Iniciar sessão ou registar-se
    • Erfc
    • 1 julho 2015 editado

     # 1

    Boa noite Pessoal
    Sou desde á algum tempo seguidora deste site mas somente como leitora mas preciso de recolher algumas opiniões e feedback de quem poderá saber mais do que eu.
    A questão que me leva aqui é uma questão já algo debatida mas nos casos que tenho vindo por aqui ler e que estão expostos não consigo encontrar nenhum que se seja aplicável ao meu caso.

    Tenho 27 , Vivo numa casa arrendada ha 5 anos, sem qualquer recibo, pago 275 Euros de renda , nunca falhei com a renda mesmo quando estive desempregada e não tenho dívidas nenhumas nem créditos. Sou solteira sem filhos. Trabalho há dois anos e meio na área seguradora com um contrato a termo incerto e tenho um vencimento líquido a rondar os 720 Euros.
    A casa onde tenho vindo a habitar apesar de estar minimamente mobilada e equipada ( com coisas antigas digamos mas que vão servindo) é uma casa nada confortável, um 3º andar sem escadas com 8 lances de escadas estreito em que vir carregada é um autentico martírio; é super quente no verão; parece uma sauna em que por mais incrivel que pareça fica mais quente dentro de casa do que propriamente na rua ( o predio nao tem ventilação o calor sobe e fica todo no 3º andar que é o ultimo , as paredes chegam a ferver), para alem da bicharada que vai aparecendo, apesar de todas as medidas preventivas que tomo e super fria no inverno, parece um congelador.
    Ja ha dois anos que procuro uma casa minimamente em condições mas realmente casas para arrendar não está facil, com as rendas altissimas e em certas situaçoes um autentico assalto á carteira. Ou maioria das casas não passam recibo,ou nao aceitam animais ( tenho um cao e um gato pequenos), ou estão a precisar de obras ou nao estao equipadas e mobiladas , o que acaba por ser uma prioridade para mim pois nao queria estar a fazer um credito para mobilar e equipar etc porque os valores sao altissimos ( .... bem ja começo a ficar um pouco cansada e muito desmotivada. )
    Vai daí uma pessoa minha amiga falou me em talvez investir numa casita de banco e pensei porque não? Pretendo ficar onde estou , no Barreiro ja ca estou ha 5 anos e ficar pela area de Lisboa/ Setubal para trabalhar e fazer a minha vida.
    Decidi que o limite máximo seria de 60 mil e a 40/45 anos no máximo, sendo que nao tenho valores de entrada mas geralmente nas casas de banco o financiamento será a 100% ( apesar da herança que se herda , porque sao casas provenientes de desinvestimento/incumprimento).
    Algumas casas digo-vos estao um desastre a precisar de obras etc... e nao valem a pena...porque teria de pedir um financiamento para obras e sinceramente por vezes por muitos bons negocios que sejam algumas das prestaçoes ultrapassariam a minha taxa de esforço.
    Ja fui ver outras que vale a pena, mas que teria de analisar melhor as taxas etc

    Sei muito bem as vantagens e desvantagens do arrendamento vs as da compra , mas de qualquer forma tenho vontade de ter o meu canto e de assentar;

    Na vossa opiniao acham que mediante a minha situacao actual e sem fiador e unico proponente ( que é coisa que nao prescindo , se comprar eventualmente casa é uma opcao minha nao tem de haver mais ngm nessa decisao) se tenho alguma chance ou se acham que nao e que para ja é melhor esquecer e ficar me pelo arrendamento.
    Estou a aguardar uma resposta do BES face a um ímovel. Nao me falaram em fiança mas o mais provavel é a resposta ser um redundante nao, acho que o estar a termo incerto nao deve de abonar a meu favor.

    Agradeço os vossos comments
  1.  # 2

    para os rendimentos que tem e vivendo sozinha eu não me aventurava a comprar casa, até que pelos valores que fala não me parece que iria comprar uma casa melhor do que casa que tem agora.

    continue a sondar o mercado do arrendamento e se um dia encontrar a sua cara metade, talvez possa dar esse passo.
  2.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos (...) continue a sondar o mercado do arrendamento (...)

