Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    como se tem portado as vossas casas com esta 'vaga' de calor?

    a minha há 1 semana ainda andava nos 22º.. mas dia a dia foi pros 23,24,25,26,27 e agora 28

    não tenho qq tipo de sistema de arrefecimento, só um ac portatil que tenho ligado no quarto que baixa a temp do quarto de 28 para 24 e que desligo qdo me deito sendo que a temperatura rapidamente volta a subir pros 27-28º... este quarto tem sol desde que o sal nasce ate lá pras 15h e fica sempre fechado com estores para baixo durante o dia

    o lado da casa que só apanha sol ao final da tarde, tb é mais facil de arrefecer pois é um lado mais ventoso e basta abrir uma janela um bocado que a temperatura baixa,
    um quarto desse lado acabei de conseguir baixar pra 25º enquanto que o meu se mantem nos 27º...

    houve alguns dias na semana passada que dormi com a janela aberta com rede mosquiteira para conseguir sentir algum vento e adormecer

    para quem não tem AC, como se arrefecem ? :)
    e para quem tem, quantas horas tem que estar ligados? e durante a noite deixam-vos dormir?
  2.  # 2

    questão interessante.
    é uma das razões pelo qual estou indeciso se ponho ar condicionado no quarto.
    se bem que o meu principal interesse é o aquecimento durante o inverno, esta altura do ano relembra-me que o calor também requer alguma atenção....
    Concordam com este comentário: thekillerpt
  3.  # 3

    Boa noite. A minha casa é recente, tem etics 8 cm e hoje atingiu os 24 graus. Tenho uma casa de construção tradicional com parede dupla mesmo aqui ao lado e há pouco a temperatura estava a 24,8. Em termos de performance parecem me ser duas soluções muito semelhantes. Tenho reparado que a temperatura tem vindo a subir cerca de meio grau por dia. O cuidado que tenho é ventilar naturalmente a casa sempre que a temperatura exterior é inferior à interior, o que normalmente só acontece depois das onze da noite.
    De dia mantenho as janelas fechadas.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, thekillerpt
  4.  # 4

    Ora a minha, classificada com classe energética B tem neste momento durante o dia no piso superior (quartos) uma temperatura a rondar os 23º/24º e também tem vindo a subir isto com os estores fechado durante a tarde (período de exposição solar desde as 14h até às 20h30), no piso inferior (lado norte soterrado, lado sul exposto ao sol a partir das 16h até essa hora a pala dos quartos faz sombra) a temperatura ronda os 18º/19º
    Embora os meus vidros e caixilharia não sejam grande pistola os estores de alumínio, acabam por reter grande parte do calor.

    Aqui fica a exposição solar da minha casa http://suncalc.net/#/41.388,-8.3098,15/2015.06.22/10:13 sendo que 2 quartos, sala e cozinha estão orientada em paralelo com a "R. de Fermil" que aparece neste mapa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
    • eu
    • 22 junho 2015

     # 5

    Por aqui, ETICS de 8 cm e também a casa já aqueceu... no piso inferior está a 24 graus, no piso superior 27 graus. Está na altura de ligar o AC...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  5.  # 6

    Colocado por: euPor aqui, ETICS de 8 cm e também a casa já aqueceu... no piso inferior está a 24 graus, no piso superior 27 graus. Está na altura de ligar o AC...


    E eu de pensar na colocação de um AC... Veremos qual será a melhor alternativa...
  6.  # 7

    Colocado por: thekillerptcomo se tem portado as vossas casas com esta 'vaga' de calor?

    a minha há 1 semana ainda andava nos 22º.. mas dia a dia foi pros 23,24,25,26,27 e agora 28

    não tenho qq tipo de sistema de arrefecimento, só um ac portatil que tenho ligado no quarto que baixa a temp do quarto de 28 para 24 e que desligo qdo me deito sendo que a temperatura rapidamente volta a subir pros 27-28º... este quarto tem sol desde que o sal nasce ate lá pras 15h e fica sempre fechado com estores para baixo durante o dia

    o lado da casa que só apanha sol ao final da tarde, tb é mais facil de arrefecer pois é um lado mais ventoso e basta abrir uma janela um bocado que a temperatura baixa,
    um quarto desse lado acabei de conseguir baixar pra 25º enquanto que o meu se mantem nos 27º...

    houve alguns dias na semana passada que dormi com a janela aberta com rede mosquiteira para conseguir sentir algum vento e adormecer

    para quem não tem AC, como se arrefecem ? :)
    e para quem tem, quantas horas tem que estar ligados? e durante a noite deixam-vos dormir?


    Em casa a temperatura foi aumentando gradualmente e está nos 26 graus, mesmo não tendo muitos cuidados (estores abertos e por vezes janelas oscilantes abertas).

