Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim, quero dizer caixotão! Na verdade, nunca me lembro como se chama, e estou sempre com a "esperança" de acertar no nome!
    Eu adoro o antigo, não resisto, Prefiro mil vezes ao moderno, acho mais genuíno.
    "Tentei" convencer umas revistas a publicarem a minha casa, não consegui, não devem ter achado tanta graça quanto eu à mesma, mas, eu adoro-a. É uma casa portuguesa.Com certeza!
    Cumprimentos,
  2.  # 2

    outra denominação é tecto em maceira
    Concordam com este comentário: WRivers
  3.  # 3

    Boa tarde. Desculpem a minha intromissão, mas tenho de deixar aqui uma sugestão, com garantia e por experiência(sempre são 25 anos). Se quizer manter o tecto em madeira e pintar, não lixe o mesmo. Tem uma solução mais "limpa" se assim se pode dizer; pois não faz pó. Decapagem, e posso garantir-lhe a 500% que terá um trabalho fantástico. Atenção com os produtos a aplicar. Quanto à pintura, desculpe caro Luis K.W, mas porquê tintas de esmalte? a melhor solução, mais económica e que apesar do risco que refere das juntas, é pouco perceptível. Use velatura aquosa com uma tonalidade clara, branco, beige, creme e as juntas passam despercebidas. Atenção com a velatura, escolha de qualidade e natural, da Bioffa ou da il collori della terra. Tem ainda outra marca que usamos que lhe poderei dar o contacto amanhã.
    Atentamente
  4.  # 4

    Em termos de trocar pelo pladur ou pintar, e Luis isto é também para si: A corrente actual é trocar a madeira. Trocar a madeira, a madeira apodrece, é pouco resistente especialmente para exteriores e zonas de humidade, etc. Eu própria tive esta duvida há pouco tempo quando o chão das casas de banho em madeira apodreceu. Adoro madeira, maciça (o chão da minha casa é em tábua corrida) mas, rendi-me às evidências que, por muito boa e bonita que seja a madeira, ás vezes não é a solução ideal.


    Bom dia. Não me parece uma afirmação correcta a de que a tendência seja trocar madeiras, que é um produto natural e saudável e cada vez mais procurado sim, noto-o pelos imensos contactos que nos surgem na área das casas de madeira, o que sucede é sempre o mesmo, são as empresas pouco vocacionadas e direccionadas para trabalhar e vender a madeira de forma correcta e com as informações adequadas ao consumidor, infelizmente há poucos profissionais nesta área com conhecimentos suficientes para ajudar um cliente. Quanto ao chão da sua casa de banho, lembro-me desse assunto, e creio ter explicado na altura que teria havido má manutenção ou falta de tratamento, ou ainda madeira inadequada aplicada numa zona de águas, daí ter apresentado uma solução da madeira de teka que é a mais adequada e que dura anos e anos. É evidente a garantia ser de 10 anos pode ser à partida um handicap, mas isso não significa que a madeira ficasse danificada ou apodrecesse, pois a aplicação é fundamental e se não houver algum cuidado(custa caro claro)nessa aplicação e nos produtos mais correctos, adeus. Se até damos 100 anos de garantia para uma casa de madeira!! mas como dizia, a escolha da madeira é importante, mas que estará em desuso, desculpe mas não.

    É pena, não sei como há estruturas antigas, centenárias com madeiras que resistem, as "nossas" (actuais) dizem-me terão uma vida de 10 anos, e se bem tratadas. Logo, claro, substituimos as que temos, eu pessoalmente tenho pena, porque sou daquelas que acha que "madeira é sempre madeira".