    Sou da mesma opinião. Dê uma vista de olhos pelos anúncios: Olx, Imovirtual, imobiliárias, jornais, etc. E seja persistente, acredite que vai conseguir! Às vezes há o passa-palavra, no local de trabalho, na cabeleireira, sei lá... Compreendo muito bem o seu desalento por ser um último andar, sem elevador. É estafante e ainda é uma jovem! Imagine quando for mais velha. Além de que não sei se o banco empresta a 45 anos em cima dos seus 27, dá lá para os 72 anos, o que pode querer dizer que terá uma taxa de esforço acrescida, não sei, mas pode ser que seja verdade. Não desanime porque pode encontrar quem não se oponha a que leve consigo os seus amigos de companhia. Se no contrato de arrendamento não constar nenhuma cláusula que proíba animais de companhia (não creio que seja costume haver essas cláusulas), também pode perguntar ao (à) senhorio(a), se há inconveniente em ter um cãozito (claro que não vai comentar que tem um canzarrão - primeiro porque não é verdade - e segundo - se for verdade não fala em tamanho. Isto é mais ou menos, certo? E vá... Vai ver que consegue.
  3.  # 4

    Colocado por: pauloagsantospara os rendimentos que tem e vivendo sozinha eu não me aventurava a comprar casa, até que pelos valores que fala não me parece que iria comprar uma casa melhor do que casa que tem agora.

    continue a sondar o mercado do arrendamento e se um dia encontrar a sua cara metade, talvez possa dar esse passo.


    Os apartamentos na Margem Sul estão a preços estupidamente baixos. Por 60 mil euros já compra um T1 jeitoso com elevador e com boas condições no Barreiro ou na Moita.
    Se o crédito for a 40 anos, dificilmente irá passar dos 250 euros/mês a mensalidade, o que é menos do que paga actualmente por uma casa em péssimas condições.

    Eu avançava com o crédito. Se ganha 720 líquidos, quer dizer que ganha uns 900 brutos. Se a mensalidade a pagar ao banco for de 250 euros, dá uma taxa de esforço de 28%. Qualquer banco lhe empresta isso sem problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erfc
  4.  # 5

    Obrigado pelos comentarios.Eu sou bastante ponderada nestas coisas.Ou compro a pronto ou nao compro e leio imensas coisas na internet e la esta gosto de ouvir outros feedbacks.
    No caso do arrendamento eu tenho procurado e de facto tenho sido persistente e andar nesta procura fez me abrir os meus olhos em relacao a muita coisa.
    No caso do arrendamento posso lhe dizer que mesmo ali no limite dos 350 euros muitas casas nao valem isso.
    No caso da proposta que fiz ao Novo Banco é um T3 (ja tou a pensar mais a frente ,a casa esta avaliada em 75 mil)com box ,esta em muito bom estado so precisa mesmo duma pintura e o predio é de 2007 ,as casas do banco na maioria ja tem bastantes anos,esta por acaso nem é assim muito antiga ,58900 euros e com um financiamento adicional a prestacao ficaria pelos 225 euros 230 euros.Ok q pens no Imi etc etc condominios seguros taxas.isso tbm é importante.

    So q acho q um contrato a termo incerto com dois anos e meio de casa nao vou ter grande hipotese para comprar,sem fiador...nao acham?
  5.  # 6

    Colocado por: ErfcObrigado pelos comentarios.Eu sou bastante ponderada nestas coisas.Ou compro a pronto ou nao compro e leio imensas coisas na internet e la esta gosto de ouvir outros feedbacks.
    No caso do arrendamento eu tenho procurado e de facto tenho sido persistente e andar nesta procura fez me abrir os meus olhos em relacao a muita coisa.
    No caso do arrendamento posso lhe dizer que mesmo ali no limite dos 350 euros muitas casas nao valem isso.
    No caso da proposta que fiz ao Novo Banco é um T3 (ja tou a pensar mais a frente ,a casa esta avaliada em 75 mil)com box ,esta em muito bom estado so precisa mesmo duma pintura e o predio é de 2007 ,as casas do banco na maioria ja tem bastantes anos,esta por acaso nem é assim muito antiga ,58900 euros e com um financiamento adicional a prestacao ficaria pelos 225 euros 230 euros.Ok q pens no Imi etc etc condominios seguros taxas.isso tbm é importante.

    So q acho q um contrato a termo incerto com dois anos e meio de casa nao vou ter grande hipotese para comprar,sem fiador...nao acham?


