Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boa noite,
    Muito obrigado a todos.
    Infiltração por canos não pode ser,porque não passa lá canos. O outro lado da parede é o exterior. Após ler os vossos comentários fui verificar as paredes exteriores e por baixo da tinta ( raspei a tinta) encontrei algumas fendas...penso que poderá vir daí..que produto devo aplicar no exterior? só argamassa nas fendas não deve resolver...obrigado a todos
  2.  # 22

    Colocado por: VMCCaro Pacel

    Dei uma sugestão baseado no que vi. Poderei estar errado, até porque a informação é muito escassa. Provavelmente o que está atrás daquelas paredes não interessa, provavelmente nem no prédio.

    A minha participação resume-se a uma sugestão, não tenho a pretensão de firmar dogmas.

    Ficaremos a aguardar as suas propostas, certamente fundamentadas.


    Mas eu não tenho propostas para dar nem muito menos para fundamentar.

    E tanto mais que, bastando pesquisar, as soluções já estão todas espalhadas por aqui.

    Não sendo da área, e perante o mesmo cenário, fui ajudado a encontrar a causa da patologia e resolvi a situação.

    Mas não quero com isto dizer que o meu "virus" seja o mesmo do iniciador deste tópico.
    • pacel
    • 15 junho 2015 editado

     # 23

    Colocado por: ruijotaBoa noite,
    Muito obrigado a todos.
    Infiltração por canos não pode ser,porque não passa lá canos. O outro lado da parede é o exterior. Após ler os vossos comentários fui verificar as paredes exteriores e por baixo da tinta ( raspei a tinta) encontrei algumas fendas...penso que poderá vir daí..que produto devo aplicar no exterior? só argamassa nas fendas não deve resolver...obrigado a todos


    Exterior.

    Ao nível de que andar?
    Sistema construtivo (caixa de ar)?
    Contacto directo com passeio?
    Zona do país (nível de humidade ambiente)?
    Tipo de caixilharia (estanquicidade ao ar)?
    Tipo de reboco?
    Tempo de cura da estrutura até aplicar o reboco?

    Estrutura das fundações apoiada no solo, impermeabilizada??
    Aquecimento, que sistema?
    Tipo de isolamento termico?

    Depois de ter isto fundamentado e analisado (há ou havia) técnicos neste fórum capazes de lhe dar a sua "receita".
    • VMC
    • 15 junho 2015

     # 24

    Infiltração por canos não pode ser,porque não passa lá canos. O outro lado da parede é o exterior. Após ler os vossos comentários fui verificar as paredes exteriores e por baixo da tinta ( raspei a tinta) encontrei algumas fendas...penso que poderá vir daí..que produto devo aplicar no exterior? só argamassa nas fendas não deve resolver...


    O problema verifica-se só numa parede ou em várias paredes exteriores?

    Consegue tirar fotos da parede exterior?

    Pode ser tão simples quanto reparar a fissuração e reforçar a impermeabilização, como poderá ainda ser infiltração por capilaridade, ou seja, humidade ascendente das fundações, e aí o investimento é bem mais pesado...
  3.  # 25

    Colocado por: VMC

    O problema verifica-se só numa parede ou em várias paredes exteriores?

    Consegue tirar fotos da parede exterior?

    Pode ser tão simples quanto reparar a fissuração e reforçar a impermeabilização, como poderá ainda ser infiltração por capilaridade, ou seja, humidade ascendente das fundações, e aí o investimento é bem mais pesado...


    Se for só ascendente é (para mim foi) o mais fácil de resolver.
  4.  # 26

    Ao nível de que andar? moradia rés do chão
    Sistema construtivo (caixa de ar)? não tem caixa de ar.(moradia antiga 1970 penso)
    Contacto directo com passeio? parede exterior com contacto com passeio
    Zona do país (nível de humidade ambiente)? perto de Lisboa não tem muita humidade
    Tipo de caixilharia (estanquicidade ao ar)? não sei
    Tipo de reboco? não percebo nada disso :-)
    Tempo de cura da estrutura até aplicar o reboco? não percebo nada disso :-)

    amanhã tiro foto do exterior
  5.  # 27

    Colocado por: ruijotaAo nível de que andar? moradia rés do chão
    Sistema construtivo (caixa de ar)? não tem caixa de ar.(moradia antiga 1970 penso)
    Contacto directo com passeio? parede exterior com contacto com passeio
    Zona do país (nível de humidade ambiente)? perto de Lisboa não tem muita humidade
    Tipo de caixilharia (estanquicidade ao ar)? não sei
    Tipo de reboco? não percebo nada disso :-)
    Tempo de cura da estrutura até aplicar o reboco? não percebo nada disso :-)

    amanhã tiro foto do exterior


    Com base nessas fotos, talvez alguém o possa ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijota
    • VMC
    • 16 junho 2015

     # 28

    Ruijota

    Cada caso é um caso. Tente tirar fotos mais abrangentes, se possível da parede por inteiro, dentro e fora.

