Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tendo reparado no crescente número de discussões abertas no tópico à cerca do tempo quente que tem assolado o país, decidi abrir esta discussão para se poder debater também um pouco do assunto, não de uma forma específica, pois não se trata de uma situação ou caso em particular, mas sim de uma forma geral e abrangente.


    Creio que todos nós já interiorizamos alguns factos bastante importantes, porém muito provavelmente ainda existe alguma informação que das duas uma, ou não foi divulgada, ou não foi divulgada da melhor forma e a mensagem não passou.

    Como Portugal é um país do Ocidente e Sul da Europa, temos por isso umas temperaturas bastante agradáveis durante todo o ano, e no Inverno poderá haver uns dias com um frio "intenso", mas serão poucos em comparação com os dias de calor. Dessa forma, nós somos um povo que está habituado mais às temperaturas quentes, do que às temperaturas frias.
    Por essa razão, já está mais interiorizada a questão de "aquecer" no Inverno.

    No Inverno, como se pode comprovar por diversos tópicos aqui do fórum, existe uma procura para se conseguir o conforto adequado e para isso recorre-se tanto ao isolamento como à climatização. Essa procura tem levado a alguns relatos bem elaborados por parte dos utilizadores, com consumos de energia e níveis de conforto acima da média.
    Muito de tudo isto deve-se ao facto da tal questão de "aquecer" no Inverno estar mais enraizada.
    É por isso normal vermos relatos onde referem o sistema de climatização que possuem, e declaram os seus consumos, e também referem o sistema de isolamento que possuem, podendo assim "andar" de mãos dadas uma situação com a outra.


    No Verão, tudo aquilo que se passa no Inverno terá de acontecer também.
    E um dos erros mais comuns é a tal questão de que não se "arrefece" tão eficazmente como se "aquece", isto é, não existe tanta sensibilização para o "arrefecimento" como existe para o "aquecimento", se não vejamos:

    - No Inverno temos o aquecimento ligado durante algumas horas, maioritariamente durante o final da tarde início da noite, isto porque também adequamos à nossa vivência, uma vez que se "trabalha" durante o dia, não existiria a necessidade de aquecer o espaço, e também pelo facto de que a temperatura durante o dia não é tão fria como durante a noite.
    - No Verão queremos arrefecer quando estamos em casa também, porém essa não seria a melhor opção uma vez que a habitação vai aquecer durante as horas do dia, e a temperatura irá subir inevitavelmente. Assim como no Inverno aquecemos durante as horas mais frias, no Verão deveríamos arrefecer durante as horas mais quentes, pois assim as temperaturas no interior nunca subiriam em demasia. Como à noite as temperaturas descem sempre, fazendo uma adequada gestão do "arrefecimento" durante o dia e durante a noite, garantiríamos que a casa se mantinha com temperaturas sempre agradáveis.

    Resumindo:

    - No Inverno as pessoas não deixam a temperatura da habitação descer de tal forma que depois para obter uma temperatura de conforto torna-se muito mais difícil, mais dispendioso também. Controlam minimamente de modo a garantirem o conforto adequado.
    - No Verão isso ainda não está totalmente "assimilado". E por vezes a habitação chega a temperaturas muito altas que depois para obter uma temperatura de conforto torna-se muito mais difícil, mais dispendioso também (esta repetição foi de propósito).



    O isolamento aquilo que irá fazer é muito simples:

    - Dificultar as trocas de energias entre o interior e o exterior.
    Trocando isto por miúdos, independentemente se no exterior está frio ou calor, o isolamento vai "impedir" que esse frio ou calor "entre" na habitação de uma forma "fácil", da mesma forma que independentemente se no interior está frio ou calor, o isolamento vai "impedir" que esse frio ou calor "saia" da habitação de uma forma fácil, transpondo isto para o inverno e para o verão:

    Inverno:
    Exterior frio
    Interior quente
    O isolamento vai dificultar que o frio do exterior entre e que o quente do interior saia

    Verão:
    Exterior quente
    Interior frio
    O isolamento vai dificultar que o quente do exterior entre e que o frio do interior saia



    Porém por muito isolamento que uma habitação possua, este não substitui a necessidade de climatização.
    O isolamento vai reduzir a necessidade de climatização, porém não a substitui.