    Tem aí um pensamento errado... Não pense mais à frente, um dia que possa vir a juntar-se a alguém pode ser alguém que não goste da casa ou da zona onde esta está.
    Pode ser alguém que até já tenha uma casa melhor, ou num a zona melhor.

    Assim o melhor seria investir em algo mais pequeno tipo T1 (em principio mais barato) e mais tarde se estiver com alguém procurem algo ao gosto dos 2 e esta sua casa poderá arrendá-la ou vender.
    •  
      FD
    • 1 julho 2015 editado

     # 7

    Colocado por: Rodri12Tem aí um pensamento errado... Não pense mais à frente, um dia que possa vir a juntar-se a alguém pode ser alguém que não goste da casa ou da zona onde esta está.
    Pode ser alguém que até já tenha uma casa melhor, ou num a zona melhor.

    Assim o melhor seria investir em algo mais pequeno tipo T1 (em principio mais barato) e mais tarde se estiver com alguém procurem algo ao gosto dos 2 e esta sua casa poderá arrendá-la ou vender.

    Discordo.

    O que tem que fazer sempre é pensar no amanhã, e tentar conciliar esse amanhã com o hoje.
    Ou seja, nem T1, nem T3, o ideal é um T2.
    Melhor, veja a oferta onde vai comprar. Estude bem o mercado.
    A minha dica:
    - crie uma folha de cálculo nova
    - crie tantas colunas quanto as zonas onde procura
    - vá todos os dias aos portais imobiliários - bastam 3, o CasaSapo, o BPIExpresso e o OLX
    - transfira a informação que encontra em todos os anúncios para a folha de cálculo, tipologia, área, garagem, preço, nova, usada, acabamentos, etc., cada linha será uma casa
    - actualize a informação do dia anterior, todos os dias, se saiu do mercado, se baixou de preço, quantas vezes o anúncio foi repetido, etc.
    - desta forma, tente perceber quais foram as casas que sairam dos anúncios, essas foram as casas que alguém quis, foram as que são vendidas sem problemas
    - com base nestes dados recolhidos, deverá encontrar o perfil da casa ideal para ser revendida/arrendada mais tarde
    - com este perfil na ideia, tente conciliar o que pode pagar com aquilo que se vende bem

    Nos tempos em que vivemos, mais importante que ter 2 ou 3 quartos, que ser velha ou nova, é que tenha procura.
    Como disse acima, é muito importante numa zona repleta de oferta - como é a margem sul do Tejo - escolher algo que seja possível revender ou arrendar no futuro, porque a vida dá voltas e coisas inesperadas acontecem.
    Com 27 anos, ainda lhe falta muito para ter a casa para a vida.
    Por isso, em vez de ir ao barato, tente sempre esticar-se um pouquinho de nada mais, de forma a conseguir melhor.

    Uma casa é um investimento, e convém que, ao tomar a decisão de comprar uma, que o faça com atenção a isto.
    Conheço inúmeros e diversos casos de pessoas que compraram "barato" - eu fui um - e que depois, se arrependeram.
    Pense assim: pode mudar a casa mas, não pode mudar onde está a casa.
    Logo, a coisa mais importante que vai escolher não é a casa, é o sítio.

    Por isso, a compra correcta é: a casa feia e horrível - porque isso é possível mudar - mas, no sítio certo.
  6.  # 8

    Colocado por: FD
    Discordo.

    O que tem que fazer sempre é pensar no amanhã, e tentar conciliar esse amanhã com o hoje.
    Ou seja, nem T1, nem T3, o ideal é um T2.
    Melhor, veja a oferta onde vai comprar. Estude bem o mercado.
    A minha dica:
    - crie uma folha de cálculo nova
    - crie tantas colunas quanto as zonas onde procura
    - vá todos os dias aos portais imobiliários - bastam 3, o CasaSapo, o BPIExpresso e o OLX
    - transfira a informação que encontraem todos os anúnciospara a folha de cálculo, tipologia, área, garagem, preço, nova, usada, acabamentos, etc., cada linha será uma casa
    - actualize a informação do dia anterior,todos os dias, se saiu do mercado, se baixou de preço, quantas vezes o anúncio foi repetido, etc.
    - desta forma, tente perceber quais foram as casas que sairam dos anúncios, essas foram as casas que alguém quis, foram as que são vendidas sem problemas
    - com base nestes dados recolhidos, deverá encontrar o perfil da casa ideal para ser revendida/arrendada mais tarde
    - com este perfil na ideia, tente conciliar o que pode pagar com aquilo que se vende bem

