Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: linda31entre fachadas

Estas zonas muito estreitas e com empenas altas são locais que geram habitualmente patologias associadas à falta

Colocado por: linda31Ele disse me que podia encostar se a moradia fosse rés do chão, em caso de ter 1º andar teria de deixar 1,5m

Estranho, conceito/ regra urbanística...

sinceramente há qq coisa aqui mal contada, explicada.

Boa sorte, arranje mas é um Arquitecto para lhe fazer o projecto da casa ( e não um técnico que arranja um arquitecto para assinar o projecto), senão é mais um copy/ paste doutro qq projecto sem lhe valorizar a vivência dos espaços interiores/ exteriores.

Se não comprar a banheira de hidromassagem, dá para pagar ao arquitecto e aos engenheiros das diversas especialidades.
  2.  # 462

Colocado por: Pedro Barradas
    Estas zonas muito estreitas e com empenas altas são locais que geram habitualmente patologias associadas à falta

Estranho, conceito/ regra urbanística...

sinceramente há qq coisa aqui mal contada, explicada.

Boa sorte, arranje mas é um Arquitecto para lhe fazer o projecto da casa ( e não um técnico que arranja um arquitecto para assinar o projecto), senão é mais um copy/ paste doutro qq projecto sem lhe valorizar a vivência dos espaços interiores/ exteriores.

Se não comprar a banheira de hidromassagem, dá para pagar ao arquitecto e aos engenheiros das diversas especialidades.

Concordo, há muitas casas que parecem mesmo cópias umas das outras.

Quais as principais diferenças entre projectista, eng tecnico e arquitecto?
  3.  # 463

Pedro Barradas, se faz favor, não faça confusão,

Colocado por: Pedro BarradasColocado por: linda31Ele disse me que podia encostar se a moradia fosse rés do chão, em caso de ter 1º andar teria de deixar 1,5m

Não sou eu que digo isso.

eu penso como você,

Colocado por: Pedro Barradas1.50m entre edificios, é criar um mar de problemas
  4.  # 464

Linda foi a citação que ficou mal. nem reparei.
    quem escreveu aquilo foi o crism...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: linda31
  5.  # 465

Colocado por: crism9539Quais as principais diferenças entre projectista, eng tecnico e arquitecto?

um faz desenhos e pronto. você dá-lhe uma planta, e ele faz em auto-cad igual.
    outro faz os projectos de especialidades (termico, acustico, cálculos de estabilidade, etc etc...)
    o outro sabe desenhar e projectar casas, tendo em conta todas as circunstâncias e condicionantes do terreno e do cliente.

não deixe o seu projecto nas mãos de um senhor que só faz desenhos no paint autocad.
    Concordam com este comentário: Casaperfeita
  6.  # 466

Colocado por: crism9539<
    Já fui a vários profissionais, tanto da construção como arquitectos, projetistas etc vocês não concordam com nada, nem com os preços, nem com as informações...

É complicado.
    Cmps!

https://www.youtube.com/watch?v=f_KdPgIVuH4&hd=1
  7.  # 467

Colocado por: valtores

um faz desenhos e pronto. você dá-lhe uma planta, e ele faz em auto-cad igual.
    outro faz os projectos de especialidades (termico, acustico, cálculos de estabilidade, etc etc...)
    o outro sabe desenhar e projectar casas, tendo em conta todas as circunstâncias e condicionantes do terreno e do cliente.

não deixe o seu projecto nas mãos de um senhor que só faz desenhos nopaintautocad.

Sem dúvida então que um arquitecto será a pessoa mais indicada para fazer o projecto.
    Talvez seja melhor pagar um pouco mais, mas ter um projecto feito para nós e não mais um projecto como tantos outros. Obrigada
  8.  # 468

Quanto tempo em média leva um arquitecto a tratar de todo o projecto?
  9.  # 469

O tempo depende de alguns fatores e um deles é a cris, mas conte com alguns meses para ter tudo tratado.

Aproveito para chamar a atenção que ter um projecto copiado por outro sem a devida autorização do autor é crime e pode ser punido como tal. Além disso o projecto não tem de ser uma réplica perfeita, basta ter indícios de contrafação.

Não vá arranjar um técnico que lhe copie um projecto e depois arranjar problemas.

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  10.  # 470

Colocado por: doisarquitectosO tempo depende de alguns fatores e um deles é a cris, mas conte com alguns meses para ter tudo tratado.

Aproveito para chamar a atenção que ter um projecto copiado por outro sem a devida autorização do autor é crime e pode ser punido como tal. Além disso o projecto não tem de ser uma réplica perfeita, basta ter indícios de contrafação.

Não vá arranjar um técnico que lhe copie um projecto e depois arranjar problemas.