    Sabe porquê, eu explico. Tenho uma tia com 92 anos, extremamente lúcida, tomara eu lá chegar e estar como ela que ainda faz tudo em casa e no jardim; e falei acerca dos soalhos antigos das casas de familía etc...sabe como se fazia antes e que preservava a madeira? lavavam o chão 1 vez por mês com água e sabão amarelo, esfregavam com uma escova dura e deixavam secar ao sol ou ao ar. Depois de seca aplicavam cera, e duravam anos e anos e anos. Ainda tenho um tio que vive na R.da Prata em plena baixa de Lisboa numa casa reconstruída após o terramoto, portanto tem mais de 220 anos, e o chão é o de origem em tábua corrida, e está lá. O problema actual é que se utilizam muitos produtos que protegem realmente a madeira, mas depois não há paciência por parte dos utilizadores/proprietários em terem um pouco de cuidado na manutenção. O chão da sua casa de banho seguramente que teria zonas por onde a água se infiltrava e como não estava sempre molhada ou seca, só parcialmente, acabou por apodrecer, até possívelmente devido à humidade da placa de cimento/betão.
    Atentamente
  5.  # 5

    O meu marido é mais renitente a esta opção de pintura de tecto. Prefere trocar pelo de pladur.
    Temos um orçamento feito de 1700 euros para a mudança de tecto na sala e corredor. O preço inclui pintura de paredes.


    Bom dia. Desculpe a minha opinião, sou suspeito por ser um "amante" das madeiras, mas não posso deixar de questionar o porquê dessa vontade do seu marido em mudar de um produto natural e saudável para um produto que tem também os seus problemas. Se é apenas pela questão da luminosidade, é ultrapassável.
    A madeira é sempre madeira, e mesmo essa que aí tem no seu tecto pode ser aligeirada na tonalidade e não deixa de se ver o veio da madeira e de se saber que é madeira que ali está. Se pretende um orçamento para manter o que tem em madeira, mas torná-la mais clara, podemos apresentar um valor para esse trabalho, e por ser membro do fórum; de 1350€.

    Não faço ideia se o lixamento do tecto e a pintura ficariam francamente mais baratos.
    Acima de tudo pretendo um bom resultado.
    Antes pagar caro, mas ter um trabalho em condições.


    Leia o meu comentário a respeito de lixar a madeira um pouco atrás. Se avançar por manter a madeira, não faça isso. Lixar a madeira é o mesmo que "lixarmo-nos" a nós próprios. A madeira é um produto natural e vivo, e também sofre quando a "tratamos mal/batemos".
    Pode ter a certeza que o resultado que pode obter com a solução apresentada é excelente.
    Antes pagar caro e ter um trabalho em condições, é em parte verdade, mas nem sempre é assim. Também se fazem trabalhos excelentes por preços honestos e com qualidade, por ex. o valor acima referido por mim, se for para fora do forum poderá custar mais 500 ou 600€. Mas o problema é que muitas vezes os próprios profissionais enganam as pessoas, infelizmente.
    Atentamente
  6.  # 6

    Caro Empatias,
    Espero que tenha recebido o meu email de agradecimento há relativamente pouco tempo, em relação à solicitação que lhe fiz na altura de mudar o chão das casas de banho. De qualquer forma, agradeço aqui publicamente, o senhor foi atentíssimo e os trabalhos que teve em me apresentar as propostas, muito interessantes, apreciei imenso. Obrigada.
    Na altura a opção que eu fiz, e sim considerando esse pequeno "handicap" da madeira na casa de banho, foi uma questão de gosto pessoal. Optei por colocar cerâmicas de bicesse, pintadas manualmente, com desenhos "à antiga". Sou apologista de não se trocar madeiras por outros materiais, quando se pode evitar, eu evito. Nesta mesma discussão, como referi, tenho os tectos todos em madeira, lindos! O chão da minha casa é em tábua corrida, uma maravilha, nunca o trocaria por algo "sintético", na cozinha tenho pedra no chão, e no balcão, pedra, nada de imitações, "a fingir que são". Adoro o material genuíno e, quando posso, mantenho-o sem duvida nenhuma.
    É com pena, acredite que vou substituir as janelas que tenho em madeira, por umas de pvc...mas lá está o isolamento térmico e acústico, e a duração obviamente, enfim, aquelas "coisas" todas que nos "metem na cabeça" a tal oblige. Gosto do material genuíno mas por vezes tem alguns "handicaps" que medindo risco/benefício não ganha, com pena minha.
    Vou aproveitar a sua muito útil sugestão de como a sra. sua tia mantinha o chão impecável, nem imagina o jeito que me dá!
    Cumprimentos e,de novo, muito obrigada.
  7.  # 7

