Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: crism9539

Ou obrigo o dono da obra a contratar alguém, ou por livre vontade não me parece contratem.

O dono da obra é você ;)
    Concordam com este comentário: Picareta
  2.  # 322

O dono da obra é voçê!

Edit: Não reparei que o Rodri já tinha respondido.

Colocado por: crism9539Ou obrigo o dono da obra a contratar alguém, ou por livre vontade não me parece contratem.
  3.  # 323

Colocado por: Rodri12

O dono da obra é você ;)

Queria dizer o empreiteiro ;) mas se a obrigação de contratar é minha, tenho que saber quem faz essa fiscalização e de preferência que não seja conhecido do empreiteiro...
  4.  # 324

Queria dizer o empreiteiro ;) mas se a obrigação de contratar é minha, tenho que saber quem faz essa fiscalização e de preferência que não seja conhecido do empreiteiro...

A intenção é essa ;)
  5.  # 325

A intenção é essa ;)

Mais uma despesa...
  6.  # 326

Mais uma despesa...

Pois...
  7.  # 327

Eu podia optar pelo mais fácil, comprar uma casa já feita (antiga e a precisar de remodelações) o que ia aumentar em muito o valor que pagaria pela casa.
    Mas pensando nos 120mil€ que falaram para a construção, até que ponto compensa comprar uma casa com anos, a precisar de mudar muitas coisas?!
    Já fiz contas e mesmo que o valor da construção seja mais elevada, uma casa nova é sempre uma casa nova.

Optar pelo mais difícil é um desafio...
    Concordam com este comentário: A&J
  8.  # 328

Colocado por: crism9539Eu podia optar pelo mais fácil, comprar uma casa já feita (antiga e a precisar de remodelações) o que ia aumentar em muito o valor que pagaria pela casa.
    Mas pensando nos 120mil€ que falaram para a construção, até que ponto compensa comprar uma casa com anos, a precisar de mudar muitas coisas?!
    Já fiz contas e mesmo que o valor da construção seja mais elevada, uma casa nova é sempre uma casa nova.

Optar pelo mais difícil é um desafio...

Não tem necessariamente que ser mais difícil, tente obter referências dos empreiteiros que contratar e retirar algum historial daquilo que ele construiu, assim poderá sempre ter mais confiança.
    O meu desde que me disse que a publicidade dele era a satisfação dos clientes e da mensagem que estes passavam a outros potenciais clientes cativou-me e realmente nunca ouvi queixas sibre o trabalho do homem.
    Acabei por ter sorte, porque não fui eu que o escolhi, já era a escolha do promotor da casa.
  9.  # 329

Colocado por: crism9539Pelo menos o arquitecto diz que faz o acompanhamento na obra...a partida têm que seguir a risca o que está previsto, senão depois quem é o responsável se acontecer algo de errado?

se não tiver projecto de execução, não diz em lado nenhum como se faz, como se executa, logo o empreiteiro faz como quiser (mal ou bem).
    se tiver projecto de execução, já terá que seguir tudo à risca, e se fizer mal só tem que partir e fazer de novo, porque tem um projecto de execução orçamentado e que tem que cumprir.
  10.  # 330

Não tem necessariamente que ser mais difícil, tente obter referências dos empreiteiros que contratar e retirar algum historial daquilo que ele construiu, assim poderá sempre ter mais confiança.
    O meu desde que me disse que a publicidade dele era a satisfação dos clientes e da mensagem que estes passavam a outros potenciais clientes cativou-me e realmente nunca ouvi queixas sibre o trabalho do homem.
    Acabei por ter sorte, porque não fui eu que o escolhi, já era a escolha do promotor da casa.

