Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, e obrigada por este forum que tanto me tem ajudado.

    O meu vizinho, já há mais de vinte anos, acordou com o anterior proprietário da minha casa que o contador da água poderia ficar no seu terreno. Isto porque como eram amigos, o vizinho não teria que pagar tanto à Empresa das águas a puxada, assim o contador ficou logo à beira do ramal, e fez a puxada por sua conta até à sua casa.

    Pretendo fazer obras nessa casa que adquiri e não pretendo ficar com o contador do vizinho na minha propriedade. O vizinho diz que sempre alí esteve e que assim se irá manter, porque não irá pedir para que dali saia.

    A Casa do vizinho é clandestina.

    Como posso pressionar o vizinho a fazer a alteração do mesmo?

    Obrigada pela ajuda.

    Helena Oliveira
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 2

    Colocado por: Helena OliveiraComo posso pressionar o vizinho a fazer a alteração do mesmo?

    Quer problemas? Dê-lhe um prazo para o tirar.
    Não quer problemas? Faça as obras necessárias por sua conta.
  2.  # 3

    Que problemas?

    Não quero problemas com eles mt menos com instituições... mas...
    Tanto q estou a fazer com projecto entregue e validado na câmara.

    Os dois contadores estão a varios metros dentro da area em recuoeração ou intervencionada o q implica envolver os smas bem como nova canalização do lado deles.

    Dado q eles não tem nada legalizado e o registo na camara é um cazebre com mais de 30 anos, um infimo do existente, poderei prejudica-los?

    Sinceramente, e por razões alheias ao processo tenho de evitar/minimizar problemas... é o q procuro... será possivel? As más linguas dizem o contrario... :(
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 4

    Colocado por: Helena OliveiraQue problemas?

    Vizinhos problemáticos dão sempre problemas.
    Não é um desses que tem aí?

    Colocado por: Helena OliveiraDado q eles não tem nada legalizado e o registo na camara é um cazebre com mais de 30 anos, um infimo do existente, poderei prejudica-los?

    Depende de quem vá fazer as obras e a respectiva vistoria.
    Se forem do SMAS, é capaz de haver problemas, dependendo do tipo de contador (habitação, agrícola?).
    Se for uma empresa subcontratada, talvez não...

    Colocado por: Helena Oliveiraserá possivel? As más linguas dizem o contrario... :(

    Pois... a Helena saberá melhor que nós.
  3.  # 5

    A nossa ideia é a de separação de responsabilidades...cc não metia-mos projecto... as más linguas q se lixem...

    por isso parte da dúvida é quem à partida encomendar a acção...
    Se bem q pendemos p'ró SMAS logo q o terreno/licença justifique.
  4.  # 6

    Colocado por: Helena OliveiraComo posso pressionar o vizinho a fazer a alteração do mesmo?



    falando com o vizinho a bem, tente explicar-lhe que uma vez que vai fazer obras, ja tem o projecto aprovado na camara e tudo, e uma vez que as obras vao ser feitas no local onde se encontra o contador o mesmo nao pode ficar ali, pelo que existem poucas soluções.... ou o senhor faz a puxada para o terreno dele....ou o contador desaparece no meio do entulho e ele fica sem agua......que voce fez de tudo para que na camara nao implicassem com o contador, mas que infelizmente implicaram, e que o tem que tirar dali....seja qual a vontade do vizinho o contador naquele sitio nao vai ficar e como é que ele quer resolver a situação!

    isto tudo politicamente correcto....


    tem ainda uma terceira opção, que é dizer ao vizinho que puxa-lhe o contador para o terreno dele, suportando na integra, em metade ou nao suportando nada essas obras relativas a puxar o contador!
  5.  # 7

    tem ainda uma quarta opção..... é fazer-se de parva e chamar os smas aí ao seu terreno e eles que lhe expliquem que contador é esse no seu terreno!
    Concordam com este comentário: FD
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 8

    Colocado por: loverscouttem ainda uma quarta opção..... é fazer-se de parva e chamar os smas aí ao seu terreno e eles que lhe expliquem que contador é esse no seu terreno!

    Essa seria uma boa ideia no início... agora já é difícil.
  6.  # 9

    Não sei não... pois ainda não se passou à acção efectiva.

    Agora se o SMAS entrar em acção poderão eles ser obrigados a legalizar?
    Caso eu opta-se por agir há minha conta e de forma acordada com eles, se ocorrer um acidente que obrigue a intervenção do SMAS podereu levar a uma acção da camâra que os impeça de ter água?
  7.  # 10

    Colocado por: Helena OliveiraNão sei não... pois ainda não se passou à acção efectiva.

