Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    só não consigo compreender uma coisa := como se transformam terrenos privados pertencentes a tantos proprietários, (por PDM) em terreno de interesse à população para (a câmara) edificar estruturas colectivas, sejam lá elas de que natureza forem ... estou estúpido.

    outra coisa, li nesse regulamento Art 61 o seguinte: Nas áreas verdes de utilização coletiva, o índice de ocupação do solo não pode ser superior a 0,1 e a altura máxima de fachada dos edifícios é de 6,0 metros, salvo por razões técnicas devidamente justificadas.

    ou seja vocês; donos dos terrenos não podem construir, mas a câmara pode ? fantástico!

    índice de ocupação do solo não pode ser superior a 0,1 ( o que é isto ? ) só se pode construir 10% ?
  2.  # 2

    Acho que se enquadra aqui. Uma expropriação ficou resolvida após 26 anos em tribunal:

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/portugal-condenado-em-estrasburgo-por-um-processo-que-durou-26-anos-1698580
  3.  # 3

    Colocado por: mariopinhasó não consigo compreender uma coisa := como se transformam terrenos privados pertencentes a tantos proprietários, (por PDM) em terreno de interesse à população para (a câmara) edificar estruturas colectivas, sejam lá elas de que natureza forem ... estou estúpido.

    outra coisa, li nesse regulamento Art 61 o seguinte:Nas áreas verdes de utilização coletiva, o índice de ocupação do solo não pode ser superior a 0,1 e a altura máxima de fachada dos edifícios é de 6,0 metros, salvo por razões técnicas devidamente justificadas.

    ou seja vocês; donos dos terrenos não podem construir, mas a câmara pode ? fantástico!

    índice de ocupação do solo não pode ser superior a 0,1 ( o que é isto ? ) só se pode construir 10% ?


    Se assim fosse desde meados do século passado, hoje teriamos certamente um país muito mais bonito do que a me*da urbanistica que é Portugal.
  4.  # 4

    Boa tarde.

    Alguém me pode informar quanto tempo em media demora a entrar em vigor o PDM depois dos 30 dias de discussão publica?

    Tenho o meu projecto na câmara na fase de especialização e estou com receio que esta situação ainda faça com que demore mais tempo o processo.

    Obrigado
  5.  # 5

    Não se preocupe, que o projecto de arquitectura foi analisado pelo PDM anterior. Agora nas especialidades nada tem a haver com o PDM...
  6.  # 6

    Não se preocupe, que o projecto de arquitectura foi analisado pelo PDM anterior. Agora nas especialidades nada tem a haver com o PDM...

    Infelizmente não é bem assim, todos os procedimentos estão "paralisados" - tenho um cliente que requereu a emissão da licença de construção há pouco mais de uma semana e foi informado que não será emitida tão cedo em virtude deste procedimento com PDM.
  7.  # 7

    A minha duvida é mesmo essa. Mas no caso do meu processo já foi inserido na câmara em Outubro de 2014. As especialidades já estão desde finais de Janeiro de 2015. Será que até aprovação do novo PDM não irão avançar com o meu processo?
  8.  # 8

    - Providências cautelares imediatamente !

    - Há casas que vão ser demolidas, construídas legalmente no passado com base nos anteriores PDM´s para realizar parques urbanos (parques de merendas com 100 (cem) hectares ... exemplos VILA NOVA-VINHAL em São Cosme.

    - Estes autarcas são uns PSICOPATAS !

    - REVOLTEM-SE !
  9.  # 9

    Um escândalo total!

    Senão vejam .... a linha de metro programada é uma anedota, está bem desenhada no PDF/PDM, supra exposto;
    e nunca concluída, por insuficiência económica, mas também pela falta de rentabilidade da estrutura.

    É ponto assente, e concluído que o metro em Gondomar nunca deveria ter sido realizado.

    1) Por haver claramente um urbanismo desajustado a rede implantada.

    2) A rede de STCP cobria totalmente a área urbana.

    3) Pouca ou nenhuma utilização por parte da população local dos transportes colectivos.

    No entanto estes burocratas, com elevada demência continuam a tentar gastar o dinheiro dos nossos impostos, em
    estruturas estéreis à sociedade civil, criando autênticos elefantes brancas.

    O metro do porto está totalmente endividado, muito pela causa da sua demente expansão realizada no governo Sócrates, a sua divida atinge actualmente mais de 1000 milhões de euros, que todos nós vamos pagar; mais cedo ou mais tarde.

