Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bon dia!comprei terreno,agora chegou o momento de idealizar a casa.gostava muito de saber as vossas opinioes sobre cozinha aberta para a sala.sempre gostei mas queria saber os pros e os contras obrigado
  2.  # 2

    contra:
    a questão do cheiros da comida invandir a sala (nada que não se resolva com um bom exaustor)
    o problema de estar a receber visitas em casa e ter a cozinha desarrumada (em vez de estar tudo aberto, arranje uma boa porta de correr (1,6m)
    questões térmicas, no verão o calor do fogão/forno aquece a sala e no inverno para aquecer a sala, em que aquecer tb a cozinha.

    vantagem:
    melhor espaço social, dá para um estar na cozinha a fazer alguma coisa e socializar com que esta na sala
    deixa de ser necessário ter uma cozinha tão grande, já que o espaço é apenas para cozinhar, porque usa-se a mesa da sala para as refeições.
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casaperfeita
    • SVM
    • 19 junho 2015

     # 3

    Cuidado que alguns municipios levam a sério a divisão efectiva entre a sala e a cozinha.
    Estude para além do regulamento nacional. os regulamentos especificios do seu municipio...

    Abraço
  3.  # 4

    O Paulo Santos já disse quase tudo...
    eu tive um primeiro projecto em que tinha um open space com tudo junto... sala, zona de refeições, sala de estar... Embora até gostasse do conceito, fui muitas vezes alertado para muitas questões. Nas revistas fica muito bem, mas depois achei melhor na prática ser um pouco mais comedido.
    A questão da arrumação nem me chateia muito, mas a questão térmica sim. Aquecer ou arrefecer um espaço assim tão grande ia obrigar a gastos energéticos muito superiores, e dificilmente conseguiria controlar a temperatura (Ainda por cima no meu caso tinha previsto um duplo pé direito).

    às tantas acabei por preferir ter a casa mais compartimentada mas com boas ligações entre as zonas (tenho ligação directa da sala à cozinha por exemplo, e a sala de refeições é na cozinha, criando um mini-openspace).

    Gostos áparte, pense bem no lado prático da coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casaperfeita
    • tnjp
    • 19 junho 2015

     # 5

    Eu sou um claro adepto do open space! Compreendo a questão dos cheiros, mas como disseram, nada que um bom sistema de exaustão não resolva. Em relação às questões térmicas já não posso opinar porque onde eu vivo isso não é problema nem motivo de preocupação.

    Já escrevi noutros tópicos que acho chato receber visitas em casa e estar fechado sozinho na cozinha a preparar as refeições, enquanto o resto do pessoal socializa. É também chato para quem tem crianças pequenas, é bom estar nas tarefas gastronómicas e ter a criançada debaixo de olho.

    às tantas acabei por preferir ter a casa mais compartimentada mas com boas ligações entre as zonas (tenho ligação directa da sala à cozinha por exemplo, e a sala de refeições é na cozinha, criando um mini-openspace).


    Caso opte por uma cozinha fechada, siga o exemplo do amigo Valtores! É que se fizer uma cozinha separada da zona de refeições, na prática do dia-a-dia irá ter uma sala de jantar para usar uma vez por ano quando a família o visita e vai acabar por fazer as refeições diárias numa mesa apertadinha na cozinha. É chato andar para dentro e para fora com tachos, panelas, taboleiros do forno, loiça, talheres, etc... rapadiamente vai se fartar disto.
    Concordam com este comentário: valtores
    • tnjp
    • 19 junho 2015

     # 6

    Esqueci de referir uma questão importante (para mim): Gosto da cozinha em open space com a sala de jantar! A sala de estar (sofas, móvel de TV, etc...) seriam numa divisão à parte.
    Concordam com este comentário: valtores
  4.  # 7

    Colocado por: tnjpGosto da cozinha em open space com a sala de jantar!

