Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Colocado por: zedasilva

Começa bem :)

Então quer dizer, acham barato demais 50mil€ para levantar paredes e depois acham caro 5mil€ para o projecto e acompanhamento da obra.
    Eu fui pedir valores aos arquitectos também, falaram me todos por volta dos 5mil€, em conversas mais prolongadas disseram nos que devíamos fazer o levantamento topográfico e só depois avançar com a compra do terreno.
    Eu não entendo nada da matéria, por isso estou aqui, quem souber mais que eu que me diga o que se deve ou não fazer :/
  2.  # 302

3.  # 303

Colocado por: Tyrande

Então?
    A julgar pela conversa, pelos seus comentários, pelo tipo de terreno que apresenta e pelo orçamento limitado...bem...
    Acho que tem muitas variáveis pelo meio que podem dar errado... e o seu excesso de ..errr...otimismo tem grandes chances de ser obliterado quando a realidade lhe cair em cima.

Qual é o problema com o tipo de terreno? É da opinião que não dá para construir?
    Temos que ser otimistas, senão ficamos pelo caminho...Ter ideias "erradas" dos valores da construção até posso ter, mas foi a informação dada pelos construtores e é nessa que tenho de acreditar. Se lhe dissessem 120mil€ chave na mão, ia dizer o que? "Ó amigo isso é muito barato eu vou procurar mais caro?"
    Esclareçam me então, para eu ter noção do que pode ser possível ou não...
  4.  # 304

Colocado por: maria rodriguesPesquise por aqui, por exemplo.

https://forumdacasa.com/discussion/36913/isolamento-casa-capoto-opiniao-esferovite-rfomeite-/

https://forumdacasa.com/discussion/27175/placas-eps-de-classe-iii-directamente-no-tecto/

Obrigada ;)
    Agora a ler os comentários...lembrei me do nome, eles falaram em capoto
  5.  # 305

Colocado por: crism9539Se lhe dissessem 120mil€ chave na mão, ia dizer o que?

Deveria perguntar quais eram os materiais incluídos no orçamento. Poderia perguntar se os móveis de cozinha estavam incluídos? Ou podia perguntar qual o timo de climatização considerada? Qual o isolamento térmico previsto? Qual a caixilharia prevista, ou que tipo de vidro, como é que era aquecida a água quente.... Mas não, você não perguntou nada, gostou do preço e ficou toda satisfeita.
  6.  # 306

Colocado por: Picareta
    Deveria perguntar quais eram os materiais incluídos no orçamento. Poderia perguntar se os móveis de cozinha estavam incluídos? Ou podia perguntar qual o timo de climatização considerada? Qual o isolamento térmico previsto? Qual a caixilharia prevista, ou que tipo de vidro, como é que era aquecida a água quente.... Mas não, você não perguntou nada, gostou do preço e ficou toda satisfeita.

Movéis de cozinha, wc's e todos os acabamentos estão incluídos neste valor.
    Não perguntei esses detalhes todos, até porque não fui a nenhuma reunião com um projecto já feito etc, fui ter uma ideia dos valores, não fui pedir orçamentos detalhados.
    Se ele me dissesse que ia meter isolamento X ou Y, para mim ia ser indiferente, pois não sei as diferenças,mas penso que estes pormenores serão todos esclarecidos com o arquitecto correto?
  7.  # 307

A partida e para me terem dado valores para chave na mão sem projecto, acredito que as construções são todas iguais para eles, no que diz respeito a estrutura, acabamentos etc..Por isso darem um valor "quase certo" para aqueles m2.
  8.  # 308

Colocado por: crism9539penso que estes pormenores serão todos esclarecidos com o arquitecto correto?

Correcto. Os projectistas e o dono de obra é que devem definir os materiais a utilizar na obra.
    Quanto aos preços considere-os apenas indicativos para casas construídas com materiais de gama baixa, e o mais importante: São empreiteiros habituados a construir obras sem caderno de encargos, sem fiscalização, e sem coordenador de segurança.
  9.  # 309

Colocado por: crism9539acredito que as construções são todas iguais para eles, no que diz respeito a estrutura, acabamentos etc..

É isso. Acertou na mouche. É tudo chapa cinco.
    Experimente a fazer um projecto de execução, onde é o projectista que define como é que os trabalhos são executados e vai ver que nem sequer lhe dão um orçamento.
  10.  # 310

Correcto. Os projectistas e o dono de obra é que devem definir os materiais a utilizar na obra.
    Quanto aos preços considere-os apenas indicativos para casas construídas com materiais de gama baixa, e o mais importante: São empreiteiros habituados a construir obras sem caderno de encargos, sem fiscalização, e sem coordenador de segurança.

