Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.
    Estou a vender um imovel e tenho algumas duvidas.
    O interessado é uma empresa e tenho a indicaçao ( da imobiliaria que esta a mediar ) que o comprador ira recorrer ao leasing imobiliario de um banco.
    Eu nao sei bem o que é isso e nao sei se estou a correr alguns riscos .
    É seguro vender o imovel a quem se vai recorrer do leasing imobiliario ?? Eu ja percebi que o comprador irá pagar uma renda ao banco , mas para mim irá o valor total do imovel de uma so vez , certo ? O que acontece se o comprador deixar de pagar a renda do leasing imobiliario ?
    Estou com alguns receios , ainda por cima a empresa é propriedade de estrangeiros , com sede em portugal e o banco do leasing é da Madeira.
    Qual a vossa opiniao.

Cumps
  2.  # 2

Não tem nada de se preocupar, você vende o imóvel e recebe o dinheiro na totalidade.
    Se o comprador faz leasing, crédito ou paga a pronto para si é indiferente.
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 3

Colocado por: Pedropbmas para mim irá o valor total do imovel de uma so vez , certo ?

Certo, e é a única coisa com que tem que se preocupar, na data da escritura receber o guito todo.
  4.  # 4

Obrigado pelas vossas opinioes.
    O facto de ser um cliente estrangeiro está a deixar-me com algum receio. É que eu acho que a imobiliaria depois de celebrado o contrato de compra e venda ....sai de cena e a continuaçao do negocio é entre o vendedor ( eu ) e o comprador ( empresa).
    Ou a imobiliaria acompanha o processo ate ás escrituras ?
    • tnjp
    • 17 junho 2015

# 5

Obrigado pelas vossas opinioes.
    O facto de ser um cliente estrangeiro está a deixar-me com algum receio. É que eu acho que a imobiliaria depois de celebrado o contrato de compra e venda ....sai de cena e a continuaçao do negocio é entre o vendedor ( eu ) e o comprador ( empresa).
    Ou a imobiliaria acompanha o processo ate ás escrituras ?

Você não tem que se preocupar com nada. O Leasing Imobiliário é uma modalidade como outra qualquer e só diz respeito ao comprador e ao banco. As empresas compram carros, máquinas, mobiliário, etc... tudo através de Leasing.

Você vai vender o imóvel a uma empresa portuguesa, detida por estrangeiros. É uma empresa como outra qualquer! A escritura será assinada pela pessoa (ou pessoas) com poderes para tal.
  5.  # 6

Colocado por: tnjp

Você não tem que se preocupar com nada. O Leasing Imobiliário é uma modalidade como outra qualquer e só diz respeito ao comprador e ao banco. As empresas compram carros, máquinas, mobiliário, etc... tudo através de Leasing.

Você vai vender o imóvel a uma empresa portuguesa, detida por estrangeiros. É uma empresa como outra qualquer! A escritura será assinada pela pessoa (ou pessoas) com poderes para tal.

Mas o processo até ás escrituras será acompanhado pela imobiliaria ?
  6.  # 7

Colocado por: PedropbMas o processo até ás escrituras será acompanhado pela imobiliaria ?

Sim. Não me diga que lhe vai pagar tudo antes do serviço estar concluído!!
  7.  # 8

Colocado por: Picareta
    Sim. Não me diga que lhe vai pagar tudo antes do serviço estar concluído!!

É que no contrato da imobiliaria ( e isso acontecia em todas as que eu fui ) os 5% são pagos aquando do contrato de compra e venda ( 10% do valor do imovel ) . Ou seja , eu pago os 5% + iva á imobiliaria mas se o comprador desistir eu nunca irei perder dinheiro ( pelo contrario ainda ganho...mas eu quero é vender a casa , claro ).
    Mas pagar logo os 5% depois do contrato compra e venda nao me chateia, eu fico é preocupado se a imobiliaria deixar o processo antes das escrituras. Hj vou falar com a imobiliaria e tenho de esclarecer isto .
  8.  # 9

Colocado por: Pedropb

É que no contrato da imobiliaria ( e isso acontecia em todas as que eu fui ) os 5% são pagos aquando do contrato de compra e venda ( 10% do valor do imovel ) . Ou seja , eu pago os 5% + iva á imobiliaria mas se o comprador desistir eu nunca irei perder dinheiro ( pelo contrario ainda ganho...mas eu quero é vender a casa , claro ).
    Mas pagar logo os 5% depois do contrato compra e venda nao me chateia, eu fico é preocupado se a imobiliaria deixar o processo antes das escrituras. Hj vou falar com a imobiliaria e tenho de esclarecer isto .

Acho que fez mal, não deveria ter aceite, pagava a comissão só quando se concretizasse a venda.