    Isso é uma cozinha grande :-))
    • tnjp
    • 19 junho 2015

     # 8

    Isso é uma cozinha grande :-))


    Pois, talvez seja... :D

    Não gosto da divisão tradicional de cozinha e sala de jantar+sala de estar. Prefiro cozinha+sala de jantar e salar de estar.
  5.  # 9

    Quase metade da minha moradia é a cozinha e sala, ja a 3 anos que estou cá e é das coisas que funciona na perfeição. Cheiros é a questão do exaustor. Aquecimento tb não tenho problema (tenho PRH) o espaço esta sempre á mesma temperatura. A nível de convivio e outra conversa, ja chegamos a estar 30 pessoas a almoçar :))
    Concordam com este comentário: Casaperfeita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casaperfeita, Cris.pereira
  6.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosa questão do cheiros da comida invandir a sala (nada que não se resolva com um bom exaustor)


    Frite sardinhas e depois diga-me que o "bom exaustor" resolveu... :)
    • 20
    • 19 junho 2015

     # 11

    Colocado por: ClioII

    Frite sardinhas e depois diga-me que o "bom exaustor" resolveu... :)


    Isso mesmo com as portas fechadas fica a casa toda a cheirar.
  7.  # 12

    Colocado por: ClioII

    Frite sardinhas e depois diga-me que o "bom exaustor" resolveu... :)


    quem tem uma moradia há-de assar as sardinhas na rua, digo eu :)
    Concordam com este comentário: Cris.pereira
  8.  # 13

    Colocado por: valtores

    quem tem uma moradia há-de assar as sardinhas na rua, digo eu :)


    Desde que vi pessoas a assarem sardinhas na lareira da sala de uma vivenda em pleno verão que me deixei dessa coisa de achar que as pessoas agem logicamente.
  9.  # 14

    Lolol...

    eu tenho sala + cozinha integrada, num único espaço com 40m2.
    Gosto e recomendo...
    Só não gosto de uma coisa importante ( mas não dava para fazer doutra maneira) - acumular com o tratamento de roupa... não fazem ideia da quantidade de cotão que se acumula...

    TRatamento de roupa sempre num compartimento próprio... ou garagem se houver.
    Concordam com este comentário: valtores
  10.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasTRatamento de roupa sempre num compartimento próprio... ou garagem se houver.


    roupa e comida não combina! Não faz sentido tratar da roupa no mesmo local onde se faz comida, a não ser pela falta de espaço (em apartamentos por exemplo).
    Uma lavandaria, nem que seja minuscula, faz todo o sentido.
  11.  # 16

    Colocado por: valtoresquem tem uma moradia há-de assar as sardinhas na rua, digo eu :)


    Então eu falo em fritos e você fala-me em assados... :)

    Sardinhas fritas não são sardinhas assadas.

    Petingas com arroz de tomate têm que ser fritas, desaparecem na grelha e eu quero é que desapareçam no prato... :)
  12.  # 17

    ... Os hábitos de quem mora também ajudam a condicionar as opções tomadas.
    É muito raro eu fazer fritos em casa...
    Concordam com este comentário: valtores
  13.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasÉ muito raro eu fazer fritos em casa...


    eu no meu apartamento, em 4 ou 5 anos fiz fritos uma vez, de resto a frigideira está nova. não me preocupa essa parte.
  14.  # 19

    Maquina de lavar esta no wc geral, passar ja se faz a ver tv e a conversar com os restantes. Depois disto la vão o ze trabalhar (aspirador).
  15.  # 20

    Colocado por: tnjpEu sou um claro adepto do open space! Compreendo a questão dos cheiros, mas como disseram, nada que um bom sistema de exaustão não resolva. Em relação às questões térmicas já não posso opinar porque onde eu vivo isso não é problema nem motivo de preocupação.
    Concordam com este comentário:valtores

    Estamos a fazer uma reconstrução, em que não podemos aumentar o espaço (paredes exteriores). No entanto numa divisão atrás da cozinha que não será toalmente remodelada ficará a lavandaria e um fogão a gás (para quando falta a luz e para fazer fritos, que é raro). Portanto a nossa maior dúvida será como minimizar o barulho do exaustor e máquina de lavar loiça... Quais os decibéis que recomendam para cada um dos eletrodomésticos?
 
0.0227 seg. NEW