Colocado por: crism9539
Ou obrigo o dono da obra a contratar alguém, ou por livre vontade não me parece contratem.
Colocado por: crism9539Ou obrigo o dono da obra a contratar alguém, ou por livre vontade não me parece contratem.
Colocado por: Rodri12
O dono da obra é você ;)
Queria dizer o empreiteiro ;) mas se a obrigação de contratar é minha, tenho que saber quem faz essa fiscalização e de preferência que não seja conhecido do empreiteiro...
A intenção é essa ;)
Mais uma despesa...
Colocado por: crism9539Eu podia optar pelo mais fácil, comprar uma casa já feita (antiga e a precisar de remodelações) o que ia aumentar em muito o valor que pagaria pela casa.
Mas pensando nos 120mil€ que falaram para a construção, até que ponto compensa comprar uma casa com anos, a precisar de mudar muitas coisas?!
Já fiz contas e mesmo que o valor da construção seja mais elevada, uma casa nova é sempre uma casa nova.
Optar pelo mais difícil é um desafio...
Colocado por: crism9539Pelo menos o arquitecto diz que faz o acompanhamento na obra...a partida têm que seguir a risca o que está previsto, senão depois quem é o responsável se acontecer algo de errado?
Não tem necessariamente que ser mais difícil, tente obter referências dos empreiteiros que contratar e retirar algum historial daquilo que ele construiu, assim poderá sempre ter mais confiança.
O meu desde que me disse que a publicidade dele era a satisfação dos clientes e da mensagem que estes passavam a outros potenciais clientes cativou-me e realmente nunca ouvi queixas sibre o trabalho do homem.
Acabei por ter sorte, porque não fui eu que o escolhi, já era a escolha do promotor da casa.
Colocado por: valtores
se não tiver projecto de execução, não diz em lado nenhum como se faz, como se executa, logo o empreiteiro faz como quiser (mal ou bem).
se tiver projecto de execução, já terá que seguir tudo à risca, e se fizer mal só tem que partir e fazer de novo, porque tem um projecto de execução orçamentado e que tem que cumprir.
Colocado por: crism9539Ah, então vou ter mesmo que ter esse projecto de execução, não é obrigatório?
Colocado por: maria rodrigues
Não, não é obrigatório. Caso queira projecto de execução tem de abrir os cordões à bolsa! Olhe que para ser como deve, ainda custa uns «tostões».
Colocado por: crism9539Ah, então vou ter mesmo que ter esse projecto de execução, não é obrigatório?
Colocado por: zedasilvaContratar uma equipa de projeto que lhe ofereça garantias a um preço justo. Atenção que a equipa não é constituída somente por um arq e um eng, é obrigatório haver mais gente.
Definir ao máximo em fase de projeto (mesmo que não tenha projeto de execução) os materiais e técnicas construtivas que irão ser empregues na obra.
Contratar um responsável pela Fiscalização e Coordenação de segurança que não tenha relações com a equipa de projeto nem com o empreiteiro. Antes de pedir orçamentos o fiscal deve rever o projeto de forma a fazer mais uma triagem a eventuais falhas ou indefinições que possam por em causa uma eficiente fiscalização
Colocado por: zedasilvaIniciar a construção sempre com fiscalização permanente e exigindo do fiscal que cumpra a função para que foi contratado.
Colocado por: zedasilvaPedro
3250 € + iva para projeto consegue-se um projeto modesto com o mínimo de qualidade já com uma espécie de caderno de encargos.
1000 € para fiscalização e coordenação de segurança com 2 visitas mensais.
Tudo 5000€