    Agora se o SMAS entrar em acção poderão eles ser obrigados a legalizar?
    Caso eu opta-se por agir há minha conta e de forma acordada com eles, se ocorrer um acidente que obrigue a intervenção do SMAS podereu levar a uma acção da camâra que os impeça de ter água?


    eu primeiro e muito politicamente correcto fazia uma ou duas abordagens ao vizinho.... atenção ás entradas a pés juntos...com calma e tal...coiso, convidava-o a ir ao terreno ao pe do contador, mostrava-lhe as plantas e os bonecos da nova casa, explicava-lhe as coisas, ate o convidava para almoçar, para ele perceber melhor..... ha malta que de estomago vazio tem muita dificuldade em perceber os assuntos!

    e logo via como a coisa corria se visse que a coisa nao estava a correr, tambem nao lhe dizia nada...... mas chamava os smas e perguntava-lhes se eles sabiam de que se tratava aquele contador.....

    pronto a partir daí os smas resolvem o assunto! e sim em ultima analise o seu vizinho pode ficar sem agua! mas isso é um problema dele.... afinal de contas ele bate o pe que contador fica ali!
    Concordam com este comentário: FD
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

     # 11

    Colocado por: loverscoutha malta que de estomago vazio com sede tem muita dificuldade em perceber os assuntos!

    :D
    Concordam com este comentário: paulocst
  8.  # 12

    por razões alheias ao processo tenho de evitar/minimizar problemas... é o q procuro...

    mas sinceramente... e aqui indo pelas
    más linguas
    sinto que terei de recorrer ao SMAS... a lei e os impostos para o bem e para o mal...
  9.  # 13

    Ainda tem outro problema, se o SMAS autorizou a colocação do ramal e contador no seu terreno, é porque houve uma autorização por escrito, do antigo proprietário.
    Quando você comprou o terreno já comprou com essa autorização dada.

    Para desviar o contador de local, implica alteração do ramal e localização do contador, que tem de ser obrigatoriamente feito pelos SMAS, e tem custos.

    O Seu vizinho pode não estar disponível a fazer esses custos e "agarrar-se" à autorização que tem.
  10.  # 14

    Colocado por: MpaulinoAinda tem outro problema, se o SMAS autorizou a colocação do ramal e contador no seu terreno, é porque houve uma autorização por escrito, do antigo proprietário.
    Quando você comprou o terreno já comprou com essa autorização dada.

    Para desviar o contador de local, implica alteração do ramal e localização do contador, que tem de ser obrigatoriamente feito pelos SMAS, e tem custos.

    O Seu vizinho pode não estar disponível a fazer esses custos e "agarrar-se" à autorização que tem.


    pode nao existir nada disso....e mesmo que exista a sra. nao tem conhecimento, alem de que tenho muitas duvidas que essa autorização seja irrevogavel!
  11.  # 15

    Acredito que antes de tomar qualquer decisão, deva pensar nestas alternativas:
    1º quero o meu problema resolvido, independentemente do vizinho ficar chateado ou não.
    2º não quero problemas com o meu vizinho, por isso não me importo de ficar prejudicada.
    3º quero o problema resolvido, sem prejudicar o vizinho.

    Provavelmente escolheu a 3ª, mas agora imagine que só tem as 2 primeiras, qual deles escolhe?!
  12.  # 16

    Pois... no processo sou levada a posicionar caixa de correio e o contador segundo regras que diferem 30 anos do original...
    ...bem no caso do contador a situação não está a ser explicita pelo funcionário da câmara... mas implícito pelo projeto/paredes...

    Acho que o vou ter de aturar... não quero, não me interessa, não devia... mas...
  13.  # 17

    Colocado por: paulocstAcredito que antes de tomar qualquer decisão, deva pensar nestas alternativas:
    1º quero o meu problema resolvido, independentemente do vizinho ficar chateado ou não.
    2º não quero problemas com o meu vizinho, por isso não me importo de ficar prejudicada.
    3º quero o problema resolvido, sem prejudicar o vizinho.

    Provavelmente escolheu a 3ª, mas agora imagine que só tem as 2 primeiras, qual deles escolhe?!


    Já me prejudicou de mais... já me chegou do que deriva do histórico do imóvel... portanto não quero dar hipótese a que me prejudique ainda mais por cima, fora da lei...

    Estou a ver-me obrigada à 1ª opção, pois o mesmo já foi benificiado pela 3ª opção mas continuou a querer o braço, e por pouco o ombro... lá o parei dentro da 3ª.
  14.  # 18

    Helena Oliveira,

    Então já tivemos bons conselhos aqui. Faça o necessário para aprovar o seu projeto, e a sua construção/remodelação.
    Avise o seu vizinho que a sua obra irá avançar e que dentro de poucos dias lhe irão cortar a água se ele não quiser solucionar o problema a bem.
    Qd forem lá os fiscais, se o contador ainda lá estiver, mande cortar, pois não é seu!!!

    A partir daí o seu processo irá correr com normalidade...

    Se entretanto o seu vizinho quiser resolver a bem, é fácil, ele que mande fazer URGENTE... Se não quiser toma banho em casa de familiares...
  15.  # 19

    Colocado por: Helena OliveiraEstou a ver-me obrigada à 1ª opção,


    Colocado por: paulocst1º quero o meu problema resolvido, independentemente do vizinho ficar chateado ou não.


    Algo importante: O seu vizinho é caçador?
  16.  # 20

    eu não sei... mas eu falava com ele, e ouvia-o e voltava a perguntar se era mesmo assim que ele quer
    Após isso, contactava a Camara e pedia para removerem o contador, pois já nao necessitas desse contador para ti. (está no teu terreno é teu nao é eheheh)
    ;)
 
0.0213 seg. NEW