Aqui na zona há um empreiteiro que tem deixado trabalho mal feito, portanto a esse já nem vou.
    Fazer uma casa moderna pode ser uma dificuldade para os empreiteiros ou é igual a uma casa tradicional? Basta seguir o projecto e o processo é o mesmo?
  11.  # 331

Colocado por: valtores

se não tiver projecto de execução, não diz em lado nenhum como se faz, como se executa, logo o empreiteiro faz como quiser (mal ou bem).
    se tiver projecto de execução, já terá que seguir tudo à risca, e se fizer mal só tem que partir e fazer de novo, porque tem um projecto de execução orçamentado e que tem que cumprir.

Ah, então vou ter mesmo que ter esse projecto de execução, não é obrigatório?
  12.  # 332

Colocado por: crism9539Ah, então vou ter mesmo que ter esse projecto de execução, não é obrigatório?

Não, não é obrigatório. Caso queira projecto de execução tem de abrir os cordões à bolsa! Olhe que para ser como deve, ainda custa uns «tostões».
  13.  # 333

Colocado por: maria rodrigues
    Não, não é obrigatório. Caso queira projecto de execução tem de abrir os cordões à bolsa! Olhe que para ser como deve, ainda custa uns «tostões».

É sempre a gastar...
  14.  # 334

Crism

Permita-me uma frase à empreiteiro:

-Há 30 anos que vejo fazer assim e SEMPRE deu problemas!

Neste momento a sua ânsia de atingir um objetivo tolda-lhe a vista, é normal e aceitável que você não perceba nada de construção, nem de todo o processo que a precede.
    Antes de avançar seja para o que for (projeto ou construção) dedique um pouco de tempo a perceber como funcionam as coisas.
    Quais as suas responsabilidades, e a quem pode e deve pedir responsabilidades.
    Como funcionam realmente as coisas e quais os preços aceitáveis para cada uma delas.

P.S.
    Levantamento topográfico nesta zona consegue por 250 a 300€ já georreferenciado e assinado caso seja necessária a retificação de áreas.
  15.  # 335

Colocado por: crism9539Ah, então vou ter mesmo que ter esse projecto de execução, não é obrigatório?

não... para a camara basta o licenciamento (planta, alçados, memoria descritiva, etc), e especialidades.
    Mas lá não consta nada sobre como fazer a casa em termos técnicos, acabamentos, etc... Por isso depois o empreiteiro faz como quer, ou como você lhe disser para fazer (incluindo soluções técnicas, como executar, etc). Por isso você pode ter para um projecto de licenciamento preços de empreiteiros bastante dispares. Com um projecto de execução consegue que todos respondam aos mesmos materiais e técnicas.
    Basta um ter em atenção impermeabilizações, etc, e outro nem as fazer, para haver logo diferença de preço. E depois dizemos logo "ah o X quer-me levar mais 4.000€, o ladrão!". Mas secalhar vale a pena.
    Não deixe de fazer projecto de execução.
    Pode custar entre 1000 a 3000 euros, este projecto (valores que me deram quando andei a consultar arqs).
  16.  # 336

Crism

Cuidados que deve ter:

Ter a certeza que é possível a construção pretendida no terreno em causa.
    Verificar se as áreas registadas correspondem à realidade, se não for o dono do terreno deve fazer a retificação.
    Contratar uma equipa de projeto que lhe ofereça garantias a um preço justo. Atenção que a equipa não é constituída somente por um arq e um eng, é obrigatório haver mais gente.
    Definir ao máximo em fase de projeto (mesmo que não tenha projeto de execução) os materiais e técnicas construtivas que irão ser empregues na obra.
    Contratar um responsável pela Fiscalização e Coordenação de segurança que não tenha relações com a equipa de projeto nem com o empreiteiro. Antes de pedir orçamentos o fiscal deve rever o projeto de forma a fazer mais uma triagem a eventuais falhas ou indefinições que possam por em causa uma eficiente fiscalização. Esta é uma etapa das mais importantes até pelas novas responsabilidades que a partir do próximo mês vão ser imputadas aos Donos de obra.
    Pedir 3 ou 4 orçamentos a empresas que lhe possam dar referências credíveis, da qualidade do trabalho que têm desenvolvido.
    Adjudicar a ou as empreitadas sempre com contratos e no mínimo um caderno de encargos adequado à obra.
    Iniciar a construção sempre com fiscalização permanente e exigindo do fiscal que cumpra a função para que foi contratado.

