Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Venho aqui procurar ajuda para um problema que há anos me faz matutar a cabeça.

    Pois bem, os meus pais compraram há cerca de 30 anos um T0 Cave.
    A planta do imóvel vem com a cozinha, WC sala, e um pequeno jardim exterior. Mas, o mesmo tinha e tem, um anexo por baixo, na qual foi dito pelo construtor, tratar-se de um anexo legal na casa, pois o mesmo já tinha janelas construídas para o exterior. O mesmo só se consegue aceder por umas escadas construídas na altura, que faz a casa ter 2 pisos. Na altura os meus pais aproveitaram para fazer obras e divisórias nessa mesma parte de baixo. A minha questão é: será que é mesmo legal? O mesmo anexo não vem referido na planta da casa, só o jardim e o T0 superior. Alguém já teve ou tem casos semelhantes? A minha questão prende-se pelo fato se um dia quiser vender a mesma, tenho ou não de legalizar e qual será o valor para a legalizar.

    Obrigado e cumprimentos
  2.  # 2

    Se não está referido na planta atualizada da casa então o anexo não está legalizado.

    A questão não é o valor para legalizar, mas se respeita as condicionantes e se a câmara municipal permite esse tipo de construção no local.

    Tenho a sensação que na maior parte dos casos essas construções não são permitidas pelas CM, por isso são feitas ilegalmente e não se consegue legalizar.

    Se for á CM poderão dar informações mais concretas, mas também vai denunciar que tem lá uma construção ilegal. Fica informado de que não podia construir esse anexo, depois tem de pagar uma multa e demolir o que lá tem.

    Aqui no forum tem diversos arquitetos que lhe poderão ajudar nos projetos do anexo necessários para a eventual legalização, a questão mais difícil é mesmo a aprovação dos mesmos, só se respeitar todos os parâmetros e tiver "cunhas" nas CM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabioR
  3.  # 3

    Obrigado miguelg

    Pelo que percebi ao ter falado com alguns amigos arquitetos, já deu para concluir que o trabalho é imenso, e no final, entre custos por dentro e por fora, dificilmente a coisa fica barata.

    Cumprimentos
 
0.0081 seg. NEW