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

Existem casas muitos parecidas, mas também não conheço nenhum caso em que isso tenha acontecido. Já era mau demais...
  11.  # 471

Colocado por: crism9539Quanto tempo em média leva um arquitecto a tratar de todo o projecto?

pelo que tenho visto:
    60 dias o estudo prévio
    90 dias especialidades e projecto de licenciamento
    o projecto de execução que é feito durante o tempo que o projecto está na camara, é capaz de demorar uns 3 ou 4 meses (aproveita que a camara demora este tempo para aprovar)
  12.  # 472

Colocado por: crism9539Então o homem já fez e continua a fazer muitas casas ilegais por esse ponto de vista. Conheço um casal que está a fazer casa aqui perto feita por ele também sem essa distância.
    E isto não é de agora pelos vistos...como já vos tinha dito a casa dos meus pais tem 13 anos e está encostada a do vizinho.

não era isso que eu queria dizer...acontece que a distância entre edificios pode estar regulada em vários documentos e no mesmo concelho pode haver zonas em que se permita construir por exemplo moradias em banda (encostadas) ou geminadas (pareadas) ou isoladas...por vezes e dependendo do instrumento urbanistico que está a ser aplicado pode ter num terreno a obrigatoriedade de afastar 3 metros, por exemplo e no terreno ao lado poder encostar a um lado e na mesma rua ter um terreno que pode encostar aos dois lados...por isso lhe dizia que confirmasse bem com quem de direito (a CM será a melhor opção) e se possivel faça a compra do terreno com vinculação a um PIP, como creio que foi o Valtores que sugeriu...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, Alex Pereira
  13.  # 473

Tirando o Código civil que neste caso do urbanismo apenas serve para resolver litígios, qual o regulamento que permite afastamentos de 1,5m?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, doisarquitectos
  14.  # 474

"Rafael Fortes"
    Então acredita que talvez seja possível o afastamento de 1,5m...
    Tenho mesmo que confirmar na câmara estes afastamentos
    • FFF
    • 30 junho 2015

# 475

Voltando ao início....

Colocado por: FFFAqui vai o que eu faria (e fiz, no meu caso) antes de comprar:
    - Pedir ao vendedor uma certidão permanente (certidão de teor, passada pelo Registo Predial) - aqui pode verificar quem é o atual proprietário, se tem algum ónus (hipotecas, reservas, etc.), bem como verificar confrontações, se já está registado em metros quadrados ou se ainda está em avos, como uma parcela de um prédio maior;
    - Pedir a caderneta predial - aqui pode verificar o registo dessa propriedade nas finanças;
    - Reunir com o departamento de urbanismo da Câmara Municipal - para perceber o que pode ser construído nesse lote.

Por fim, havendo dúvidas sobre dimensões do terreno, depois de perceber as confrontações no primeiro e último pontos acima, talvez fosse de pagar a um topógrafo (os tais 150€) para fazer um levantamento topográfico do terreno. Com isso consegue validar a real dimensão do terreno, o que até pode ajudar na negociação do valor do terreno, para além de ficar já com esse levantamento para passar ao arquiteto quando for arrancar com o projeto.

Acho importante dar os vários passos necessários, na sequência certa, para avançar com segurança. Somos todos sérios, mas a verdade é que existem opiniões e considerações erradas, independentemente da boa fé de quem as dá. Se há forma de falar com quem é responsável por um determinado aspeto (neste caso os afastamentos), para quê arriscar e confiar nas opiniões de outros, que de nada servem caso haja um problema no futuro?
  15.  # 476

Colocado por: FFFVoltando ao início....

Acho importante dar os vários passos necessários, na sequência certa, para avançar com segurança. Somos todos sérios, mas a verdade é que existem opiniões e considerações erradas, independentemente da boa fé de quem as dá. Se há forma de falar com quem é responsável por um determinado aspeto (neste caso os afastamentos), para quê arriscar e confiar nas opiniões de outros, que de nada servem caso haja um problema no futuro?

Obrigada ;)
    Ainda esta semana irei passar na câmara para que me esclareçam esta história dos afastamentos.
  16.  # 477

Colocado por: crism9539Obrigada ;)
    Ainda esta semana irei passar na câmara para que me esclareçam esta história dos afastamentos.

Depois, partícipe esse esclarecimentos dos afastamentos.
  17.  # 478

Sim. Acredito que tudo é possível, só estava a alerta lá para ter a decisão fundamentada para não ter surpresas
    ...
    Concordam com este comentário: crism9539
  18.  # 479

Colocado por: crism9539Ainda esta semana irei passar na câmara para que me esclareçam esta história dos afastamentos.

Já tem os esclaracimentos dos afastamentos ?

0.0893 seg. NEW