    Nos tempos em que vivemos, mais importante que ter 2 ou 3 quartos, que ser velha ou nova, é que tenha procura.
    Como disse acima, é muito importante numa zona repleta de oferta - como é a margem sul do Tejo - escolher algo que seja possível revender ou arrendar no futuro, porque a vida dá voltas e coisas inesperadas acontecem.
    Com 27 anos, ainda lhe falta muito para ter a casa para a vida.
    Por isso, em vez de ir ao barato, tente sempre esticar-se um pouquinho de nada mais, de forma a conseguir melhor.

    Uma casa é um investimento, e convém que, ao tomar a decisão de comprar uma, que o faça com atenção a isto.
    Conheço inúmeros e diversos casos de pessoas que compraram "barato" - eu fui um - e que depois, se arrependeram.
    Pense assim: pode mudar a casa mas, não pode mudar onde está a casa.
    Logo, a coisa mais importante que vai escolher não é a casa, é o sítio.

    Por isso, a compra correcta é: a casa feia e horrível - porque isso é possível mudar - mas, no sítio certo.


    Discordo ;)

    Acho que o amanhã deve ser pensado quando o pensamos só para nós, quando poderá haver mais alguém envolvido acredito que o plano por mais bem intencionado que seja feito nunca sai como queremos!! ;)
  7.  # 9

    E eu.. concordo com os dois :)

    Pelo que o meio termo (T2) , sendo pouca a diferença de € em relação a um T1, será muito melhor em termos de uma venda ou aluguer no futuro..
    Concordam com este comentário: Rodri12
  8.  # 10

    Eu ja fui ver alguns T1 e T2 no Barreiro que é onde pretendo ficar mas os mais baratos sao casas sem elevador de escadas antigos ou mt estragadas
    Dentro das casas de banco que é onde tenho mais possibilidades pq financiam a 100 por cento nao existe tanta escolga assim.Algumas casas mesmo estando baratas so o estao porque necessitam de obras ou sao casas muito antigas. É uma questao de continuar.
    Ando a ver se no meu trabalho me passam a efectiva.Desde serembro que me dizem que vou passar e nada.
    com o meu vinculo deve de ser impossivel certo?
  9.  # 11

    Colocado por: ErfcEu ja fui ver alguns T1 e T2 no Barreiro que é onde pretendo ficar mas os mais baratos sao casas sem elevador de escadas antigos ou mt estragadas
    Dentro das casas de banco que é onde tenho mais possibilidades pq financiam a 100 por cento nao existe tanta escolga assim.Algumas casas mesmo estando baratas so o estao porque necessitam de obras ou sao casas muito antigas. É uma questao de continuar.
    Ando a ver se no meu trabalho me passam a efectiva.Desde serembro que me dizem que vou passar e nada.
    com o meu vinculo deve de ser impossivel certo?


    Impossível não digo, mas será mais difícil.
  10.  # 12

    Sinceramente acho um pouco, digamos, arriscado, comprar casa com rendimento mensal de 720€, ainda por cima se não está efetiva no serviço.
    Mesmo que a prestação final acabe por compensar no final do mês (versus arrendamento), acho que as variáveis são muito grandes na sua situação.
    Quanto ao fato de o banco emprestar ou não, bem, isso depende de vários fatores.
    Eu consegui em Fevereiro CH sendo única titular e sem fiadores, mas aparentemente a minha situação laboral/financeira era diferente. (maior income / efetividade).
    E mesmo assim foi à res-vez-campo-de-ourique, segundo me disseram.

