Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: joao_b

    Os tipos da imobiliária alegam que não tocam no dinheiro e que o cheque não serve para nada. Não sei como é que este esquema leva agentes a pôr pão na mesa.


    é muito simples. Não tem a ver com o "cheque" em si, mas com o "compromisso" que o cliente irá assumir.
    as imobiliárias vivem de casas VENDIDAS e não de cheques-sinal. Aliás, a comissão, inclusivamente, é devida pelo vendedor e não pelo comprador.
    Além disso, a cada vendedor corresponde uma percentagem sobre a comissão, sendo esse o motivo porque eles tentam recolher uma ficha de "satisfação" do cliente, como prova que foram eles que acompanharam o processo de venda. O intuito é, internamente e somente entre eles, definirem para quem vai a percentagem da comissão do vendedor sobre a venda, caso o negócio se concretize.
    é preciso perceber um bocadinho do funcionamento das imobiliárias para perceber o porquê das coisas.
    salvo algumas tristes exceções, os vendedores das imobiliárias são trabalhadores honestos, que fazem pela vida, como qualquer outra pessoa.
  2.  # 2

    Colocado por: bel99Não vejo problema nenhum em assinar a folha de visita.
    Vejo é problemas se no decorrer do negócio não gostarmos da prestação do agente e/ou da imobiliária e termos que "gramar" com eles para realizar o negócio. Devia haver forma de contornar isso legalmente e sem a imobiliária receber um tostão.


    e há.
    basta informar a imobiliária que não gosta do vendedor A e quer seguir com o negócio com outro vendedor.
    eu fiz isso e resultou na perfeição.
    a falar as pessoas entendem-se.
    mas daí a exigir que a imobiliária não receba um tostão... acha que alguém trabalha de borla? talvez no Burkina Faso... mas por cá não há escravatura.
    se não gosta de imobiliárias, faça você o negócio diretamente.
    mas não pode exigir a um vendedor de uma casa que lha venda diretamente quando ele prefere faze-lo através de uma imobiliária.
    Concordam com este comentário: 20
  3.  # 3

    hoje em dia com a internet a utilidade das imobiliárias reduz-se a tratar da burocracia. Todo o trabalho de publicidade acaba-se por fazer pela internet. Já são poucos os que se dirigem a uma imobiliária para procurar uma casa sem antes terem consultado tudo o que existe disponível na internet. acho que se paga um valor elevado para o que as imobiliarias oferecem.
    Concordam com este comentário: eu, treker666, ANdiesel
  4.  # 4

    A ultima casa que vendi foi a titulo particular, tive meia duzia de interessados que assim que souberam que era particular, isto é, que não havia um intermediário (leia-se, agência imobiliária) desistiam logo do negócio. A maioria disse-me na cara que a titulo particular não queriam porque tinham medo de burlas. Eu até me ofereci para pagar um advogado à escolha do comprador para mediar o negócio. Mesmo assim nada feito. Ou arranjava imobiliária, ou não faziam negócio comigo.
    • eu
    • 7 julho 2015

     # 5

    Colocado por: marcoaraujoA maioria disse-me na cara que a titulo particular não queriam porque tinham medo de burlas.

    Sim, porque com imobiliárias nunca há burlas...
    •  
      FD
    • 7 julho 2015

     # 6

    Colocado por: marcoaraujoMesmo assim nada feito. Ou arranjava imobiliária, ou não faziam negócio comigo.

    É desconhecimento.
    Há uma certa sensação de protecção.

    Se na verdade soubessem o valor que uma imobiliária acrescenta, e que são eles a pagar esse valor, se calhar mudavam de ideias.
  5.  # 7

    Colocado por: FD
    É desconhecimento.
    Há uma certa sensação de protecção.

    Se na verdade soubessem o valor que uma imobiliária acrescenta, e que são eles a pagar esse valor, se calhar mudavam de ideias.


    A minha resposta era sempre a mesma para o interessado no apartamento:

    Sem intermediário: o preço é X
    Com advogado a intermediar: o preço é X + 500€
    Com imobiliária a intermediar: o preço é X + 6000€

    Atenção que há agentes imobiliários excelentes. Tenho uns terrenos na serra algarvia à venda e o agente está a fazer um trabalho fantástico. Os terrenos foram de herança e nem eu sabia bem onde ficavam. Apenas tinha a cadernate predial. Entre outras coisas o agente arranjou um topografo e tirou os limites dos terrenos, arranjou os marcos que delimitam os terrenos que estavam tortos, tratou da papelada na conservatória para passar para o meu nome após herança, etc. e não cobrou nada por isso.

