Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma sala com cerca de 24 m2 com um tecto falso em madeira.
    Acontece que a casa tem uma exposição solar sul/norte e a sala fica exactamente na orientação norte (luz directa só recebe mesmo no verão).
    O tecto em madeira, como é óbvio, ainda corta mais a luz porque não reflecte.
    Queria substituir este tecto sobretudo por esta razão, mas também porque dá um ar pesado à sala.
    Talvez a melhor solução passasse por substituir a madeira por pladour, mantendo o mesmo número de focos (12).
    Alguém tem noção de quanto poderá ficar este trabalho, na medida em que o tecto anterior terá de ser retirado (certamente que deve implicar custos de mão de obra)?
    A sala também deverá ter de ser pintada para que fique um trabalho final em condições.
    Alguém já fez este tipo de remodelação em sua casa?
    Gostaria muito que me podessem dar umas luzes.
    Agradeço desde já a disponibilidade que possam merecer as minhas questões e dúvidas.
      683_57_226186_004.jpg
  2.  # 2

    O tecto falso anda desde os 19€/m2 sem sanca ou alheta.

    20€/m2 com sanca.

    23€/m2 com alheta

    É um apartamento ou moradia, em que zona do pais?

    Valores sem IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caracol
  3.  # 3

    Trata-se de um apartamento na zona de Tercena (Oeiras) situado num 3º andar.
    Obrigada pela resposta.
  4.  # 4

    Colocado por: caracolTrata-se de um apartamento na zona de Tercena (Oeiras) situado num 3º andar.
    Obrigada pela resposta.

    Em Tercena na Urb do Pimenta & Rendeiro têm lá a PlacoEstilo. Eles têm um armazém numa garagem onde saem todos os dias de manhã. Poderá ser uma solução económica, dado estarem tão perto.
  5.  # 5

    Obrigada pela referência :)
    Essa urbanização de que fala é a que fica junto ao hotel, é isso?
    Hei-de procurar essa garagem e ver que orçamento apresentam.
    Tem alguma referência dessa empresa?
  6.  # 6

    Colocado por: caracolEssa urbanização de que fala é a que fica junto ao hotel, é isso?

    Exacto

    Colocado por: caracolHei-de procurar essa garagem e ver que orçamento apresentam.

    è fácil. Quando chega à urbanização, têm o prédio onde está o Franguia. Contorna o prédio todo e vê as carrinhas deles estacionadas. às 7.30 da manhã estão lá sempre. (e eu também a passear o cão)

    Colocado por: caracolTem alguma referência dessa empresa?

    Não, mas como os vejo sempre com equipas de + de 10 homens, é porque não lhes falta trabalho. É apenas uma questão de facilidade porque como estão ali, até pode ser que algum deles faça um biscate ao fim de semana.

    Mas conte com uns 25€/m2 + 7€/m2 para a pintura + 2€/ml para sancas
  7.  # 7

    Mais uma vez, obrigada pelas suas respostas às minhas questões :)
    Toda a ajuda é sempre bem-vinda.
  8.  # 8

    Fica 20 euros metro pintura 250 euros(sem tinta) sanca 2.5 metro(so mao de obra) remover tecto antigo 100euros [pub]preços muito bons otimo acabamento 918215549[/pub]
  9.  # 9

    Caro kleber,
    Juro que estou a tentar perceber o seu orçamento!

    Como é que a 20euros/m (suponho que seja esmalte e o preço seja em euros/ m2) a pintura de 24m2 fica a 250euros, sem incluir a tinta.

    A sanca 2.5 metro, suponho que seja a (mão de obra) pintura a 2,50euros/metro. Ok...

