Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Pedro Barradas

Isso é impossivel. O homem não sabe fazer contas.

Impossível?! Está a dizer me que o homem enganou me? Então adianto que tenho um familiar que fez uma casa, com cerca de 200m2 à pouco mais de 2 anos, contratou outro construtor (não é o mesmo a quem eu fui falar) e fez a casa chave na mão por menos de 100mil€. Se calhar não é o único a não saber fazer contas...eu não sei quais os valores do mercado, mas comparando a informação que eu tive com o custo da obra do meu familiar que contratou outro construtor, os valores rondam o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cinderela, A&J
  2.  # 162

Colocado por: valtoresconte com tudo (acabamentos, vidros, etc), com 750 a 850 euros por m2 de area bruta (area util + 20%), como já disseram acima.
    não vale a pena pensar que se consegue depois muito mais barato do que se consegue com obra chave na mão. Talvez poupe alguma coisa, mas são pós, e não vai baixar significativamente o valor final. Eu falo por mim que tambem achei que ia poupar imenso com sub-empreitadas, e afinal acabo por dar tudo ao empreiteiro que faz melhor preço e dá garantias (excepção para carpintarias e ETICS).
    Ter tambem em conta que com sub-empreitadas tudo vai andar mais devagar e vai dar muito trabalho.
    Ter tambem em conta que se alguem fizer porcaria, vai provavelmente dizer que está assim porque o trabalho anterior estava mal e a culpa não é dele.

Concordo com a sua opinião, talvez deixar os acabamentos por nossa conta não fiquem muito mais baratos que feitos pelo construtor, mas a mão de obra seria dinheiro poupado...é uma questão de irmos fazendo contas e quando tivermos o projecto, pedir orçamentos para casa com e sem acabamentos ;)
  3.  # 163

olhe que muitos dos que pensavam que conseguiam esses preços milagrosos, ou desapareceram e não vieram cá contar a história, ou deixaram a obra a meio por falta de recursos.
    200m2 por menos de 100.000 ou é mentira, ou o construtor perdeu dinheiro (ou a casa tem tudo para durar 5 ou 10 anos e depois ser uma fonte de problemas por falta de qualidade).
    O Pedro Barradas e outros que estão a opinar sobre valores, têm razão naquilo que dizem.
    No final conte com pelo menos 750 euros por m2, e sem qualquer luxo ou materiais mais caros (aí é sempre a subir para 800, 900, 1000 e/m2 e por aí acima...). Se o plafond não chega a este valor... cuidado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 164

A obra é em que distrito?

Não me diga que vocês são da zona dos 500€/m2!!!? ( já lemos aqui no forum relatos destes.. mas nunca houve demonstração e prova desses valores)

Mesmo a 500€/m2, é pouco os 150€/m2 para essa fase, Então e alguns isolamentos e impermeabilizações tem de estar colocados, esgotos e algumas tubagens doutras especialidades também. O estuques e rebocos idem.
    acabamentos, para mim são, caixilhos, carpintarias, revestimentos cerâmicos e pinturas... nas epsecialidade os sanitarios e respectivos aparelhos de manobra, os enfiamentos de cabos, e equipamentos, a Cozinha...,

Aqui no alentejo interior... não se arranja menos de 600€/m2 + IVA = cerca de 730€/m2... com acabamentos somente até 12€/m2...
  5.  # 165

Colocado por: valtoresolhe que muitos dos que pensavam que conseguiam esses preços milagrosos, ou desapareceram e não vieram cá contar a história, ou deixaram a obra a meio por falta de recursos.
    200m2 por menos de 100.000 ou é mentira, ou o construtor perdeu dinheiro (ou a casa tem tudo para durar 5 ou 10 anos e depois ser uma fonte de problemas por falta de qualidade).
    O Pedro Barradas e outros que estão a opinar sobre valores, têm razão naquilo que dizem.
    No final conte com pelo menos 750 euros por m2, e sem qualquer luxo ou materiais mais caros (aí é sempre a subir para 800, 900, 1000 e/m2 e por aí acima...). Se o plafond não chega a este valor... cuidado.

