Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia,

Necessitava na vossa ajuda para o tratamento da minha piscina, a minha piscina tem 17Mx7M em que a parte mais baixa tem 1M e a funda 3M acerca de 1 semana fiz tratamento de choque, cloro, antialgas e floculante e o filtro a trabalhar 24horas/dia em dois dias ficou limpa e cristalina, reduzi a filtração para 10horas/dia, acontece que depois de a usarmos no domingo passado a agua ficou um pouco turva fiz medição do ph e estava entre em 7.2 e 7.6 o cloro é que estava baixo, em 0.3 tenho um doseador automatico de cloro que envia automaticamente cloro para a piscina em que o técnico colocou a medição ideal em 650, qualquer coisa, não sei qual a medida. Tenho também um robot para a limpeza e reparei que o saco tem umas partículas parecem leitosas.

A minha duvida é, tenho que aumentar ás horas de filtragem, colocar floculante e antialgas novamente, aumentar ao doseador de cloro?

obrigado

Nota: este ano foi a primeira vez que aproveitamos a agua de um ano para o outro, pois nos anos anteriores despejamos a agua da piscina para lavarmos as paredes da mesma.

Fotos após tratamento choque, piscina limpa

[img]<a href=http://i.imgur.com/bcITGhY.jpg[/img]" />
    [img]<a href=http://i.imgur.com/U74JHjp.jpg[/img]" />
  2.  # 2

Sem querer roubar o tópico, também estou numa situação semelhante: frequento a piscina de um familiar que não faz um controlo regular da água, apenas mete hiperclorito (não sei se acertei na palavra) para subir o cloro, pastilhas de cloro nos skimmers, levou no fim de semana uma dose de algicida para matar as algas e agora levou floculante para ser mais fácil aspirar e limpar a água. O cloro evapora-se a uma velocidade fulminante, razão pela qual me levou a procurar ajuda neste fórum.

Segundo percebi através de pesquisas na Internet, o tratamento correcto da água passa por:

- controlo da alcalinidade entre 80 a 120ppm (partes por milhão), basicamente isto garante que o ph da água não se descontrole tão facilmente, aumenta-se com estabilizador de ph e reduz-se com redutor de ph
    - controlo do ph entre 7 e 8, valor ideal 7.4, se o ph não estiver correcto o cloro não faz o seu trabalho de desinfectar, aumenta-se com ph+ (carbonato sódio) e reduz-se com ph- (ácido muriático)
    - controlo do cloro entre 1 a 3ppm, valor ideal 2ppm, mantém a água desinfectada e limpa
    - estabilizador de cloro, cuja função é evitar que o cloro se evapore tão depressa devido a exposição a raios UV (sol) e ajuda a manter o equilibrio entre o cloro e ph

Quem perceba mais do assunto dê umas dicas para tanto o shramblix como eu podermos dar o devido uso à piscina durante o verão que se avizinha ;)
  3.  # 3

esvazia a piscina e fica vazia? é de que material?

ainda é muita água todos os anos.

costuma lavar o filtro após essas utilizações?

a segunda pergunta, o cloro evapora. se o quão rápido? eu meto pastilhas todas as semanas...
  4.  # 4

dedao - provavelmente é mesmo falta de controlo da qualidade da água, o PH está abaixo de 6.8 e nem sei qual é o valor da alcalinidadae pois não medem... entretanto encontrei esta página que explica muito bem como limpar a piscina: http://www.piscinafacil.com.br/como-limpar-uma-piscina-verde

Portanto, e visto que ainda não adicionaram o floculante:

1. Escovar as zonas verdes da piscina, vai ser muito mais fácil visto que o algicida matou as algas e sai muito facilmente com um pano
    2. Acertar a alcalinidade entre 80 e 120ppm com estabilizador de PH (subir) ou redutor de PH (descer), pode ficar até 150ppm pois este valor vai baixar ligeiramente durante o tratamento, aguardar pelo menos 6 horas
    3. Acertar o PH entre 7.2 e 7.8 com PH Mais ou redutor de PH
    4. Adicionar floculante, agitar o fundo da piscina para os resíduos das algas "activarem" mais rapidamente o produto, ligar o motor da piscina durante 30 minutos para ajudar à circulação, desligar e aguardar 12 horas
    5. Aspirar o floculante no fundo da piscina para o esgoto
    6. Aplicar tratamento de choque de cloro para os valores correctos
    7. Re-verificar PH e alcalinidade e ajustar se necessário, aguardar pelo menos 6 horas
    8. Mergulhar!
    Concordam com este comentário: dedao

0.0080 seg. NEW