    Mas a maioria dos agentes limitam-se a mostrar o imóvel, muitas vezes exigem a presença do proprietário e o agente nem abre a boca: o proprietário que fale se quiser.

    Para mim a imobiliária justifica-se quando nós não habitamos o imóvel e não nos queremos chatear. Assim damos a chave ao agente e ele que se amanhe. Caso contrário mais vale ser a titulo particular.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    •  
      FD
    • 7 julho 2015

     # 8

    Colocado por: marcoaraujoMas a maioria dos agentes limitam-se a mostrar o imóvel,

    Aqui por Lisboa, o mais comum agente imobiliário é aquele que consegue por o mesmo anúncio nos portais todos os dias.
    Concordam com este comentário: sergyio
  6.  # 9

    Colocado por: marcoaraujoA ultima casa que vendi foi a titulo particular, tive meia duzia de interessados que assim que souberam que era particular, isto é, que não havia um intermediário (leia-se, agência imobiliária) desistiam logo do negócio. A maioria disse-me na cara que a titulo particular não queriam porque tinham medo de burlas. Eu até me ofereci para pagar um advogado à escolha do comprador para mediar o negócio. Mesmo assim nada feito. Ou arranjava imobiliária, ou não faziam negócio comigo.


    Mas disse-lhes que não havia problema em meter uma imobiliária desde que eles pagassem a comissão.
    - A casa custa 100.000 posso por numa imobiliaria mas a casa passou a 107.500 ainda está interessado?
  7.  # 10

    Se os agentes fizessem como vemos nos filmes no estados unidos ainda que se justificava o preço. Mas cá querem a mesma percentagem sem dar um serviço semelhante.
  8.  # 11

    Colocado por: hfviegasSe os agentes fizessem como vemos nos filmes no estados unidos ainda que se justificava o preço. Mas cá querem a mesma percentagem sem dar um serviço semelhante.


    o que fazem por lá?
  9.  # 12

    O trabalho das imobiliárias não justifica a sua remuneração. Em comparação os custos são irrisórios, limitando-se a franchisados e um marketing forte. Os franchisados por sua vez praticamente não têm funcionários. Quem trabalha nas imobiliárias normalmente trabalha gratuitamente por sua conta e risco, recebendo generosas comissões pelas vendas efetuadas. Isso leva a uma pressão de venda enorme, levando as pessoas a engendrar esquemas habilidosos para dar a volta ao cliente. Pela minha experiência são muito poucos os que fazem um trabalho sério nestas condições.

    As imobiliárias também contribuíram decisivamente para a crise que atualmente vivemos. Para além da margem dos construtores e dos juros do empréstimo para aquisição ainda se acrescenta a comissão das imobiliárias, deixando de haver qualquer relação entre o valor real de um imóvel e o seu valor de mercado.

    Com construtores, bancos e imobiliárias a ganhar margens absurdas, o valor de mercado dos imóveis cresceu de tal forma que se criou a tal bolha gigante que acabou por rebentar. Em Portugal com a agravante de as casas terem sido construídas com baixíssima qualidade, fazendo com que o valor real de muitos imóveis baixasse significativamente passado pouco tempo, causando elevados prejuízos a quem os adquiriu. A solução para muitos, alguns já com dificuldades em pagar o empréstimo devido à crise global que se foi instalando, foi vender os imóveis ao desbarato para minimizar o prejuízo, dinamizando novamente o negócio das imobiliárias.
    Concordam com este comentário: hfviegas
  10.  # 13

    como concordo com o simples, um dos grandes motivos da bolha, foram as comissões e o IMT, porque quando alguem vende quer recuperar pelo menos o que gastou e como ainda tem de pagar a imobiliaria toca de meter mais esse valor.

    O que eu vejo nos filmes, é os vendedores a decorarem as casas po-las todas bonitinhas para agradar o cliente.
  11.  # 14

    Colocado por: sergyio

    o que fazem por lá?


    Fazem limpezas e pequenos restauros nas casas que têm à venda (tudo de borla para o proprietário, fica a cargo da imobiliária), no dias de vendas, se for inverno vão lá umas horas antes ligar o aquecimento para a casa ficar mais agradável e fazer bolos no forno para libertar um aroma agradável na cozinha, etc.

