Tenho tanque para piscina (9x2,5x1,5mt) com uma das paredes de 9mt em "infinito" em blocos+cinta+pilares rebocado, acessorios, filtro, motor etc pronto faz já uns anos, mas nunca (e continuo) tive dinheiro para proceder aos finalmentes!!.
Visto que a tela pvc armada continua carissima, gostava de impermeabiliza-lo temporariamente por forma a usufruir do mesmo como piscina....ou tanque de rega para o verão.
Na construção do tanque, foram usado assecorios para tela de rosca (ralo, bocas de impulsão, aspirador, luz)...não tenho skimmer visto ser piscina com parede infinita.
A minha pergunta é:
Se usar argamassas para impermeabilização do tanque, seguido de uma pintura, poderei usar os mesmos assecorios de rosca tela com este acabamento? Os o-rings vão vedar ou devo usar algum tipo o-ring diferente? Adicionar selicone para garantir estanquecidade ou simplesmente é impossivel?
Estou tambem aberto a sugestões para impermeabilização barata do tanque. (telas fora de questão) mas quero de ter em conta possiveis microfissuras. - Argamassas - quais? - borracha liquida? - Tintas?
As micro argamassas + pintura, vão sair mais caras que colocar uma boa tela de PVC. Como tem caleira todo em redor.. não sei depois como será feito a aplicação do perfil perimetral.
A hipotese mais em conta será aplicar um linner. mas considero muito fragil.
Deixe essas aplicações para os profissionais. Arrisca-se a gastar dinheiro para o lixo.
Conheço o preço do PVC armado e da mão de obra associada a aplicação. Conheço o preço das argamassas, membranas impermeabilizantes epoxi, redes de fibra, bandas, tintas etc e a mão de obra associada (da qual alguma pode ser efetuada por mim)
Não tenho a menor duvida que para uma piscina duradora, o PVC seria a melhor opção, e consigo PVC armado a 13,9€ o m2 (vindo do estranjeiro) e mesmo assim, a opção argamassa e tinta é mais barata.
Posso reduzir ainda mais o preço de mão de obra especializada se for aplicado membrana epoxi fibrada (tipo LATICRETE 9235 ou LATAPOXY) pois esta é dada a rolo e um comum mortal pode aplicar. Infelizmente no caso da LATICRETE esta não permite pintura por cima...somente acabamento ceramico.
A opção seria algo desse genero aplicavel a rolo e que permita pintura de acabamento ou algo tipo borracha liquida resistente ao tratamento piscina (tal como é usado e vendido no Brasil) Infelizmente, deste lado do atlantico ainda não encontrei nada disto. :(
Em relação aos acessorios? posso usar acessorios de tela PVC com acabamento pintado?
relativamente aos acessórios nao faço puto de ideia, mas relativamente á piscina, tenho um amigo meu que comprou uma casa antiga e que tinha um tanque, o qual ele transformou numa piscina low cost como ele lhe chama!
primeiro passo foi pintar as paredes com uma tinta de piscinas (nao sei o termo tecnico, so sei que ele foi á loja de tintas e pediu isto, tinta para piscinas). é azulinha e tudo.....depois de seca fica com uma textura muito parecida á borracha!
para o tratamento de agua, aproveitou uma bomba de poço que tinha, comprou um skimmer portatil com fixação (ha uns flutuantes e ha outros que se prendem no rebordo), ligou o skimmer á bomba e com uma jiga joga de torneiras, mete a agua a circular/filtrar pelo skimmer ou aspira directamente para a terra!
sei que onde ele gastou mais dinheiro foi mesmo na tinta....mas por meia duzia de patacos ficou com uma piscina! o que eu vejo e ele assume isso....a jiga joga de torneiras para passar de circulação, para aspiração da um bocado trabalho, nada por ai alem, mas mais trabalho que uma piscina normal!