MUITO IMPORTANTE
    Rezar todos os dias aos seus santinhos de devoção para que as coisas corram bem!

Será que isto é caro e não está ao alcance de qualquer um?
    Garanto-lhe que não!
    Com os 5.000€ consegue tudo isto e não precisa de procurar muito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 337

Colocado por: zedasilvaContratar uma equipa de projeto que lhe ofereça garantias a um preço justo. Atenção que a equipa não é constituída somente por um arq e um eng, é obrigatório haver mais gente.
    Definir ao máximo em fase de projeto (mesmo que não tenha projeto de execução) os materiais e técnicas construtivas que irão ser empregues na obra.
    Contratar um responsável pela Fiscalização e Coordenação de segurança que não tenha relações com a equipa de projeto nem com o empreiteiro. Antes de pedir orçamentos o fiscal deve rever o projeto de forma a fazer mais uma triagem a eventuais falhas ou indefinições que possam por em causa uma eficiente fiscalização

Colocado por: zedasilvaIniciar a construção sempre com fiscalização permanente e exigindo do fiscal que cumpra a função para que foi contratado.

Garantir isto tudo por 5000€.... aqui não dá. esses valores é somente para projecto e a Fiscalização vai mamar umas minis e uns caracois com o empreiteiro geral... 1X/mês.

( Valores + IVA)
  18.  # 338

Pedro

3250 € + iva para projeto consegue-se um projeto modesto com o mínimo de qualidade já com uma espécie de caderno de encargos.
    1000 € para fiscalização e coordenação de segurança com 2 visitas mensais.

Tudo 5000€
  19.  # 339

Colocado por: zedasilvaPedro

3250 € + iva para projeto consegue-se um projeto modesto com o mínimo de qualidade já com uma espécie de caderno de encargos.
    1000 € para fiscalização e coordenação de segurança com 2 visitas mensais.

Tudo 5000€

Não sei como a fiscalização funciona, mas como pode um fiscal, fiscalizar com apenas 2 visitas mensais? No meio dessas 2 visitas muita coisa se irá passar sem o fiscal conseguir ver.
    Claro que é sempre melhor 2 que nenhuma, mas...
  20.  # 340

Pois aqui um projecto até 150m2, modesto, simples, não faço por menos de 3500€ + IVA. ( Sem lev. top, portanto é somar em media 250€)

1000€+ IVA para 10 a 12 meses de DFO... é muitissimo pouco, pelo menos para mim. Aqui não existe volume de obras para conciliar uma deslocação num calendário de rotação por diversas obras...
    Pelo que é de considerar sempre no mínimo, 150€/visita. o que daria ( fazendo as duas vistas/Mês), 300€/mês, cerca de 3000 a 3600€ + IVA. È este o valor que a minha empresa tem de cobrar.
    NOTA: Tempo de deslocação, viatura e despesas associadas, tempo em obra e tempo em gabinete, com os custos associados e os impostos devidos), vai dar cerca de 50€/hora brutos + IVA e média... mas como se demora sempre mais tempo... realisticamente estamos a falar de 30 a 40€/hora brutos + IVA.... A minha empresa tem afixado uma tabel de preços no qual informa que o preço hora para técnico superior é cobrado a 45€ + IVA.( trabalho em gabinete)

Estas são as minhas contas...

PS: O ideal será 1X/ semana, eventualmente 2Xsemana nas alturas mais criticas... depois há semanas que pode até nem haver necessidade de ir, Existem sempre períodos "mortos"

0.0656 seg. NEW