizer que não se escreve nada...
    Sistema shunt/ feria em unifamiliares... Tá tudo doido/ não sabem o que escrevem.
    Concordam com este comentário: jorgealves, sergio_pintas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  7.  # 7

    A admissão pela fachada, tubo 100mm. A extracção pode e deve ser pelo tecto - tubo 100mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  8.  # 8

    o sistema Féria ainda existe????

    eu recomendo a usar tubo com um minimo de 110mm que pode ser em pvc mas com muito poucas curvas, um tubo spiro de 100 é o ideal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  9.  # 9

    Para não abrir outro tópico.

    Chegou a hora de pensar na ventilação das casas de banho, ambas têm janelas, mas quem é que quer abrir uma janela no inverno para sair os vapores e maus cheiros?!?

    Casa de banho da suite:
    O buraco acima é da antiga chaminé e o que se vê em frente é o que liga a área técnica, abaixo do roço vai ser o teto falso.

    A ideia é colocar um tubo pela chaminé acima para fazer a extração(através de uma Ventax) do wc e da area tecnica.
      cabc0198499be0b177e8b2b4c4d9158a.jpg
  10.  # 10

    Casa de banho comum

    Colocar uma Ventax no teto falso (que vai ficar logo abaixo da viga que se vê ao lado esquerdo) a meio da wc e depois ligar através de um tubo flexivel de aluminio a um outro tubo que vai ficar no buraco que se vê na foto.
    Este tubo atravessa a laje e entra no sotão, este sotão é amplo e vai levar 2 camadas de lã de vidro para fazer mais isolamento, o telhado esta assente em ripa de madeira.
      cc6fbd4ca24996cc067489a90b79fa17.jpg
  11.  # 11

    As duvidas

    Na wc da suite: o tubo que vai por dentro da chaminé deve ir até ao topo, e devo alterar o topo da chaminé?
    devo isolar a caixa de ar entre o teto falso e o que já existe? e com o que?

    Na wc comum: o tubo flexivel de que falei e aconselhável?
    a que altura deve ficar o tubo dentro do sotão? a altura do buraco ao telhado é de 1,5mts, vou ter problemas com o isolamento de lã de vidro?
  12.  # 12

    Já agora aproveito para colocar uma questão. No caso de ser colocada VMC a retirar ar dos WC, haverá necessidade de contemplar esse sistema com um Ventax por exemplo? Obrigado
  13.  # 13

    Comprei há uns tempos no Leroy um exaustor da marca branca deles por menos de 10 euros. Funciona muito bem e é silencioso, além de ser agradável à vista. Penso que é o ideal para o seu caso.
  14.  # 14

    Colocado por: papacurvasAs duvidas

    Na wc comum: o tubo flexivel de que falei e aconselhável?
    a que altura deve ficar o tubo dentro do sotão? a altura do buraco ao telhado é de 1,5mts, vou ter problemas com o isolamento de lã de vidro?


    As minhas duvidas mantêm se em relação ao WC comum.
    Em vez de tubo flexível de alumínio foi colocado este
      047256_z_large.jpg
  15.  # 15

    Será esta a melhor solução? Aqueles furos no tubo não vão libertar o vapor de agua entre o teto falso e a lage ?

    Este tubo esta conectado a um tubo de PVC de metro que se encontra no sótão.
    Aqui vejo 2 problemas: 1º libertar o vapor de agua no sotão em que o telhado é assente em madeira
    2º vou colocar mantas de lã de vidro no chão da laje para dar mais isolamento e considero que esta libertação de vapor de agua também não vai ser benéfica

    Estou a ver bem o "filme" ?!?
      21_02_2016_04_35_25.jpg
 
0.0183 seg. NEW