    Colocado por: CMartinCaro Empatias,
    Espero que tenha recebido o meu email de agradecimento há relativamente pouco tempo, em relação à solicitação que lhe fiz na altura de mudar o chão das casas de banho. De qualquer forma, agradeço aqui publicamente, o senhor foi atentíssimo e os trabalhos que teve em me apresentar as propostas, muito interessantes, apreciei imenso. Obrigada.


    Boa tarde. Recebi o seu mail o qual desde já e também publicamente agradeço.

    É com pena, acredite que vou substituir as janelas que tenho em madeira, por umas de pvc...mas lá está o isolamento térmico e acústico, e a duração obviamente, enfim, aquelas "coisas" todas que nos "metem na cabeça" a tal oblige.


    Desculpe a minha insistência, mas quais são as garantias de uma janela em PVC que a de madeira, para além de ser natural, não lhe proporciona? isolamento témico e acústico com desempenho excelente, também o é para alguns outros materiais, depende do tipo de vidro utilizado e da câmara de argon ou vácuo que utilizam. No nosso caso as janelas são constituídas por várias câmaras, mas a mais usada é 8+16+6. O PVC também se desgasta na exposição solar, e tudo o que possa ser argumentado pelos comerciais que os vendem também é falível. Uma janela de madeira, e falo apenas dos produtos que comercializamos; tem caracteristícas e qualidades que não são comparáveis por serem produtos diferentes. Mas, em termos de durabilidade, estabilidade e desempenho são excelentes. O que lhe posso transmitir é que as janelas em madeira desde que sejam tratadas desde o início com um produto adequado, mantêm-se inalteráveis no seu desempenho. A garantia que damos é de 5 anos após a 1ªaplicação, e uma manutenção de 3 em 3 anos é suficiente para manter umas janelas de madeira em condições por mais de 100 anos, e há alguns exemplos disso.

    Gosto do material genuíno mas por vezes tem alguns "handicaps" que medindo risco/benefício não ganha, com pena minha.


    Não estou aqui para a demover do que quer que seja, e respeito obviamente a sua opinião, mas tenho pena.
    Atentamente
  8.  # 8

    Olá, empatias

    Obrigada pelos seus comentários e pelas suas sugestões.
    Em relação a manter o tecto em madeira e para o caso de o querer pintar, aconselhou a decapagem.
    Como seria feita essa decapagem?
    Sendo um trabalho feito por profissionais, quanto poderia custar uma brincadeira destas de decapar e pintar um tecto, um trabalho perfeito, está claro (não sei se existe necessidade de pintura de paredes) para uma sala de 24 m2 e um hall de 3 m2?

    Outra sugestão que apresentou seria clarear a madeira. Em que consistiria este trabalho? E até onde se pode levar o aligeirar da cor?
    Não sei se esta opção resolveria o problema que temos que é trazer mais claridade ao espaço. De qualquer forma, fiquei a pensar no assunto...

    Obrigada pelas sugestões

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Colocado por: caracolOlá, empatias

    Obrigada pelos seus comentários e pelas suas sugestões.
    Em relação a manter o tecto em madeira e para o caso de o querer pintar, aconselhou a decapagem.
    Como seria feita essa decapagem?
    Sendo um trabalho feito por profissionais, quanto poderia custar uma brincadeira destas de decapar e pintar um tecto, um trabalho perfeito, está claro (não sei se existe necessidade de pintura de paredes) para uma sala de 24 m2 e um hall de 3 m2?


    Boa noite. Já lhe tinha deixado o valor em comentário anterior, por ser para um membro do fórum 1350€, em condições extra-forum pode chegar aos 2000€.