    Mas cada cabeça uma sentença!
    Concordam com este comentário: mmgreg, Rodri12
  11.  # 13

    Na minha opinião também é arriscado demais com 720 euros mensais liquidos comprar casa.
    Lembre-se que além da prestação terá IMI a pagar, seguros de vida, multiriscos, etc obrigatorios pelo banco , condominio, etc
    Para além disso todas as reparações que lhe possam aparecer terão ser do seu bolso.
    Falava de uma prestação mensal de 230 euros... faça as contas nao a 230 euros mas a 230 euros mais 2 ou 3% em cima na taxa de juro de hoje.
    Concordam com este comentário: mmgreg, Rodri12
  12.  # 14

    Hoje em dia nao esta facil.
    Mesmo hoje liguei para uma imobiliaria para arrendar um apartamento e a resposta foi que sem fiador ou efectividade o proprietario nao alugava!
    E ainda me disse que sem estas duas situacoes nao ira ser facil..
    Enfim....
  13.  # 15

    Realmente as suas condições não são as melhores. No seu lugar, esperava por ficar efetivo e só depois avançava. Contratos a termo são mesmo isso, tem um termo à vista! E se depois não renovam? Não pode acreditar em palavras, acredite em contratos. Por isso, espere pelo contrato indeterminado. Até porque as condições de financiamento são muito mais vantajosas.

    No entanto pedir fiadores e efetividade para alugar já me parece um abuso. Para alugar, parece-me que basta ter dinheiro para os meses de adiantamento e para a mensalidade.
  14.  # 16

    Mas de facto é o que se passa.
    Ja fui ver varias casas para arrendar e como nao tenho fiador ou efectividade nao consigo arrendar.E nestas situacoes sao rendas nao declaradas ao estado,e nem é possivel assim candidatar me ao arrendamento jovem.
    As que aceitam sao casas a necessitar de obras,tambem sem recibos...e que não teem jeito nenhum.
    Vê-se muita falcatrua...
    Concordam com este comentário: SCMS
  15.  # 17

    Colocado por: ErfcMas de facto é o que se passa.
    Ja fui ver varias casas para arrendar e como nao tenho fiador ou efectividade nao consigo arrendar.E nestas situacoes sao rendas nao declaradas ao estado,e nem é possivel assim candidatar me ao arrendamento jovem.
    As que aceitam sao casas a necessitar de obras,tambem sem recibos...e que não teem jeito nenhum.
    Vê-se muita falcatrua...
    Concordam com este comentário:SCMS


    É aproveitar para ir denunciando esses srs sem contratos às finanças!! À custa da fuga aos impostos (e dos milhões legalmente roubados pelos gigantes, claro) é que estamos como estamos.
  16.  # 18

    Infelizmente tenho me deparado com muitos casos e nem o facto do fisco andar á perna afugenta estas ilegalidades.
    muitas das situacoes os senhorios nao permitem contratos de agua luz e etc em nome dos inquilinos....so querem meter o deles ao bolso.
  17.  # 19

    Colocado por: ErfcInfelizmente tenho me deparado com muitos casos e nem o facto do fisco andar á perna afugenta estas ilegalidades.
    muitas das situacoes os senhorios nao permitem contratos de agua luz e etc em nome dos inquilinos....so querem meter o deles ao bolso.


    Sabe de quem é a culpa? De quem colabora! Por isso que o fisco devia castigar severamente com coimas no valor de um ano de rendimentos (declarados no IRS, por exemplo), quer o senhorio quer o inquilino.
  18.  # 20

    Colocado por: Erfc
    Na vossa opiniao acham que mediante a minha situacao actual e sem fiador e unico proponente ( que é coisa que nao prescindo , se comprar eventualmente casa é uma opcao minha nao tem de haver mais ngm nessa decisao) se tenho alguma chance ou se acham que nao e que para ja é melhor esquecer e ficar me pelo arrendamento.


    Eu estou actualmente no mercado para comprar uma casa. Lendo a tua descrição e baseando-me naquilo que já me foi dito pelos funcionários de meia dúzia de bancos, a tua chance de obter financiamento será determinada principalmente pelo dinheiro que já tens posto de parte.

    Regra geral, nenhum banco financia mais de 80% do valor de avaliação do imóvel. A Caixa Geral de Depósitos é ainda mais limitada, ao limitar o financiamento ao menor valor avaliação/preço de compra. Se tiveres reservas de liquidez suficientes para pagar mais de 20% do valor de compra da casa e todos os custos processuais então tens boas chances de obter crédito. Caso contrário será dificil.


    Referiste também que actualmente pagas 275€ de renda e andavas a procurar casas cujo limite máximo do preço seria 60 mil euros. Actualmente, a mensalidade do crédito acabaria por não ser muito diferente daquilo que pagas pela renda, mas se a euribor dispara então és capaz de acabar por pagar mais 100€ por mês.
 
0.0233 seg. NEW