    Mas como depois de pintar Você remove o tecto (por 100euros) não percebo como é que fica com «ótimo» acabamento, se acabou por remover o que pintou!?!
  10.  # 10

    E se em vez de mudar o tecto falso de madeira, pintar?
    Ontem entrei numa loja de decoração, em Lisboa, e chamou-me a atenção os tectos falsos. Tudo me levou a crer que são de madeira, mas pintados de branco e com focos embutidos, exactamente iguais aos do tecto da minha sala.
    Gostei do efeito e fiquei a pensar no assunto... até porque o tipo de mobiliário que irei utilizar se coadunaria perfeitamente.
    Qual a viabilidade deste trabalho, tendo em conta que o meu tecto está envernizado, e quanto poderá custar a mão-de-obra?
  11.  # 11

    A pintura a tinta de esmalte pode custar mais de 20€/m2. Se as réguas do tecto estiverem com os encaixes macho-fêmea à vista, o trabalho de lixar e betumar manualmente leva algum tempo.

    Aquilo pode ficar muito bonito, MAS... se houver muita amplitude térmica e de humidade (como aquele apartamento que às vezes estava tão quente que no andar de cima andavam descalços!), ao fim de algum tempo, basta as juntas mexerem um cagagésimo para se verem riscos pretos - da tinta estalada - por todo o lado. Fica um bocadito medonho...

    Pode-se sempre utilizar tintas mais elásticas, ou colocar solicone pintável naquelas juntas todas, mas não sei...
  12.  # 12

    Obrigada mais uma vez pela disponibilidade na resposta.
    A sua chamada de atenção para situações de todo indesejáveis, mas muito possíveis de poderem vir a acontecer, deixou-me totalmente de pé atrás em relação a esta opção.
    Não vou arriscar num trabalho que poderá vir a causar-me dores de cabeça futuramente.
    Vou manter a ideia inicial.
    Obrigada mais uma vez.
  13.  # 13

    Bom Dia,
    Eu por acaso achava que seria uma ideia a reconsiderar, pintar. Comecei a ler esta discussão e foi a primeira coisa que pensei, porque não pensava em pintar. Eu tenho tectos iguais na minha casa (nos quartos, sala,corredores, inclusivamente, uns pintados de branco, outros não(questão de gosto) e olhe que ficaram muito bonitos, perfeitos.

    Tecnicamente, no seu caso, não posso opinar e o Luis saberá melhor, mas Luis se assim fosse em todos os casos, nunca se pintaria madeira, ou sim?
    Cumprimentos,
  14.  # 14

    CMartin

    Recorreu a mão de obra especializada para a execução do trabalho ou aventurou-se a fazer sozinho(a)?
    Os seus tectos eram anteriormente envernizados?
    Há quanto tempo tem os tectos de madeira pintados de branco?
    As situações que o Luís focou parecem não lhe terem batido à porta. Por isso recomenda, certo?
    Obrigada pela resposta.
  15.  # 15

    CMartin,
    Não leu bem a minha mensagem. Eu disse que: «Aquilo pode ficar muito bonito, MAS... se...».

    Numa porta em madeira, pintada, com bites (estou a falar de carpintaria e em português, e não de "baites") é normal verem-se umas estaladelazinhas nas juntas das madeiras. Num tecto com réguas, cheio de juntas, é normalíssimo.
    Talvez eu seja picuinhas, mas não gosto de ver.

    (nota: luzes embutidas (apontadas para baixo) poderão ajudar a esconder esses defeitos...)

    Há outra hipótese (não se aplica neste caso): é as madeiras serem pintadas (termolacadas, etc., sei lá!) antes de aplicadas no tecto. Assim, mesmo que as juntas trabalhem (/mexam), não há tinta estalada.
  16.  # 16

    O que é mais facil e barato...

    Demolição do tecto
    Colocar tecto em pladur

    Bom, Barato e bonito. Técnica dos 3B's

    hehehhe
  17.  # 17

    Caracol,

    Eu e o meu marido só há pouco tempo é que começámos a "aventurarmo-nos" em fazer coisas sózinhos (é tendência agora, deve ser por causa do programa dos "queridos" e ter-se o AKI etc, digo-lhe é muito interessante fazermos algo por nós), mas coisitas pequenas, apenas porque não temos experiência mas vamos ganhando-a..e o gosto também!
    O tecto foi pintado por profissionais, em 91 e estão óptimos, como novos, sem reclamações.
    Não vejo razões para não poder fazê-lo sozinho, se é habitual fazer obras, pintar implica lixar (tirar o verniz), tratar e pintar (mas o Luis explicará melhor com certeza).