Assim arrisca-se a que o comprador desista e tem de pagar na mesma a comissão á imobiliária... além da preocupação de a imobiliária poder não acompanhar o processo até ao fim.
  9.  # 10

Colocado por: miguelgpagava a comissão só quando se concretizasse a venda.

nenhuma imobiliária aceita isso. O mais razoável é 50% no cpcv e os restantes 50% com a escritura.

Se pagamos um comissão por uma venda, não acho correcto pagar a totalidade, antes da concretização da venda.
  10.  # 11

nenhuma imobiliária aceita isso. O mais razoável é 50% no cpcv e os restantes 50% com a escritura.

Se pagamos um comissão por uma venda, não acho correcto pagar a totalidade, antes da concretização da venda.

Eu também concordo com isso . Mas as 4 imobiliárias onde fui ( tou a falar de 4 imobiliárias , vá ....mais conhecidas ) todos tinham nos contratos o pagamento da comissão no cpcv. Porque segundo um senhor de uma delas me disse : o que elas fazem é angariar o cliente ...blá blá blá .

Bem , entretanto já falei com o mediador e ele disse me que a imobiliária vai acompanhar o processo até ao ato da escritura .
  11.  # 12

Bom dia, estamos a fazer a venda de uma moradia antiga de 72, a mesma tem licença de obras ,projeto, ligações a saneamento, luz e agua legal, inscrita nas finanças e Conservatória.
    Esta tudo igual ao projeto inicial, salve uma janela do quarto de costura que esta na parede direita e deveria estar para Trás ....
    Com isto pergunto se para obter a licença de habitabilidade e necessário fazer projetos novos?????
  12.  # 13

Já tive as casas em diversas imobiliárias e em todos os contratos a comissão era paga no ato da escritura, porque foram contratadas para arranjar comprador e não para arranjar interessados.
  13.  # 14

Colocado por: miguelgJá tive as casas em diversas imobiliárias e em todos os contratos a comissão era paga no ato da escritura

Eu também já paguei as comissões no acto da escritura, porque recebia um sinal de pequeno valor, mas recebendo um bom sinal, não vejo motivo para não pagar a comissão. Imagine que as partes se chateiam e alguém fica com o valor do sinal, afinal a imobiliária é que arranjou o cliente, fez o mais difícil, e uma das partes recebeu o sinal e a imobiliária não recebe nada.

E nas imobiliárias, tipo Remax, Era, etc, nenhuma aceita isso....e das outras também tenho algumas dúvidas, que no caso de um bom sinal aceitem não receber nada com o cpcv.
  14.  # 15

Eu também já paguei as comissões no acto da escritura, porque recebia um sinal de pequeno valor, mas recebendo um bom sinal, não vejo motivo para não pagar a comissão. Imagine que as partes se chateiam e alguém fica com o valor do sinal, afinal a imobiliária é que arranjou o cliente, fez o mais difícil, e uma das partes recebeu o sinal e a imobiliária não recebe nada.

E nas imobiliárias, tipo Remax, Era, etc, nenhuma aceita isso....e das outras também tenho algumas dúvidas, que no caso de um bom sinal aceitem não receber nada.

Sim eu estava a falar nessas imobiliárias....Em todas no contrato está a comissão ser paga no cpcv
  15.  # 16

É algo que sempre me fez confusão.

Se a comissão é devida na venda, não é devida na promessa da venda.

Comigo só há angariações com o pagamento da comissão na sua totalidade no dia da escritura.

Até porque, no exemplo que deu, no caso de desistência do comprador, a imobiliária terá uma comissão de 50% sobre o valor recebi, o que me parece um absurdo.

O serviço que prestam ao vendedor é o de venda. É assim que vejo o negócio.
  16.  # 17

Relativamente ao leasing, não há problema.

Em leasing a propriedade será do banco ou da financeira (do grupo do banco) pelo que será a eles que irá vender a propriedade.

Posteriormente, e será algo a que é alheio, o banco (ou financeira) fará um contrato de leasing com "comprador".

No fundo, está a vender a casa ao banco.
  17.  # 18

E nas imobiliárias, tipo Remax, Era, etc, nenhuma aceita isso....e das outras também tenho algumas dúvidas, que no caso de um bom sinal aceitem não receber nada com o cpcv.

Nas imobiliárias tipo Remax, Era, Century21 aceitam todas, posso mostrar-lhe os contratos.

O vendedor não é obrigado a aceitar os termos do contrato da imobiliária, tem de haver acordo e no meu caso era simples, recebiam a comissão pela venda da casa e não pela promessa de venda ou então não havia contrato.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf

0.0185 seg. NEW