    Há situações em que é facil encontrar a origem, outros em que não é de todo óbvio, tal como o custo das soluções podem ser ridiculamente baixos ou assustadores. Se for r/c tire fotos mais abrangentes, assim como das fissuras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijota
  6.  # 29

    Colocado por: joalage

    Afinal o que é o salitre e porque aparece?


    Boa pergunta...com uma resposta bastante simples.

    Como já vem sendo difundida há bastante tempo neste fórum, existe uma reação nas argamassas, sejam betonilhas de pavimento ou de reboco, à humidade depois do processo de cura.

    Como tal, sempre que o suporte está sujeito a níveis de humidade, existe uma reação com o cimento portland, que faz com que apareçam eflorescências. Estas são agravadas em ambientes sujeitas ao ciclo gelo/degelo.

    E como podem surgir estas manchas?

    1. níveis de humidade residual ambiente elevados.

    Há regiões que devido à proximidade de leitos de rios, ou a pantanos têm uma humidade ambiente elevada. Mesmo com mecanismo de hermeticidade da casa bem rigorosos, essa humidade entra dentro de casa e penetra no poro dos rebocos.
    Esta situação é agravada quando estamos perante humidades salgadas, como por exemplo nas regiões autónomas insulares ou junto às rias (Aveiro, Formosa, etc).

    2. Não respeito dos tempos de cura, até à aplicação dos acabamentos

    Num processo de construção/reabilitação são utilizados muitos litros de água em várias fases do processo. Desde uma betonilha, a um reboco, a um pilar, etc.
    Durante 28 dias existe um processo chamado de retração inicial, em que o suporte fica com uma humidade residual de aproximadamente 2%.
    Sempre que se aplica um material de acabamento antes de processo, estamos a impedir a evaporação natural da água, e a fomentar que esta se mantém dentro da casa e "ataque" o cimento.

    Fim da parte 1.
    Continua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijota
  7.  # 30

    2 parte

    3. Qualidade dos inertes
    No processo de reboco ou de betonilha, além do cimento portland, são utilizados inertes e água. Muitas vezes esses inertes estão contamindados de sal (fenomeno vulgar nas ilhas) o que provocam reações com o cimento e a respectica contaminação.

    4. Qualidade da alvenaria
    Tal como no reboco/betonilha, os próprios elementos de alvenaria (blocos ou tijolo) podem ser sujeitos a contaminação, tanto no processo de fabrico como no manuseamento ou até em obra.
    Muitas histórias ha de animais urinarem em obra.

    Fim da parte 2
    Continua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijota
  8.  # 31

    Boas.
    aqui vai as fotos do exterior da parede em questão.o que por nestas fendas?e que tinta devo pintar?
      IMG_20150616_093845.jpg
  9.  # 32

    outra foto da mesma parede
      IMG_20150616_093831.jpg
  10.  # 33

    Se tiver possibilidade aplique um sistema de etics.
    Já faz o isolamento térmico e a impermeabilizacao.

    Pode contactar o user "atlas portugal".
  11.  # 34

    humm isso parece tambem alguma humidade ascendente!
    • VMC
    • 17 junho 2015

     # 35

    A situação não é muito famosa.

    O que se vê das fotos é apenas uma amostra, ou seja, as fissuras à vista devem estar presentes em todo o reboco da casa. Se tiver oportunidade de usar uma máquina de lavar a alta pressão ou noutro ponto dessa parede ou outra usar uma espátula e descascar a tinta vai verificar que a situação é generalizada.

    A tinta texturada utilizada permitiu disfarçar os fissuramentos, cobrindo-os.

    Soluções há várias, dependendo do seu orçamento.

    O rodapé e o pavimento poderão igualmente ser causas, mas definitivamente a(s) parede(s) terão que ser reparada(s).
  12.  # 36

    Link do vídeo de instalação no youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=LipSmrkatEw
  13.  # 37

 
0.0219 seg. NEW