    Repare no entanto Caracol que não tiro a razão ao Luis, e do que ele adverte. O Luis está a advertir e, muito bem , para o que pode acontecer de errado e tem toda a razão, eu que não sou entedida sei o básico - que a madeira expande e encolhe logo, pode ter os resultados que o Luis diz.

    Mas, o que eu perguntei, Luis, é se assim fosse, nunca se pintava madeira, por causa desse risco que existe, mas que pode talvez ser de alguma forma anulado ( o risco) através de tintas especificas ou métodos especificos? E perguntei porque eu propria às vezes tenho duvidas se se deva pintar por exemplo portas (hei-de colocar uma discussão aqui sobre este tópico das portas de madeira) e não foi para "contrariar" o que estava a dizer.
    Cumprimentos,
  18.  # 18

    CMartin,

    Obrigada pela resposta.
    Se começa a falar em aventuras, o que posso dizer é que eu e o meu marido também somos dos tais que gostam de inventar. Temos cá uns móveis em casa de madeira que queremos alterar. Já andamos a inventar o que lhes havemos de fazer. Mas ainda não pusemos mãos à obra :P

    Bem, pelo tempo que já os tem pintados, é caso para se dizer que o resultado foi mesmo perfeito :)

    O meu marido é mais renitente a esta opção de pintura de tecto. Prefere trocar pelo de pladur.
    Temos um orçamento feito de 1700 euros para a mudança de tecto na sala e corredor. O preço inclui pintura de paredes.
    Não faço ideia se o lixamento do tecto e a pintura ficariam francamente mais baratos.
    Acima de tudo pretendo um bom resultado.
    Antes pagar caro, mas ter um trabalho em condições.
  19.  # 19

    Claro que se pintavam as madeiras. :-)
    Tradicionalmente pintavam-se as portas e portadas de madeira, e nao apenas a branco.
    Com pinturas (florzinhas cenas de caça, etc.), com douradinhos, com etc., de azul, de verde, etc., TALVEZ porque se considerava que a madeira (nacional) nao era suficientemente bonita (nem boa) para ficar 'a vista - e nao era costume envernizar-se as madeiras.

    Atenção que eu disse «tradicionalmente»... digamos..., no sec. XIX e anteriores :)
  20.  # 20

    Caracol,
    Sim, nós andamos na mesma, há pouco tempo renovámos uma escrivaninha e uma prateliera, e adorámos o resultado! Há tintas fantásticas, e pode-se fazer coisas muito giras (stencils, etc.)
    Em termos de trocar pelo pladur ou pintar, e Luis isto é também para si: A corrente actual é trocar a madeira. Trocar a madeira, a madeira apodrece, é pouco resistente especialmente para exteriores e zonas de humidade, etc. Eu própria tive esta duvida há pouco tempo quando o chão das casas de banho em madeira apodreceu. Adoro madeira, maciça (o chão da minha casa é em tábua corrida) mas, rendi-me às evidências que, por muito boa e bonita que seja a madeira, ás vezes não é a solução ideal. É pena, não sei como há estruturas antigas, centenárias com madeiras que resistem, as "nossas" (actuais) dizem-me terão uma vida de 10 anos, e se bem tratadas. Logo, claro, substituimos as que temos, eu pessoalmente tenho pena, porque sou daquelas que acha que "madeira é sempre madeira". Caracol, talvez, pesando bem os riscos, opte pelo pladur, não é madeira, mas é capaz de ser mais prático, uma obra mais "limpa" e um efeito estético mais actual.
    PS. A minha casa como é rústica ainda vou mantendo, preferenicalmente a madeira, pintada ou à vista, tanto se faz, quando posso e quando se aplica. Tenho inclusivamente tectos em capote, a casa é muito antiga e foi totalmente recuperada em 91, na altura, usando os materias originais.
    Com cumprimentos,
    PS. Luis, Pessoalmente adoro douradinhos, florzinhas, cenas bucólicas pintadas, acho lindíssimo.
 
0.0203 seg. NEW