Da vez que consegui fechar negócio quando comprei casas em Portugal foi com particulares. Se calhar por má sorte ou por qualquer outra razão, nunca consegui comprar uma casa através da imobiliária apesar de ter tentado fechar negócio com algumas...
Por isso agora que ando à procura de comprar mais um apartamento a minha primeira preferência vai para particulares. Assim controlo toda a informação que chega ao dono. Com as imobiliárias pareceu-me por várias vezes que não estavam muito interessadas em fechar negócio.
Houve um uma vez que pedimos para ver um apartamento e agente primeiro começou por: " mas sabe, este apartamento não está em muito boas condições";depois passou para " o elevador da garagem não funciona e anda tudo às turras porque há condóminos que não querem pagar o arranjo porque não conduzem" . Quando insistimos que queríamos ver a casa, no final foi " afinal o dono já não quer vender" ...
Recentemente adquiri uma moradia através da ERA. Pediram-me um cheque de 10% do valor da casa aquando da assinatura do CPCV mas deram-me uma declaração carimbada e assinada em como ficaria como caução a ser devolvido na data da escritura ou contra prova de que o negócio não se tinha concretizado por impossibilidade de obtenção de crédito. Para mim funcionou...