    Outra sugestão que apresentou seria clarear a madeira. Em que consistiria este trabalho? E até onde se pode levar o aligeirar da cor?


    Digamos que pode ficar com uma tonalidade do pinho nacional com acabamento mel.
    Atentamente

    Obrigada pelas sugestões

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Engraçado eu vou justamente fazer o contrário, tinha inicalmente contratado colocar pladur no hall e corredores e resolvi colocar "madeira", justamente cor pinho mel :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  11.  # 11

    A madeira é sempre madeira, e mesmo essa que aí tem no seu tecto pode ser aligeirada na tonalidade e não deixa de se ver o veio da madeira e de se saber que é madeira que ali está. Se pretende um orçamento para manter o que tem em madeira, mas torná-la mais clara, podemos apresentar um valor para esse trabalho, e por ser membro do fórum; de 1350€.


    Olá, empatias
    De facto já tinha visto o orçamento apresentado, mas o que percebi é que o mesmo era aplicável apenas ao trabalho de clareamento da madeira. A minha pergunta dirigia-se à pintura da madeira para a cor branca (neste caso presumo que não se proceda ao clareamento da cor).
    Esta é a minha dúvida.
  12.  # 12

    Olá Caracol,
    O comentário em que digo que tentei ver a minha casa publicada em algumas revistas era suposta saír em "sussurro" para o Luis KW mas enganei-me..e olhe agora todos ficaram a saber !!

    Tinha pensado nisso - de colocar umas fotos para poder ver, mas depois de pesquisar as fotos que tenho, acabei por achar que não se via grande coisa, dos tectos. Olhe, aqui estão as que tenho*, dá para ver "mais ou menos".
    Estão pintados de branco os tectos do nosso quarto, do quarto do nosso filho, dos corredores. Ficaram bastante bem, levezinhos (eu acho!).
    Os tectos da sala e do escritório deixámos em madeira natural.
    * Penso que só se pode colocar uma imagem de cada vez. Aqui "vai" uma.
      QuartoCasal2.JPG
  13.  # 13

    Caracol,
    Continuando, a discussão da madeira versus pladur, na minha opinião pessoal, sem qualquer interesse em dizer isto, é esta:
    - Entre a madeira e o pladur, ganha sempre a madeira.
    Por razões óbvias que não precisam de ser defendidas, mas podemos sempre mencionar : a madeira é "the real thing", o genuíno, sente-se, vê-se e o pladur é aquilo que vai "fingir" que é a madeira que lá estava.Só isto já me parece suficientemente "triste" :oP
    Eu opto sempre em primeiro lugar por madeira.
    Mas, Se, a madeira por alguma razão não se indica em determinada aplicação, ou por questões de longevidade (não é o caso no forrar de tectos, como sabe existem tectos históricos em madeira que perduram até hoje), ou por questões de isolamento (também não se colocam aqui),(ou outros..) então, aí, e só aí, em segundo lugar opto pelo pladur, sabendo que estou a deitar fora uma coisa muito mais valiosa e a trocá-la por outro material porque este material é mais funcional para determinado caso, mas, não é sem pena que o faço.
    No entanto, e como não sou "radical", o que me interessa é o resultado da conjugação do valor estético e valor funcional e durabilidade, portanto, considerando estes, opto pelo que me parece melhor.
    No caso dos tectos o melhor para mim foi manter a madeira. Não em arrependo, como já disse.
    N sala mantive a cor natural da madeira, não está envernizada. A casa é rústica portanto "aguenta" bem estas minhas opções.Uma foto da sala.
    PS. Já para as janelas, irei optar por trocar a madeira por pvc (muito a contragosto, compreensivel, do Empatias e até meu, mas lá está; pesando durabilidade/funcionalidade/estética, a minha decisão é consciente.
      SalaCozinha2.JPG
  14.  # 14

    Ah, e mais uma coisa, como dizem nos "Queridos mudei a casa" - para quê deitar for uma coisa que está boa, quando podemos sempre reciclar ?!
    Cumprimentos,
  15.  # 15

    Olá, empatias
    De facto já tinha visto o orçamento apresentado, mas o que percebi é que o mesmo era aplicável apenas ao trabalho de clareamento da madeira. A minha pergunta dirigia-se à pintura da madeira para a cor branca (neste caso presumo que não se proceda ao clareamento da cor).
    Esta é a minha dúvida.


