Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou iniciar a renovação de um apartamento em breve e decidi fazer as perguntas todas num só tópico. Penso que seja mais fácil.

O apartamento é um 7º andar (há mais dois pisos por cima), virado para uma rua com bastante trânsito e uma linha de comboio ao pé. Por motivos de conforto, quero isolá-lo térmica e acusticamente o melhor possível.
    Também vou ter de colocar soalho novo (o antigo é taco que já está levantado), pintar, renovar cozinha e WC (tirar as banheira e sanitário)

Até agora estou a pensar no seguinte:

Janelas: Oscilobatente em PVC com vidro triplo, folheadas a madeira por dentro. Ainda não me decidi pela marca. Há tantas que ando perdido. Já vi catálogos da Deleme e da Finstral mas não sei se são boas marcas ou não, caras ou baratas. Pretendo também substituir estores e isolar as caixas.

Paredes em contacto com o exterior: as divisões são pequenas e a área de parede em contacto com o exterior é pequena. Estava a pensar numa solução de lã de rocha revestida a madeira (tipo lambrim). O que acham? Vale a pena ou mudar as janelas e isolar as caixas chega?

Soalho: Flutuante laminado, Poliface Home com rodapés Quickstep (pois podem ser montados em calhas e a Quickstep tem rodapés passa-cabos, o que me interessa bastante). Estou indeciso se ponho também no corredor ou não. Acham que vou notar alguma melhoria em termos de conforto térmico?

Cozinha: quero mobiliário com uma boa relação qualidade/preço. O que acham das cozinhas da Leroy Merlin e da Conforama? Quanto ao Ikea, ainda não vi nenhuma que me agradasse.

Canalização: A minha grande dúvida. O apartamento tem 26 anos e já que vou arrancar banheira, sanitários, móveis de cozinha e os azulejos que estão no corredor, estou a ponderar se não vale a pena aproveitar e substituir os canos originais por canos em PVC.

Como estou habituado a fazer tudo em casa e tenho bastante ferramenta (segundo a minha mulher, tenho ferramenta a mais) estava a pensar fazer eu mesmo o seguinte: pintar paredes, colocar soalho e rodapé e isolar as paredes que dão para o exterior. Acham que o tempo perdido e o trabalho que dá compensa a economia de custos de mão-de-obra ou mais vale contratar alguém para fazer tudo e não pensar mais nisso?

Obrigado.
  2.  # 2

Olá Mozzarella,

Várias questões...
    1º - se o seu apartamento é num 7º andar possivelmente não necessitará de uma caixilharia de vidro triplo (a nível acústico). No entanto existem soluções no mercado para isso. Relativamente ao forro de madeira interior, parece-me despropositado. Tem essa solução por algum motivo em particular? A Caixiave tem soluções em PVC interessantes, e na ultima consulta que lá fiz os preços eram acessíveis. Relativamente ao oscilobatente, recomendo.

2º - tenha especial atenção no isolamento/método de isolamento da caixa de estores... Pode ter uma caixilharia fantástica, se a caixa tiver mal isolada, de nada lhe serve. Por isso especial atenção neste ponto.

3º - as paredes, não percebi a solução adotada. Existe sempre a possibilidade de criar uma parede falsa de pladur e/ou similar e isolar por tras.

4º - o flutuante proporciona inevitavelmente melhor conforto. Recomendo que ao colocar, o faça por todo. Não se deixe enganar na escolha do mesmo. Tenha em atenção 2 coisas, a resistência ao desgaste, mas tb a resistência ao impacto. Podemos ter um AC5, mas se for classe 31, mais vale ter um AC4 classe 32. Muitos fornecedores tendem a não mencionar a classe, pois na maioria das vezes é depreciativa da qualidade do material.

5º - a cozinha ser AKI/Conforma/Ikea, é irrelevante, todos tem várias gamas. Embora a estrutura dos móveis é igual, o que poderá variar são as frentes, tampo e não menos importante as ferragens.

6º - a canalização aconselho-o a mudar. Nunca se sabe se daqui a uns tempos não lhe acontece algum problema com elas, e depois vai meter as mãos à cabeça e dizer: " se ou soubesse..." No valor geral da obra não é muito significativo e é uma mais valia (mesmo para quando fizer seguro).

7º - relativamente à mão de obra, se sabe fazer força, mas caso tenha dúvidas deixe um profissional fazer. No entanto se for você a fazer, garantia não existe, e nalgumas partes é importante (canalização por exemplo).
  3.  # 3

Olá paulocst

Antes de mais, obrigado pelos conselhos.

