Colocado por: Rodri12
Sim com terreno incluído, os 120.000€ foi chave na mão, as medidas são:
Área do Lote: 229.90m2
Área de implantação: 132.82m2
Áreas dos cómodos:
Garagem: 29.69m2
Distribuição: 19.49m2
Dispensa/Lavandaria: 6.12m2
Cozinha: 23.50m2
Sanitário1: 7.01m2
Sanitário2: 4.81m2
Sanitário3: 5.71m2
Escritório: 14.49m2
Arrumos: 4.61m2
Sala: 42.73m2
Quarto1: 13.60m2
Quarto2: 14.11m2
Quarto3: 15.36m2
Total:201.23m2
Incluído na casa:
Móveis Cozinha
WC's completos (20€/m2 para tijoleiras + 800€ para loiças)
Portão da garagem automático.
Tapete de relva, mais Oliveira na frente da casa
Recuperador de calor (Chami C-60 Plus)
Painéis solares (MaxiRoca)
Escolha do chão para toda a casa 20€/m2
Para além dos 120000€ paguei eletrodomésticos, 250€ para colocar focos em LED e decoração.
Colocado por: marcoaraujoEu apanhei numa casa que só tinha construida a estrutura (paredes, vigas, sapatas, cantarias e pouco mais), pavimento exterior, muros exteriores e garagem. Só em:
pavimentos
carpintarias
canalizações
sistema elétrico
cozinha
isolamento
estuque
pintura
caixilharia
casas-de-banho (duas)
Aquecimento central com recuperador de calor a água
Cobertura (telhado de telha lusa com vigas de aço leva, roofmate e sub-telha)
Passou dos 650€/m2 (IVA incluido)
Desconheço o preço que custou o que já estava construido (estrutura, pavimento exterior, muros exteriores e garagem), preço do terreno, licenças à câmara, puxadas de água e luz e honorários de arquitectos e engenheiro.
Os valores que apresentam aqui para tudo (incluindo IVA, taxas e taxinha) são completamente absurdos. 500€/m2? Impossível.
Mesmo por 750€/m2 já só consegue um casa com qualidade mediocre.
Menos de 850€/m2 (IVA incluido) é um valor irrealista para uma casa com um minimo de qualidade. Eu nunca faria contas a menos de 900€/m2 se tivesse um terreno e quissesse lá construir uma casa de raíz.
Colocado por: crism9539
Afinal é possível fazer uma casa com "pouco" dinheiro. Continuo acreditar que o que torna uma casa cara são os acabamentos.
Colocado por: Rodri12Coloquei aqui só para não acharem que ando a gabar-me de conseguir milagres. Aliás volto a referir que aqui na zona não é milagre nenhum estes valores.
Quanto à casa pode ser considerada medíocre por muitos, para mim é uma boa casa, sem luxos é certo, mas com o essencial para mim.
Quanto a avaliações o BIC avaliou em 165000€, as finanças em 123900€ e agora aguardo a avaliação do Santander.
O valor dos acabamentos já coloquei no tópico uma altura a lista, e quanto à casa em si o JorgeAlves já a viu e pode dar a sua opinião (boa ou má aceito ;) )
Talvez o empreiteiro onde fui pedir preços, não me tenha enganado e seja de facto possível fazer uma casa completa chave na mão por 120mil ou menos.
Por aqui falam se em valores absurdos, se para construir uma casa precisam no mínimo de 150mil€, certamente são moradias de luxo.
Por esse preço estão a venda casas novas, acabadas de fazer, e empreiteiros e imobiliárias já têm lucro...
Vou bater na mesma tecla de sempre, claro que o que faz uma casa cara são os acabamentos.
Muitos não compreendem, como uma casa não tem pelo menos pré-instalação de AC, ou PRH, ou radiadores ligados a uma boa bomba de calor, ou um isolamento de 10 cms, ou vidro e caixilharias do melhor, ou uma impermeabilização XPTO nos WC's.