    A expansão de que falo, refere-se objectivamente à realizada ao Aeroporto/Póvoa do Varzim, mas também ao município de Gondomar, ligação estádio do dragão - Rio Tinto.

    http://www.metrodoporto.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16201&estacaoOrigem=23&estacaoDestino=75

    Como se isso não basta-se ampliaram ainda mais a estrutura de Rio Tinto até Fânzeres/Repelão, um fiasco tremendo, uma falência garantida, uma adesão fraquíssima de utilização; que já deveria ter sido encerrada à muito tempo!

    http://www.metrodoporto.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27350&estacaoOrigem=75&estacaoDestino=80

    Como se isso não basta-se esta nova vereação ferida de uma arrogante e excessiva auto-estima, querem prolongar este investimento faraónico até ao centro de Gondomar, nomeadamente à rotunda do Souto.

    Nunca na vida, o referido prolongamento irá ser realizado, não só devido à enorme falta de meios financeiros, da conjuntura económica, mas também bem pelo enorme fiasco de utilização, e rentabilidade da estrutura actual, quanto mais da que se quer instalar.

    Mas ao que vem tudo isto a propósito:

    A) Os terrenos por onde esses senhores querem passar o metro, são terrenos privados, cujos proprietários estão impedidos de realizar uma utilização normal, refiro-me claramente à utilização do solo; pois estão proibidos de realizar até quintal/horta, sendo esses particulares obrigados a manter os terrenos lindos de vegetação abundante/densa.

    B) Mais ..... todos os terrenos confinantes (com essa linha projectada) estão congelados não podem ser vendidos, arrendados,ou edificados independentemente da sua área, chegando mesmo a haver terrenos do tamanho de campos de futebol totalmente congelados, cuja extrema divisória apenas é de alguns metros; com essa linha, não podendo os particulares realizar um simples, e sensato destaque (divisão) aos terrenos em causa.

    Ora a questão é muito simples estando os proprietário impedidos de utilizar as suas propriedades de forma normal, (como qualquer outro) por causa de alguma coisa faraónica que nunca na vida irá ser realizada ..... meus amigos ..... quem paga as indemnizações a que esses proprietários tem direito ?

    QUEM SE RESPONSABILIZA POR ISTO!

    É que já lá vão 10 anos!
  10.  # 10

    Os restantes argumentos não os discuto, daria pano para mangas, mas estes:

    2) A rede de STCP cobria totalmente a área urbana.


    3) Pouca ou nenhuma utilização por parte da população local dos transportes colectivos.


    São claramente falsos argumentos:

    - Os STCP não cobrem toda a área urbana, longe disso.
    - Há milhares de gondomarenses que todos os dias se deslocam para o Porto (e não só, mas principalmente) para trabalhar.
  11.  # 11

    Colocado por: maneldaserra- Providências cautelares imediatamente !

    - Há casas que vão ser demolidas, construídas legalmente no passado com base nos anteriores PDM´s para realizar parques urbanos (parques de merendas com 100 (cem) hectares ... exemplos VILA NOVA-VINHAL em São Cosme.

    - Estes autarcas são unsPSICOPATAS!

    - REVOLTEM-SE !


    Pessoalmente, acho extremamente positiva essa atitude da câmara. Deviam fazer isso em todos os municipios (demolir casas para criar novos parques e espaços verdes/de lazer).
  12.  # 12

    Pois, é bom falar... da casa dos outros.
    Se uma dessas casas -legais, sublinhe-se- a ser demolida fosse do Marcoaraujo, se calhar a conversa já era outra...

    E se uma dessas casas fosse de um autarca ou de um um primo de um autarca, e seguramente esta discussão nunca existiria.

    Ainda se fosse fosse para construir um equipamento social de 1a necessidade, como um hospital ou um centro de saude, e não houvesse mesmo alternativas senão no local y, aí nesse caso ainda se compreenderia esta situação.

    Enfim é a bandalheira que temos de gramar desta 3a républica em pré-bancarrota acelerada,,,


    Colocado por: marcoaraujo

    Pessoalmente, acho extremamente positiva essa atitude da câmara. Deviam fazer isso em todos os municipios (demolir casas para criar novos parques e espaços verdes/de lazer).
  13.  # 13

    Estimados colegas;

    O STCP cobria totalmente as áreas urbanas, sim senhor; em Rio Tinto, São Pedro da Cova, e São Cosme.
    As principais avenidas, e ruas adjacentes (urbanas) sempre tiveram as linhas do STCP, e da Gondomarense; vamos ser honestos, por favor !!! Agora neste momento não cobrem, não senhor. Suprimiram as linhas em 70% !!!
    Em relação aqueles milhares que vão para o Porto trabalhar, não vão de metro, nem de autocarro ... agora levam o seu carrinho !!! E com a crise que está no Porto, se calhar são eles que vem de lá trabalhar para aqui ... ... ...