    Deixo em aberto qualquer tipo de consideração a mais que queiram fazer, de modo a que este assunto seja cada vez mais interiorizado por todos nós.



    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Concordam com este comentário: jorgealves, A&J
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  2.  # 2

    Em relação ao Verão, o problema é quando temos edificios com grandes áreas envidraçadas, com exposição solar inadequada, e /ou com pálas de sombreamento mal dimensionadas, e/ou sem dispositivos de protecção solar.

    Não esquecer a componente de ventilação, muito importante também.
  3.  # 3

    Colocado por: fernandoFerreiraEm relação ao Verão, o problema é quando temos edificios com grandes áreas envidraçadas, com exposição solar inadequada, e /ou com pálas de sombreamento mal dimensionadas, e/ou sem dispositivos de protecção solar.

    Não esquecer a componente de ventilação, muito importante também.


    Claro que sim.
    De extrema importância, e se fizermos mais uma vez a analogia Inverno vs Verão veremos que:

    - No Inverno, como é óbvio, faz-se a ventilação mais durante o dia, pois apesar de as temperaturas estarem baixas, são sempre melhores.
    - No Verão, vemos muitas vezes, durante o dia, as janelas e portas e tudo aberto para fazer "corrente de ar". Porém esse ar é quente, e mais uma vez os procedimentos estão errados. E isto é também pela razão de que à noite, salvo certas excepções, as pessoas "fecham" as janelas também por causa da segurança, e doutras questões que para esta discussão não tem grande valor.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Apenas um correcção, se me permite, o frio não entra, o calor é que sai.
    O fluxo de energia é sempre do valor mais alto para o valor mais baixo.

    Relativamente ao desempenho energético, felizmente as "coisas" já estão a mudar para melhor. Antes da existência de regulamentação térmica era bem pior. Com a atual legislação já existe alguma imposição em novas construções para valores necessários de desempenho energético e segundo sei na nova legislação em preparação ainda vai ser maior a exigência.

    É evidente que no conforto interior (verão ou inverno) o ideal além de um sistema de climatização (aquecimento/arrefecimento) seria complementar antes com medidas, chamemos preventivas tais como isolamento de paredes, isolamento de telhados, melhor caixilharia, etc. no entanto tudo isto tem custos o que em Portugal cria um obstáculo devido ao nosso poder de compra.

    Por outro lado o próprio governo demora a implementar medidas de promoção ao isolamento térmico amplamente divulgadas e aproveitadas em outros países da UE.
    Concordam com este comentário:Atlas Portugal



    O facto de ter usado uma linguagem mais "corrente" sei que ocorre em erros.
    Porém sei de ante-mão que tudo aquilo que disse não é para ser levado como uma regra, por isso é normal que as pessoas filtrem a informação que lhe é passada.

    O uso de termos mais específicos na minha opinião deverá ser usado perante discussões com os nossos pares, e não perante discussões com pessoas de outras áreas, pois o importante nestas situações foi aquilo que referi em cima:
    Divulgar a mensagem de forma clara e a mesma ser compreendida.


    É claro que um sistema de climatização por si só apenas resulta no momento do seu funcionamento e por pouco tempo depois ao mesmo ter sido desligado, uma vez que se a habitação não tem capacidade para "ficar" com essa temperatura, a habitação irá "aquecer" ou "arrefecer" novamente dependendo se é Inverno ou Verão.
    Porém, um sistema de isolamento também por si só apenas resulta caso não haja a repetição por vários dias seguidos de temperaturas ou muito altas ou muito frias, e aí consegue regular um pouco a temperatura, não climatizando mas não "deixando" variar a temperatura no interior da habitação.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
 
0.0136 seg. NEW