    Quando sentimos o quarto quente ligamos o AC durante uns 30 minutos para retirar o calor e depois já se consegue dormir confortavelmente .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  7.  # 8

    Por aqui no interior (casa com tijolo simples e caixa de ar), caixilharia EM pvc vidro Isolar neutralux e placas sem isolamento térmico, atingiu esta noite os 28ºC..foi subindo dia para dia, mesmo tentando ventilar durante a noite.

    Não senti necessidade de ligar o AC ainda... mas hoje o tempo já vai arrefecer..neste momento tenho 19º no exterior e 26 no quarto mais virado a Sul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  8.  # 9

    eu com mais do que 25-26º no quarto já tenho dificuldades em dormir.. no resto da casa não incomoda muito
    foi preciso abrir o topic para realmente a temperatura baixar e haver algum vento na rua, já é suficiente para ter baixado as temperaturas para uns mais confortaveis 25-26º
    de qualquer das formas considerando a construção e idade de palhota já vi que não se porta muito mal
    • Nss
    • 22 junho 2015

     # 10

    Tenho construção estilo moderno, paredes com cx ar e isolamento de 6cm xps, alumínios com corte termico e vidros com control solar. A casa chegou a 25º e agora está com 23º.....mantive os estores fechados nos vãos com maior exposição solar e ventilava quando a temperatura exterior era inferior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
    • eu
    • 22 junho 2015

     # 11

    Aproveitem para ventilar esta noite, porque a noite está fresquinha...
    • r.v
    • 22 junho 2015

     # 12

    por aqui.fachada virada a sul, sol desde as 8h até as 20h, nunca passou dos 25.5º,la fora ainda ontem estava 37º. parede dupla com xps de 3cm,cobertura nao tem isolamento.esquadria pvc schuco com vidro duplo normal.e estores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  9.  # 13

    Tenho deixado os estores para baixo, abrindo cerca de um palmo para entrar alguma luz e os gatos poderem apanhar os seus banhos de sol, só este gesto deixa a casa mais fresca.

    Ao fim do dia tenho tido a sorte de alguma aragem e deixo as janelas abertas com os estores corridos (pois um dos gatos nao tem medo) e consigo alguma corrente de ar que refresca a casa, de resto recorro a duas ventoinhas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  10.  # 14

    Eu tenho paredes de tijolo dupla com espuma projectada de 3cm ,com aluminios com corte termico e estores com espuma e lã de rocha de 3cm mais esferovite de 3cm na placa do telhado !!a verdade ja reparei não estando a morar em casa estava 32graus la fora e dentro tinha 20 graus!penso que so o facto de estar tudo fechado nem è preciso demasiada isolação e manteve-se durante toda a noite com pouca variação!

    ja agora uma duvida,tendo eu uma caixa de ar de 1 metro de altura ja pensei em mandar projetar 2cm de espuma,sera que vale pena nessa laje?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
    • eu
    • 23 junho 2015

     # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Aqui.tipo de barraca, madeira..tipo de isolamento.nao sei..tipo de caixilharia,nao sei..35º la fora e dentro da barraca 21º com um ar fresquinho a sair de umas grelhas que estao no tecto

    Concordam com este comentário: JPN761, valtores
  11.  # 16

    Para quem não tem problemas com "correntes de ar" a velha ventoinha de tecto faz milagres ... quanto maiores forem as pás e menor a velocidade melhor.
  12.  # 17

    e só com uma ventoinha dessas consegue-se efectivamente baixar a temperatura?
    • eu
    • 24 junho 2015 editado

     # 18

    Colocado por: thekillerpte só com uma ventoinha dessas consegue-se efectivamente baixar a temperatura?

    A ventoinha não serve para baixar a temperatura, mas sim para ajudar a evaporar o suor. E isso sim, baixa a temperatura corporal.
  13.  # 19

    A minha durante a vaga de calor não passou dos 22º no piso inferior, o piso superior onde tenho um quarto e escritório a temperatura é um pouco mais elevada mas não sei quanto, este piso ainda não tem qualquer protecção solar exterior.
    A construção foi feita com parede dupla e isolamento.
  14.  # 20

    Colocado por: rnja4RealA minha durante a vaga de calor não passou dos 22º no piso inferior, o piso superior onde tenho um quarto e escritório a temperatura é um pouco mais elevada mas não sei quanto, este piso ainda não tem qualquer protecção solar exterior.
    A construção foi feita com parede dupla e isolamento.

    No seu caso tem o problema contrário :) Eu lá em casa se meto o AC abaixo dos 23º já tenho a rapaziada a queixar-se ...
 
0.0224 seg. NEW