    Eu aqui em Portugal fui ver casas que entrei e tive de sair passados 2 minutos porque me estava a sentir mal com o cheiro a mofo. Nem as janelas abriram umas horas antes.
  12.  # 15

    Fazem limpezas e pequenos restauros nas casas que têm à venda (tudo de borla para o proprietário, fica a cargo da imobiliária), no dias de vendas, se for inverno vão lá umas horas antes ligar o aquecimento para a casa ficar mais agradável e fazer bolos no forno para libertar um aroma agradável na cozinha, etc.


    E até alugam mobilia só para os dias das visitas para criar ambiente nas casas e apartamentos!
  13.  # 16

    Colocado por: marcoaraujo

    Fazem limpezas e pequenos restauros nas casas que têm à venda (tudo de borla para o proprietário, fica a cargo da imobiliária), no dias de vendas, se for inverno vão lá umas horas antes ligar o aquecimento para a casa ficar mais agradável e fazer bolos no forno para libertar um aroma agradável na cozinha, etc.


    mas lá a comissão deve ser mais alta que cá, não?
  14.  # 17

    Colocado por: simplesO trabalho das imobiliárias não justifica a sua remuneração. Em comparação os custos são irrisórios, limitando-se a franchisados e um marketing forte. Os franchisados por sua vez praticamente não têm funcionários. Quem trabalha nas imobiliárias normalmente trabalha gratuitamente por sua conta e risco, recebendo generosas comissões pelas vendas efetuadas. Isso leva a uma pressão de venda enorme, levando as pessoas a engendrar esquemas habilidosos para dar a volta ao cliente. Pela minha experiência são muito poucos os que fazem um trabalho sério nestas condições.

    As imobiliárias também contribuíram decisivamente para a crise que atualmente vivemos. Para além da margem dos construtores e dos juros do empréstimo para aquisição ainda se acrescenta a comissão das imobiliárias, deixando de haver qualquer relação entre o valor real de um imóvel e o seu valor de mercado.

    Com construtores, bancos e imobiliárias a ganhar margens absurdas, o valor de mercado dos imóveis cresceu de tal forma que se criou a tal bolha gigante que acabou por rebentar. Em Portugal com a agravante de as casas terem sido construídas com baixíssima qualidade, fazendo com que o valor real de muitos imóveis baixasse significativamente passado pouco tempo, causando elevados prejuízos a quem os adquiriu. A solução para muitos, alguns já com dificuldades em pagar o empréstimo devido à crise global que se foi instalando, foi vender os imóveis ao desbarato para minimizar o prejuízo, dinamizando novamente o negócio das imobiliárias.
    Concordam com este comentário:hfviegas


    Junte a isso a especulação do preços dos terrenos.

    Terrenos a custarem 3x o seu real valor;
    Margens absurdas das imobiliárias;
    Juros baixos para aquisição de casa (fazendo aumentar a procura e consequentemente o preço dos imóveis)
    Juros elevados às construtoras (fazendo com que tivessem de aumentar o preço dos imóveis para cobrir neles os juros)

    É perfeitamente natural que um imóvel que em 2006 custou 150 mil euros, hoje não se venda por mais de 90 mil euros, porque ele nunca valeu 150 mil euros. O preço real e justo do terreno + licenças & taxas & impostos + mão-de-obra de quem construiu + materiais, seria de uns 80 a 90 mil euros. O resto eram comissões e especulação.
    Concordam com este comentário: simples
  15.  # 18

    Colocado por: marcoaraujoÉ perfeitamente natural que um imóvel que em 2006 custou 150 mil euros, hoje não se venda por mais de 90 mil euros, porque ele nunca valeu 150 mil euros. O preço real e justo do terreno + licenças & taxas & impostos + mão-de-obra de quem construiu + materiais, seria de uns 80 a 90 mil euros. O resto eram comissões e especulação.


    se calhar também exagerou um pouco, não?
    •  
      FD
    • 7 julho 2015

     # 19

    Colocado por: sergyiomas lá a comissão deve ser mais alta que cá, não?

    Nem por isso, média de 6%.
  16.  # 20

    Colocado por: FD
    Nem por isso, média de 6%.


    sendo assim então cá são altissismas as comissões... tendo em conta o que normalmente fazem...
 
0.0249 seg. NEW