    Já se esqueceram que o actual Presidente da Câmara de Gondomar à cerca de 18 anos atrás andava a servir à mesa nos restaurantes de Rio Tinto, e Fânzeres, e agora mora num luxuoso apartamento T5 na Foz do Douro, e o seu vice-presidente num T3 em AVIZ-Boavista !!!

    Quem tem cabritos, e cabras não tem ...

    Já quanto às casas legais (ou ilegais é irrelevante), a ser demolidas para realizar parques de lazer, ou de merendas, isso é profundamente ilegal, nunca poderá uma entidade local realizar tal acto, perante a lei actual.

    E para aqueles que querem parques, (ou zonas de lazer) para dar umas f@das, podem ir até à Santa Justa, ou mesmo a Serra da Pia, ou até mesmo o Monte-Crastro; que até senhoras lá tem por 5€; pois saí mais barato do que levar as mulheres deles ... ....

    ;)
  14.  # 14

    Requeremos ao fórum para partilha de ficheiro de qualquer natureza, com o actual PDM de GONDOMAR.

    Ou seja; necessitamos do documento actual (PDM-GONDOMAR)

    Ordenamento do solo (Tipo I, Tipo II)
    Solo RAN
    Solo REN
    Regulamento

    Aos arquitectos, e/ou Engenheiros pede-se o favor de disponibilizar tais documentos.

    MOTIVOS: Acção Popular de impugnação da proposta actual, por fortes suspeitas de favorecimento, de vários prédios que actualmente na nova proposta PDM não são de natureza construtiva, e que com o novo PDM passam a ser, e o seu (infeliz) inverso.

    Ora se o srº Presidente da Câmara tem como motivo a restrição construtiva desses prédios; porque diz haver; edificação a mais em Gondomar; porquê inserir imensos terrenos, não edificáveis (perante o actual PDM); com uma enorme capacidade construtiva, no que está agora em proposta, em detrimento dos prédios actuais identificados ?

    Terá o responsável de ser submetido ao contencioso no sentido de expor claramente ... ... esta incongruência !

    Agradecidos
  15.  # 15

    Quando li "alerta nacional" até pensei que se tratava do tópico do outro que diz que vai acabar o mundo... :)

    Quanto a esta questão penso que não é nenhum bicho de sete cabeças. Se há ilegalidade na forma de agir da CM de Gondomar, há que recorrer às instâncias competentes para resolver o assunto.
  16.  # 16

  17.  # 17

    Colocado por: j cardosoPlano Director Municipal - revisão


    Isso já nós conhecemos (link), estimado J.Cardoso. (pdm em proposta)
    O que a drª Maria Machado quer é os documentos``pdm antigos´´, que são os que estão em vigor...ainda.
    Aqui no alto da serra temos um terreno, conhecido como lameiro, ou seja está sempre cheio de água (águas públicas) bem desenhas no mapa com uma linha grossa azul; e pelo que vejo no doc Ordenamento planta A, vai lá construir por cima um prédio de 13 metros de altura!
    Diz tambem o senhor presidente (actual) no link de J.Cardoso, vamos legalizar as casas clandestinas, e pelo o que me contaram ontem na igreja do calvário vão demolir as casas legais para fazer o parque urbano de vila nova-vinhal.
    Fantástico!
  18.  # 18

    É isto que quer?

    Qual é a Igreja do Calvário? A de D. Miguel?
    Concordam com este comentário: mariamachado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariamachado
  19.  # 19

    Colocado por: j cardosoÉ isto que quer?

    é exactamente isso que nós queremos, gratos pela sua ajuda.
    é que os serviços da gestão urbanística já dizem que isso não serve para nada, como se já antecipadamente o PDM em proposta já estivesse em vigor :D
    NUNCA NA VIDA!
    Já temos mais de 35 proprietários na acção popular a instaurar.
  20.  # 20

    Tanta gente que se regista no forum por causa do pdm de Gondomar !!!!!
    Concordam com este comentário: Mk Pt
 
0.0234 seg. NEW