Quanto aos pontos que referiu:
    1º - Creio que não me expliquei bem, mas o que estou a pensar é uma solução do tipo que o Paulo menciona no ponto 3º

2º Eu já li que isolar corretamente uma caixa tem que se lhe diga. Em princípio, será quem montar a janela e estores que irá isolar a caixa. Devo ter atenção a algum ponto em especial?

3º Era isso que eu queria dizer: parede falsa com isolamento por trás. A questão é: tendo as janelas e as caixas de estores bem isoladas, vale a pena a parede falsa ou o ganho em termos de isolamento acústico e térmico é negligenciável?

6º Confirmou o que eu já suspeitava. Os canos de PCV são todos iguais ou há diferença de qualidade entre marcas?

7º Levantou um ponto importante: a garantia do trabalho. Claro que nunca me meteria a fazer canalizações mas se algo ficar mal é às minhas despesas de dinheiro e tempo. Acho que vou ficar pela pintura... Isso já eu fiz algumas.
  4.  # 4

Mozzarella,

A caixa tem sempre que se lhe diga... Por norma a empresas que fazem os estores tratam disso, mas a melhor solução vai depender do tamanho da que lá tem atualmente. Só ai se consegue ver a folga existente na caixa para forrar (caso seja a solução adotada).

A parede falsa faz sentido. Sobretudo se colocar um vidro triplo...

Relativamente à canalização, veja as garantias do material. Nem sempre as mais caras são melhores.
  5.  # 5

Canalização: A minha grande dúvida. O apartamento tem 26 anos e já que vou arrancar banheira, sanitários, móveis de cozinha e os azulejos que estão no corredor, estou a ponderar se não vale a pena aproveitar e substituir os canos originais por canos em PVC

Tubos PVC são para esgotos, refere este circuito?
  6.  # 6

Tubos PVC são para esgotos, refere este circuito?

Não. Refiro-me à canalização de áqua para as torneiras. Se calhar não será PVC mas outro material plástico. O que tenho lido é que as canalizações em materiais plásticos duram mais do que as em aço e tendem a acumular menos calcário.
  7.  # 7

Multicamada por exemplo, pode optar por este material para o circuito de água potável...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mozzarella
  8.  # 8

Obrigado pela recomendação! Desconhecia esses tubos.

Em relação ao isolamento das paredes em pladur, já li que uma instalação correta é importante para eficácia do isolamento e para a duração da parede falsa. Sei que lá fora a Pladur e outras marcas têm instaladores certificados. Cá também é assim? Caso isso não aconteça em Portugal, que precauções devo tomar antes de contratar alguém par instalar o pladur?

Por fim, uma pequena dúvida: devo substituir as janelas antes ou depois de ser feita a parede em pladur?
  9.  # 9

Antes de "gastar" dinheiro no isolamento de paredes/tectos, comece primeiro pelas caixas de estore e caixilharia.
    Claro que pode contratar uma empresa certificada para o seu trabalho.
  10.  # 10

Mais barato e de forma a ajuda-lo a tomar as melhores opções técnicas para o seu caso, seria contratar um Arquitecto/ engenheiro...
  11.  # 11

joalage,

O seu ponto é pertinente. No entanto, pergunto-me se isolar paredes a posteriori não acabará por sair mais caro, além do trabalho adicional de arredar móveis, etc.?

Pedro Barradas,

Pergunto-me até que ponto isso se justificará (em termos de custo) para saber se faço uma parede falsa numa área tão pequena? Outro problema: encontrar alguém que perceba mesmo do assunto.
  12.  # 12

Colocado por: mozzarella
    O seu ponto é pertinente. No entanto, pergunto-me se isolar paredes a posteriori não acabará por sair mais caro, além do trabalho adicional de arredar móveis, etc.?

Fica mais caro como?... Se não o fizer não gasta, se o fizer o orçamento será o mesmo, antes ou depois.

Obviamente que fará tudo antes de dar por terminada a sua obra, logo que a caixilharia esteja terminada verá a diferença e daí veja os resultados, se vale a pena avançar ou não para as paredes.
    Acha difícil contratar alguém para lhe fazer o isolamento?
    O que não falta aqui no fórum é profissionais, basta entrar em contacto com alguém.
    Não é nada de mais fazer um isolamento em paredes, é necessário profissionais na área do gesso cartonado.
  13.  # 13

Obrigado pelo conselho. Estava a falar com um amigo que me estava a dar uma opinião parecida, mas em relação ao ar condicionado. Deixar passar um verão e inverno e depois avaliar a necessidade de isolamento e ar condicionado. Atualmente, vivo numa casa que é um forno no verão e uma arca frigorífica no inverno e acho que estou traumatizado :-)

0.0174 seg. NEW