Ok a minha não tem nada disso, e nunca vivi numa casa com isso e sempre vivi bem, sinto-me super bem e confortável na casa, sempre com a consciência que podia ser melhor, mas também poderia ser muito pior. Está acima da média do que vejo por aqui e cada um vive com o que pode (€)
Colocado por: crism9539Já agora, tenho visto que nas casas modernas, não há cortinas, nem caixilharia em madeira a volta das janelas/portas, as cozinhas são pequenas com poucos armários e têm acesso direto a sala (ficando assim com uma sala grande), onde se torna numa sala de jantar, eu pessoalmente gosto mais da cozinha tradicional, com armários em volta, com mesa de refeições na mesma zona...
Mas numa casa moderna fazer uma cozinha tradicional ou tentar inventar não vai dar com nada :/
Alguém que tenha uma casa dentro dos 2 estilos (tradicional/moderno)?
A minha casa é de linhas rectas, e tenho cortinas e uma cozinha grande separada da sala, com mesa de refeições e móveis a ocupar 2 das paredes (em "L"), não tenho caixilharias em madeira.
Eu gosto do exterior das casas modernas, mas no interior, acho demasiado simples, só o facto de não ter as madeiras, parece que falta ali qualquer coisa ;)
Colocado por: crism9539"Rodri12" Tem fotos aqui no fórum da sua casa p
ara que possa ver?
A minha tem madeira à volta, nao tem é caixilhos de madeira
Colocado por: valtoresiludam-se....
Rodri, o teu caso é diferente... foram uma serie de moradias geminadas, em se consegue uma poupança significativa devido ao volume de materiais, e no final como são várias casas, o construtor provavelmente reduz bastante o valor da margem que recebe. Ainda assim é de facto muito barata.
Outra coisa: pelo que tenho visto, construir é mais caro que comprar. Às vezes há a ideia contrária.
Ao comprar o empreiteiro recebe a sua comissão. Ao construir o empreiteiro tem que receber igualmente a sua parte (e secalhar não está tão disposto a negociar como numa venda em que recebe logo o dinheiro todo na hora e aceita propostas).
Não falando em acabamentos de luxo (a minha cozinha não custou 20.000, custou menos de 5.000 + electrodomesticos...), não acredito que se faça uma coisa de jeito abaixo dos 700 euros por m2, sem fugir a coisas fundamentais (impermeabilzações, isolamentos, etc). Mas avance e depois diga-nos aqui o que conseguiu. Geralmente ninguem vem contar a história depois.
O caso do Rodri é diferente, porque não foi uma construção (e sabemos lá se não queriam já vender aquilo barato para ter capital para avançar com outras obras...).
Eu falo do que tenho visto em termos de preços, dos inumeros orçamentos que pedi para isto e aquilo, e das conclusões a que cheguei... Os preços por construtor não variam assim tanto de uns para os outros. Uns podem é levar mais por usarem materiais decentes, e outros secalhar só não fogem onde não podem, para garantir um preço baixo.
Colocado por: Rodri12Valtores o meu caso é diferente por ser onde é e não pelo resto.
Moradias individuais por 120000€ aqui não faltam, já coloquei exemplos.
Paa mim o fator diferencial é mesmo o custo da mão de obra
Os valores que indiquei, foram os que me deram...Se 2 ou 3 construtores nos deram os mesmos valores, eu não vou a outra cidade/localidade contratar construtores que levam mais caro, só porque considero que estes estão a cobrar um valor baixo, certo?! Agora se fazem um bom ou mau trabalho, não posso afirmar pois nunca passei por isto, e antes de passar quero estar bem esclarecida. Se aqui me dizem que menos de 700€/m2 é quase impossível construir cumprindo com as fases fundamentais do projecto, não sei o que pensar...
Para o arquitecto aqui ronda os 5mil€, também está fora do preço?
No seu caso, o valor foi chave na mão?