    Boa tarde. O valor apresentado é para fazer a decapagem da madeira(há que retirar todo o verniz que tem),limpar e tratar a mesma aplicando então uma velatura em tons claros.
    Atentamente
  16.  # 16

    Pintar a madeira com velaturas aquosas apenas, nada de esmaltes ou outros que tapam os poros e os veios da madeira. O que se pretende é ver que por baixo da cor está madeira, correcto? o valor apresentado como digo antes inclui velatura(pintar, se assim quizer chamar).
    Atentamente
  17.  # 17

    Cmartin

    Obrigada pela divulgação das fotos da sua casa :)
    Sinceramente e depois desta discussão, admito que estou bastante indecisa.
    De facto, optando pelo pladur estarei a pagar para colocar algo de inferior qualidade (nisso não tenho grandes dúvidas).
    A madeira é sempre madeira e tenho receio que me venha a arrepender de trocar.
    E depois das sugestões e das chamadas de atenção para a questão da valiosidade do produto natural, da possibilidade de o manter e alterar cor, sem sacrificar a luminosidade da sala, seria burrice da minha parte se continuasse a achar que a troca da madeira pelo pladur continuava a ser a melhor opção.
    Este tópico de debate tem sido muito esclarecedor pois tem-me permitido ver outros pontos de vista e, por conseguinte, ver as coisas sob outras perspectivas.
    Nesse aspecto só tenho a agradecer-vos a disponibilidade em falarem-me das vossas experiências e partilharem as vossas opiniões pessoais :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  18.  # 18

    empatias

    Obrigada pelo esclarecimento à minha dúvida :)
    E quanto a pintar os tectos de branco (não estou a falar de clarear, aligeirar o tom da madeira)?
  19.  # 19

    Eu e o meu marido estivemos a conferenciar sobre o tecto e chegamos a esta nova conclusão.
    A sanca que tem dá um ar muito pesado ao tecto e, por conseguinte, parece que torna a sala também fica mais escura.
    Encontrei algumas imagens na net com salas decoradas e com tectos de madeira em que não existe este tipo de sanca e as mesmas não pareciam nada pesadas.
    É possível tirar a sanca sem que se estrague o tecto em si, nessa zona? O que me dizem os espeialistas aqui do fórum ;) ?
    O tecto terá sempre de levar algum rebordo de remate?
    A foto que postei não faz muito juz ao tecto, aqui aparece muito escuro, mas na realidade ele é num tom meio alaranjado.
    Estamos seriamente a reconsiderar mantê-lo como está, mas queremos mudar aquilo que nos parece que de facto o esfavorece.
    Obrigada pelas vossas opiniões.
  20.  # 20

    Caracol,
    Pessoalmente e embora eu não seja especialista :o), eu deixaria ficar uma sanca, porque como diz e bem, a sanca é um remate, serve de "transição" entre a parede e o tecto, para não haver uma passagem assim, abrupta: de repente acaba o tecto forrado e começa a parede. Ficará sempre bem uma rematezinho. Por outro lado, o remate actual da sua sala é bastante largo, poderia substituir por um mais fininho e discreto, mais leve. Agora o que penso também é, não pintando o tecto, será fácil substituir o remate por um no mesmo tom? É que por vezes não acertar na cor/tom da madeira pode fazer uma diferença muito desgradável a vista. O que dizem os profissionais aqui do forum?
    E já agora desculpe dizê-lo mas eu pessoalmente acho que 2000 ou 1500 euros para pintar um tecto é um absurdo.
    Cumprimentos,
 
0.0268 seg. NEW