É assim, a minha familiar é bastante próxima e sempre me deu uma ideia dos valores que pagou etc. e agora também me alerta para algumas coisas que inicialmente ela também não sabia. Não tinha motivo algum para nos mentir, mas também não posso garantir nada.
    A casa está muito bonita sem dúvida, não tem acabamentos de luxo, é uma casa tradicional (não sei se os valores serão mais baixos para estes tipos de casa).
    Por isso estamos nesta procura de preços e ajuda para não avançarmos sem ter noção dos valores que teremos de gastar.
    Mas o outro construtor com quem falei, disse nos esse valor. Se é pouco ou não, não sei, mas amanhã iremos pedir valores a outro para pudermos comparar..
  6.  # 166

Colocado por: Pedro BarradasA obra é em que distrito?

Não me diga que vocês são da zona dos 500€/m2!!!? ( já lemos aqui no forum relatos destes.. mas nunca houve demonstração e prova desses valores)

Mesmo a 500€/m2, é pouco os 150€/m2 para essa fase, Então e alguns isolamentos e impermeabilizações tem de estar colocados, esgotos e algumas tubagens doutras especialidades também. O estuques e rebocos idem.
    acabamentos, para mim são, caixilhos, carpintarias, revestimentos cerâmicos e pinturas... nas epsecialidade os sanitarios e respectivos aparelhos de manobra, os enfiamentos de cabos, e equipamentos, a Cozinha...,

Aqui no alentejo interior... não se arranja menos de 600€/m2 + IVA = cerca de 730€/m2... com acabamentos somente até 12€/m2...

Distrito de Aveiro
    Pois não sei os casos que já apareceram por aqui, eu estou a dar vos a informação que recebi, e se avançar com este projecto venho cá dizer vos se foi ou não possível, atenção eu não estou a garantir nada porque não sei os preços praticados...Toda a informação que tenho, foi me dada por quem já fez casa a pouco tempo e por um construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A&J
  7.  # 167

para ter esses preços, a ser verdade, a qualidade (mesmo em termos de estrutura, isolamentos, impermeabilizações, etc), tem que estar muito abaixo do aceitável... mas isso também já é habitual. depois vem os salitres e as casas frias e humidas, e afins. Mas ficou o aviso de quem por cá anda. acima de tudo boa sorte, e que tudo corra bem se avançar.
    • m.arq
    • 24 junho 2015 editado

# 168

8.  # 169

Nós tínhamos e temos duas opções em mente, ou construir uma casa assim dentro das medidas que já descrevi, ou renovar uma moradia que há aqui a venda numa zona que também nos agrada. Mas é uma casa com muitos anos, só tem 1 wc, 3 quartos, 1 cozinha pequena e 1 sala. Depois tem uma cave com a medida de toda a casa. Não tem garagens nem muito espaço físico para ter um mini jardim.
    Teria de renovar a cozinha (desde azulejos, a armários) os wc's, transformar a cave em garagens, trocar os portões e gradeamento, pintar a casa por fora...ou seja tornar o velho em novo. Mas depois de saber os preços da construção, ficamos tentados arriscar, entre estas duas opções por uma teremos de optar.
  9.  # 170

10.  # 171

Colocado por: valtorespara ter esses preços, a ser verdade, a qualidade (mesmo em termos de estrutura, isolamentos, impermeabilizações, etc), tem que estar muito abaixo do aceitável... mas isso também já é habitual. depois vem os salitres e as casas frias e humidas, e afins. Mas ficou o aviso de quem por cá anda. acima de tudo boa sorte, e que tudo corra bem se avançar.

Concordo que é demasiado barato para ficar um trabalho 100%, mas cada vez mais as pessoas recorrem ao mais barato para gastar o menos possível. No isolamento é daquelas coisas que é preferível gastar um pouco mais do que mais tarde ter problemas.
    Se avançar venho cá dar notícias ;)
    Agradeço a todos as opiniões
    Concordam com este comentário: A&J
  11.  # 172

Qual o tempo (médio) para construção de uma moradia?
  12.  # 173

As minhas tem andado nos 12 meses... A maior parte em 9/ 10meses, mas derrapa sempre ;)
  13.  # 174

Colocado por: Pedro BarradasAs minhas tem andado nos 12 meses... A maior parte em 9/ 10meses, mas derrapa sempre ;)

Esse tempo pronta a habitar certo?
  14.  # 175

Colocado por: A&J

Se assim for por favor diga-me quem é esse sr. que acaba de ganhar mais uma obra... :) Acho que 150€/m2 para a estrutura e cobertura é um bocadinho baixo, mas se ele é da vossa confiança acho que devem avançar... É um bom preço. :)

se a estrutura for só betão sem cobertura (telha ou outro qualquer), paredes e tal foi +/- o que paguei! imaginando, 150€/m2 x 300m2 = 45.000€... não é muito diferente... e para não dizer que na zona de aveiro... acho que se arranja melhores valores que na zona de Lisboa!
  15.  # 176

a casa do Rodri não foi muito diferente desses valores... e ele está ca para contar a historia!!! :)
  16.  # 177

