Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, desde já os meu parabéns a todos os membros deste fórum que existe para ajudar pessoas com dúvudas, tal como eu.

    A minha questão é a seguinte, estou para iniciar a construção de um bloco de 3 apartamentos no porto e preciso de escolher os tijolos para alvernarias interiores e exteriores. A solução apresentada pelo arquitecto era: nas paredes laterais, lado direito que vai encostar ao prédio do lado, tijolo maciço e XPs 6cm.(sera necessario gastar mais na aplicação deste tijolo ?? não havera uma solução melhor??) do lado esquerdo que vai ficar para ja sem construção, mas futuramente tb será pa encostar falou em bloco,XPs e tijolo maciço para a face exterior( nao havera soluçao mehor e mais economica)) finalmente nas paredes das divisorias interiores desenhou no projecto com 10cm, sera a melhor solução?? preocupa.me a parte acustica entre compartimentos. qual será a melhor opção??

    Agradeço desde já a todos aqueles que podem ajudar.

    cumprimentos
    João Paulo
  2.  # 2

    Já verificou os Projectos de termica e de acustica?!?

    Se o que o Arquitecto prescreve não cumpre os requisitos das especialidades... terá que ser alterado...

    Paredes divisórias de 10cm.. em alvenaria... dentro de compartimentos de habitação? se sim não tem problemas.. más é uma solução fracota... já não se usa disso à 30 anos...
    • jma
    • 6 abril 2009

     # 3

    paredes divisórias entre apartamentos de 10cm??
  3.  # 4

    A opção do tijolo maciço terá a ver com isolamento acústico, penso eu, mas é uma solução cara, custa 6x mais que uma parede de alvenaria tradicional. Como isolar já não sei dizer,
    Para o interior, se ele está a considerar 10cm no limpo, deve estar a considerar alvenaria de 7, o que acho um erro tremendo.
    A mão de obra é mais cara que uma parede de 11cm,
    o tijolo de 7 custa 1cêntimo menos que um tijolo de 11: 16cêntimos menos por m2
    quase que não se pode abrir um roço nelas,
    dá-se um encosto e aquilo mal se aguenta em pé

    ou ele estará a considerar paredes em gesso cartonado?
  4.  # 5

    Pois o meu gd problemas é que nas paredes exteriores com estas soluçoes apresentadas ia gastrar muito mais. Qual sera a melhor opção, vou ter de descartar o tijolo maciço. Para o interior o problema é mesmo o que o senhor paulo falou, tb acho um erro tremendo. Qual será tb aqui neste caso a melhor opção??
  5.  # 6

    No exterior.. é tijolo maciço.. de quanto? a espessura.

    É para ficar face à vista pelo interior?

    Reafirmo.... que tem que apresentar caracterisiticas compatíveris com os projecto de RCCTE e acústica...
  6.  # 7

    tijolo maciço de 11..tipo tijolo face à vista...em principio era pa ficar à vista para o interior..mas visto custo talvez opte por outro tipo de alvenaria..com acabamento reboco. Qaul sera a melhor opção para esta parede a escostar ao predio do lado??
  7.  # 8

    .. o projecto é suposto ser para cumprir... ou não?!?!
    O promotor ( dono da obra) da obra é o empreiteiro geral?
    Porque não se levantaram as questões de custos antes do projecto estar concluido e licenciado?
    ...
  8.  # 9

    No interior parece k vou decidir colocar paredes divisorias..de 11 nas zonas mais massacradas com aberturas de roços...e de 9 nos restantes locais.
    Agora nas exteriores..continuam as duvidas.
    Na parede que vai encontar ao predio do lado apontaria para tijolo 15 mais wallmate. Na parede oposta a esta e que vai ficar para já desprotegida apontaria para tijolo 15/wallmate/tijolo 11.
    NAs paredes frontal e traseira...tijolo face à vista/wallmate/caixa de ar/tijolo 9.
    o que acham das soluçoes apresentadas?? alguma ideia melhor??
    ja agora..visto que vai ser usado wallmate para revestimento termico...acham k vale a pena substituir algum tijolo por blocos???
  9.  # 10

    Bom eu acho que primeiro deverão consultar os projectos de acustica e termico e ver se os sistemas propostos cumprem e só depois ver alternativas para cumprir o estipulado, há inumeras soluções, quanto a parte interior, sinceramente existem melhores opcçoes, a melhor opcçao é aquela que tem um preço/ qualidade competitivo. Vejam bem o que se exige e só depois é que se vê as soluçoes, não me custa nada indicar depois as soluçoes alternativas, já agora tijolos maciços em parte acustica funciona por densidade.
 
0.0145 seg. NEW