Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Após pesquisar neste fórum, já obtive alguns esclarecimentos sobre algumas dúvidas que tinha sobre as piscinas biológicas, no entanto, para o meu caso concreto, permanecem algumas questões para as quais peço ajuda.

    Disponho de uma parcela de terreno onde gostaria de instalar uma piscina. Não sendo adepto das piscinas "tradicionais", tudo o que tenho lido e visto sobre as piscinas biológicas me leva a ponderar seriamente a instalação de uma. Mas o único local onde a poderia instalar está classificado como Reserva Ecológica Nacional (REN).

    Assim, as minhas questões são:

    - Será possível instalar uma piscina biológica em área de REN?;
    - Que custos adicionais terei, para além da manutenção, com os possíveis impostos que sejam aplicáveis?

    Desde já agradeço a atenção dispensada e quaisquer esclarecimentos.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    O que é uma piscina biológica?
    Concordam com este comentário: treker666
  3.  # 3

    Basicamente é uma charca com uma zona controlada destinada a banhos e outra onde se permite desenvolver a fauna e flora apropriada ao ecossistema.
    Concordam com este comentário: treker666, pmsc0411
  4.  # 4

    um lago?
    Sem muros de suporte, fundo?
  5.  # 5

    Colocado por: LuisPereiraum lago?

    Sim

    Colocado por: LuisPereiraSem muros de suporte

    Sim

    Colocado por: LuisPereirafundo?

    Convem :D
  6.  # 6

    Colocado por: treker666
    Sim


    Sim


    Convem :D


    Queria saber era se a dita piscina biologica, ou será ecologica, pode ter muros de suporte e fundo sem ser o natural do terreno.
  7.  # 7

    Colocado por: LuisPereiraQueria saber era se a dita piscina biologica, ou será ecologica, pode ter muros de suporte e fundo sem ser o natural do terreno.

    por norma leva uma menbrana impermeabilizante de modo a que a agua se mantenha. Muros de suporte nao sao necessaries, mas podem existir por questoes esteticas.
  8.  # 8

    Mas como é REN... não pode efectuar supostamente cosntrução e movimentações de terras sem a devida autorização.
    Normalmente pequenas barragens e charcas é permitido. ( pelo menos por aqui não faltam coisas dessas, é quase tudo REN.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, pmsc0411
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmsc0411
  9.  # 9

    Bom dia.

    Luis Pereira, Não me leve a mal, mas se fizer uma pesquisa sobre este assunto, encontra as respostas para essas perguntas em tópicos anteriores.

    Neste momento, solicito é respostas às questões que coloquei, que ainda não foram abordadas neste Fórum. De outro modo, está-se a repetir informação que já foi prestada anteriormente.

    Agradecido.

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: pmsc0411Bom dia.

    Não me levem a mal, mas tal se fizerem uma pesquisa sobre este assunto, encontram as respostas para essas perguntas em tópicos anteriores.

    Neste momento, solicito é respostas às questões que coloquei, que ainda não foram abordadas neste Fórum. De outro modo, está-se a repetir informação que já foi prestada anteriormente.

    Agradecido.

    Cumprimentos


    Desculpe lá o incomodo! Fui!
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 11

    Colocado por: pmsc0411Luis Pereira, Não me leve a mal, mas se fizer uma pesquisa sobre este assunto, encontra as respostas para essas perguntas em tópicos anteriores.

    Nao gosta do forum, nao participe. Agora, cai aqui de paraquedas e quer que a discussao siga apenas o caminho que deseja sem qualquer outra partilha de conhecimentos? Olhe, mais vale dizer-lhe, consulte um tecnico e pague-lhe pelos servicos!
    Concordam com este comentário: DEEPblue
  12.  # 12

    Senhores,

    Não se trata de não gostar ou discordar que sejam feitos comentários.

    Não foi minha intenção ofender ninguém, mas precisamente por ser novo aqui, o tal "cair de pára-quedas", fez com que, antes de escrever, ter estado a ler as regras de participação.

    Um dos quesitos para participar, que é referido para os que caem aqui de pára-quedas, é precisamente, não estar a indagar, novamente, sobre questões que já foram abordadas, o que me parece perfeitamente compreensível.

    Se for considerado que fui excessivo por tentar cumprir com as regras de boa conduta estabelecidas, lamento.

    Sobre o procurar um técnico, acredito que é também intuito deste Fórum, partilhar experiências para que se consiga chegar ao tal "técnico" concreto. Até porque o próprio técnico preferirá não ter que estar sempre a dizer/escrever o mesmo. A mim parece-me que realmente, será mais fluido se antes de se colocarem as questões, se pesquisar sobre o que já tenha sido escrito (tal como solicitado nas regras de participação)...

    Mais uma vez, agradecido.

    Cumprimentos.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasMas como é REN... não pode efectuar supostamente cosntrução e movimentações de terras sem a devida autorização.
    Normalmente pequenas barragens e charcas é permitido. ( pelo menos por aqui não faltam coisas dessas, é quase tudo REN.
    Concordam com este comentário:pmsc0411
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmsc0411


    A dúvida sobre o licenciamento é precisamente por essas questões. Tenho a percepção de que não podem ser edificadas construções permanentes e que qualquer estrutura deve ser de tipo "amovível", mas sendo este tipo de piscinas tão similares a charcos naturais, não vejo porque é que havia de existir qualquer limitação à sua colocação...
    Nem sequer é uma situação que implique o abate de árvores, desvio de cursos de água, etc.
    Será unicamente limpar uma área de mato, silvas e outras espécies infestantes...

    Agradeço a sua participação profícua.

    Cumprimentos.
  14.  # 14

    Colocado por: pmsc0411limpar uma área de mato, silvas e outras espécies infestantes..

    Certo, mas isto que quer destruir, é fundamental nos ecossistemas existentes. de modo a grantir os habitats e espaços canais a diversas especies.

    Omelhor será ler o que o Regime da REN poderá deixar fazer ou não.
    http://cnren.dgterritorio.pt/ren/Paginas/ren_regimejuridico.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmsc0411
 
0.0196 seg. NEW