Colocado por: sergyioa casa do Rodri não foi muito diferente desses valores... e ele está ca para contar a historia!!! :)

ehehe não me meta ao barulho!!! lol

A minha teve umas condicionantes diferentes, é germinada. No entanto, por uma casa com 200m2 habitáveis, mais 80m2 de exteriores paguei 120000€, com valores para acabamentos bem razoáveis incluídos, e cozinha incluída. E 2 empresas ainda tiveram que ter lucro com a casa, a vendedora e o empreiteiro ;)

P.S.: Mas como todos sabem é para vir abaixo em pouco tempo, aliás já deveria ter vindo abaixo.

P.S.(2): Já aqui coloquei exemplos de que estes preços aqui na terrinha não são milagrosos mas sim os "normais".
  17.  # 178

Colocado por: Rodri12

ehehe não me meta ao barulho!!! lol

A minha teve umas condicionantes diferentes, é germinada. No entanto, por uma casa com 200m2 habitáveis, mais 80m2 de exteriores paguei 120000€, com valores para acabamentos bem razoáveis incluídos, e cozinha incluída. E 2 empresas ainda tiveram que ter lucro com a casa, a vendedora e o empreiteiro ;)

P.S.: Mas como todos sabem é para vir abaixo em pouco tempo, aliás já deveria ter vindo abaixo.

P.S.(2): Já aqui coloquei exemplos de que estes preços aqui na terrinha não são milagrosos mas sim os "normais".

e o terreno já estava incluido nesses 120.000€? 200m2 habitaveis? quanto é em bruto?
  18.  # 179

Colocado por: sergyio

e o terreno já estava incluido nesses 120.000€? 200m2 habitaveis? quanto é em bruto?

Sim com terreno incluído, os 120.000€ foi chave na mão, as medidas são:

Área do Lote: 229.90m2
    Área de implantação: 132.82m2

Áreas dos cómodos:
    Garagem: 29.69m2
    Distribuição: 19.49m2
    Dispensa/Lavandaria: 6.12m2
    Cozinha: 23.50m2
    Sanitário1: 7.01m2
    Sanitário2: 4.81m2
    Sanitário3: 5.71m2
    Escritório: 14.49m2
    Arrumos: 4.61m2
    Sala: 42.73m2
    Quarto1: 13.60m2
    Quarto2: 14.11m2
    Quarto3: 15.36m2
    Total: 201.23m2

Incluído na casa:
    Móveis Cozinha
    WC's completos (20€/m2 para tijoleiras + 800€ para loiças)
    Portão da garagem automático.
    Tapete de relva, mais Oliveira na frente da casa
    Recuperador de calor (Chami C-60 Plus)
    Painéis solares (MaxiRoca)
    Escolha do chão para toda a casa 20€/m2

Para além dos 120000€ paguei eletrodomésticos, 250€ para colocar focos em LED e decoração.
  19.  # 180

Eu apanhei numa casa que só tinha construida a estrutura (paredes, vigas, sapatas, cantarias e pouco mais), pavimento exterior, muros exteriores e garagem. Só em:

pavimentos
    carpintarias
    canalizações
    sistema elétrico
    cozinha
    isolamento
    estuque
    pintura
    caixilharia
    casas-de-banho (duas)
    Aquecimento central com recuperador de calor a água
    Cobertura (telhado de telha lusa com vigas de aço leva, roofmate e sub-telha)

Passou dos 650€/m2 (IVA incluido)

Desconheço o preço que custou o que já estava construido (estrutura, pavimento exterior, muros exteriores e garagem), preço do terreno, licenças à câmara, puxadas de água e luz e honorários de arquitectos e engenheiro.

Os valores que apresentam aqui para tudo (incluindo IVA, taxas e taxinha) são completamente absurdos. 500€/m2? Impossível.
    Mesmo por 750€/m2 já só consegue um casa com qualidade mediocre.

Menos de 850€/m2 (IVA incluido) é um valor irrealista para uma casa com um minimo de qualidade. Eu nunca faria contas a menos de 900€/m2 se tivesse um terreno e quissesse lá construir uma casa de raíz.

0.0520 seg. NEW