Sim, os materiais não podem ser dos mais caros, senão o preço não seria este, pelo que vocês aqui dizem.
    Será que vai ser tudo as "3 pancadas" e nada controlado? Pelo menos o arquitecto diz que faz o acompanhamento na obra...a partida têm que seguir a risca o que está previsto, senão depois quem é o responsável se acontecer algo de errado?
  11.  # 311

É isso. Acertou na mouche. É tudo chapa cinco.
    Experimente a fazer um projecto de execução, onde é o projectista que define como é que os trabalhos são executados e vai ver que nem sequer lhe dão um orçamento.

Ah pois, aí será diferente, eles para me darem estes valores é certo que vão fazer na minha casa aquilo que fazem em todas, tudo igual..
  12.  # 312

Colocado por: crism9539< Pelo menos o arquitecto diz que faz o acompanhamento na obra...

Mas faz ou não faz?
    Ele é que assume a fiscalização ou isso tb é por fora?

Colocado por: crism9539<...a partida têm que seguir a risca o que está previsto, senão depois quem é o responsável se acontecer algo de errado?

Na prática ninguém!
  13.  # 313

Colocado por: zedasilva
    Mas faz ou não faz?
    Ele é que assume a fiscalização ou isso tb é por fora?

Na prática ninguém!

Sim está incluído o acompanhamento.
    Ninguém?! Então andamos a pagar para depois no fim todos fugirem às responsabilidades? Então mal por mal, vamos ao que fizer mais barato, se depois ninguém se responsabiliza, vou pagar caro para quê?
  14.  # 314

Colocado por: crism9539Pelo menos o arquitecto diz que faz o acompanhamento na obra...

Esse acompanhamento de obra é apenas para garantir que a obra é executada de acordo com o projecto aprovado, mas como o projecto aprovado, é apenas um projecto de licenciamento, significa que a qualidade da construção não é fiscalizada.
  15.  # 315

Esse acompanhamento de obra é apenas para garantir que a obra é executada de acordo com o projecto aprovado, mas como o projecto aprovado, é apenas um projecto de licenciamento, significa que a qualidade da construção não é fiscalizada.

Por quem deve ser fiscalizada a qualidade da construção?
  16.  # 316

Colocado por: crism9539Por quem deve ser fiscalizada a qualidade da construção?

Por alguém contratado pelo dono de obra, de preferência que não tenha qualquer relação com o empreiteiro e com os projectistas.
  17.  # 317

Colocado por: PicaretaO que acho engraçado é que o pessoal sabe muito bem que existem carros a 3.000€ e a 30.000€ que fazem exactamente a mesma coisa, e todos conseguem perceber as diferenças. Relativamente a uma casa ficam espantados com diferenças de muito menor expressão e acham sempre que que vende mais caro está a roubar.

Pois eu podia ter um Audi, mas preferi um KIA, podia ter um Iphone, mas preferi um tlm xinoca, podia ter Samsung 4K, mas tenho uma Mitsai, podia ter electrodomésticos XPTO, tenho Beko, como em tascas e não Gourmet, sou um gajo low cost, compro roupa na feira ou na Springfield e não na Massimo Dutti e olhe que não ando mal vestido. mas felizmente não pobre.
    E sabe uma coisa o que tenho serve-me perfeitamente e se calhar o que me sobrou na diferença do low cost para o Premium dava para começar a fazer outra casa
  18.  # 318

Colocado por: Rodri12Pois eu podia ter um Audi, mas preferi um KIA, podia ter um Iphone, mas preferi um tlm xinoca, podia ter Samsung 4K, mas tenho uma Mitsai, podia ter electrodomésticos XPTO, tenho Beko, como em tascas e não Gourmet, sou um gajo low cost, compro roupa na feira ou na Springfield e não na Massimo Dutti

Eu também.
  19.  # 319

Colocado por: Rodri12

Pois eu podia ter um Audi, mas preferi um KIA, podia ter um Iphone, mas preferi um tlm xinoca, podia ter Samsung 4K, mas tenho uma Mitsai, podia ter electrodomésticos XPTO, tenho Beko, como em tascas e não Gourmet, sou um gajo low cost, compro roupa na feira ou na Springfield e não na Massimo Dutti e olhe que não ando mal vestido. mas felizmente não pobre.
    E sabe uma coisa o que tenho serve-me perfeitamente e se calhar o que me sobrou na diferença do low cost para o Premium dava para começar a fazer outra casa

Tenho que concordar, também queria ter um carro novo, mas comprei um usado, mas anda na mesma e não me tem deixado mal em alguns anos que já o tenho ;)
    Não é a mesma coisa, obvio que não, carro novo=mais conforto=menos problemas nos primeiros anos etc.. mas temos que ir até onde podemos.
    Concordam com este comentário: A&J
  20.  # 320

Por alguém contratado pelo dono de obra, de preferência que não tenha qualquer relação com o empreiteiro e com os projectistas.

Ou obrigo o dono da obra a contratar alguém, ou por livre vontade não me parece que contratem.

0.0274 seg. NEW