Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: AnaTMas o que é que consideram mais "sofisticado" e que não pode ser feito ou não fica tão bem feito na placa de indução?
    Concordam com este comentário:electrao,Picareta

Tirando os flambés, tudo o que dá para fazer com gás, faz-se com placa de indução.
    Concordam com este comentário: Picareta
      3783625236_f8268278a7.jpg
  2.  # 2

Os flambês ( mas dá para desenrascar com um fosforo daqueles grandes e/ou um maçarico a gas daquels para caramelizar o creme de leite)
    e os pratos feitos em WOk

Mas arranja-se sempre uma solução de indução , apropriada.
    Concordam com este comentário: electrao, A&J
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradaspratos feitos em WOk

o meu wok é electrifico, com regulação de intensidade, gosto bastante, dá para levar directamente à mesa e nunca senti qualquer problema na confecção dos pratos por não serem feitos no fogão a gás....
  4.  # 4

Cara Teresa, não se iluda , porque não vai encontrar aqui unanimidade. Haverá quem prefira a indução e o gás. A escolha terá que ser feita por si.
    Eu pela minha parte , apenas lhe posso dar a minha experiência pessoal. Tenho gás na minha casa principal e indução na casa de fim de semana e optámos por indução para evitar colocar gás. Hoje estou arrependida e não voltarei a fazê-lo, mas eu gosto muito de cozinhar e de fazer petiscos e experimentar receitas e até inventá-las.
    A placa de indução tem em seu favor a rapidez com que transmite calor e a limpeza. São duas vantagens consideráveis, mas ainda existe outra,não se queimará facilmente nem queimará as asas dos tachos. No entanto se deixar cair um tacho sobre a placa corre o perigo de a partir e mexer continuamente o conteúdo de um tacho sobre a placa de indução apenas com uma mão também não é agradável, pois não se segura muito bem.
    O gás tem a grande vantagem de permitir confeccionar alimentos com uma velocidade mais lenta e assim obter resultados muito melhores nalgumas confeções. Para quem apenas faz o trivial para alimentar a família, penso que a indução pode ser uma boa escolha. Quem tem como hobby a culinária , acho que não prescinde do gás, eu pelo menos penso assim.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

Maria Luisa... eu penso que a sua má experiência com a Indução, deve-se precisamente ao facto de estar habituada ao Gas na sua casa principal. Há que adaptar o modo de regulação e adequar os tempos e técnicas de cozinha com as "manhas" de cada uma das fontes de calor ;)

Também eu gosto de petiscos e fazer comidas estranhas... aos fins de semana vou para uma casa com gás... detesto ;), pois já tenho os métodos e potências formatadas para a indução/ hi-light.

NOTA: já cozinho maioritariamente em vitrocerâmcia faz uns 13 anos... Antes era sempre a gás... Já converti os meus pais, os meus sogros... e ninguém ainda se arrependeu. ( custou um pouco perder alguns hábitos, mas ultrapassáveis).
    ALém de que é mais seguro, limpo e menos manutenção.
    Concordam com este comentário: electrao
  6.  # 6

Indução, definitivamente!
  7.  # 7

Colocado por: Maria LuísaOu experimentem escalfar um ovo numa placa de indução.

Outro exemplo, experimentem fazer um doce de ovos ou ovos moles ( são confeções diferentes) numa placa de indução e depois digam qualquer coisa.

Já fiz ambos. Qual é exactamente o problema?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, Picareta
  8.  # 8

Colocado por: Maria Luísa mas ainda existe outra,não se queimará facilmente nem queimará as asas dos tachos.

Muito mais importante que as asas dos tachos:

CRIANÇAS!!!!

Se tem crianças, os perigos com uma placa de indução são praticamente ZERO! A placa de indução só funciona se sobre a "boca" estiver colocado um tacho apropriado. Nunca derreterá uma bacia de plástico, nunca incendiará um pano, as crianças podem (mas não devem...) mexer nos comandos à vontade que as "bocas" nunca aquecerão ao ponto de fazer queimaduras nem libertarão gás para o ambiente.

Gás... bem, nem é preciso dizer.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 9

Colocado por: Maria LuísaOu experimentem escalfar um ovo numa placa de indução.

Na semana passada comi ovos escalfados com molho de tomate (conhecido como Molhanga) e a cozinheira não se queixou da placa de indução.

Começo a desconfiar que não estamos a falar de placas, mas de aptidões na confecção...

cumps
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  10.  # 10

Eu cozinho 360 dias ao ano (porque a minha mulher cozinha o resto) e troco de gás para indução e vice-versa como quem troca de camisa.

Não sou Chef nem nada que se pareça, mas tenho aquele bichinho de culinária.
    Mediante a placa que uso, adapto o meu método de cozinhar. Não há nada que eu faça numa que não faça na outra excepto o ferro para queimar o leite creme que tem que ser, obviamente, na de gás.

Já fiz flambés na indução sem qq problema.

Quanto ao Wok... o meu dá para gás e indução porque não é 100% redondo. Tem a base 'achatada'. Pode não ser um wok 100% genuíno... mas faz o serviço.
  11.  # 11

Uma pergunta de um ignorante: podemos utilizar qualquer tacho nas placas de indução ou necessita de algo especifico?
  12.  # 12

Colocado por: ClioII

Muito mais importante que as asas dos tachos:

CRIANÇAS!!!!

Se tem crianças, os perigos com uma placa de indução são praticamente ZERO! A placa de indução só funciona se sobre a "boca" estiver colocado um tacho apropriado. Nunca derreterá uma bacia de plástico, nunca incendiará um pano, as crianças podem (mas não devem...) mexer nos comandos à vontade que as "bocas" nunca aquecerão ao ponto de fazer queimaduras nem libertarão gás para o ambiente.

Gás... bem, nem é preciso dizer.

Também não é bem assim, se retirar o tacho e colocar um de plástico no sitio a placa ainda esta quente o suficiente para derreter o plástico, ou queimar um pano,

os de gás mais evoluídos tem detecção de chama, se passado x segundos não houver chama ou se por exemplo uma sopa que transbordou apagou a chama, corta o gás de seguida,

De qualquer forma a indução em geral é mais segura para as crianças.
    •  
      FD
    • 8 julho 2015

# 13

Colocado por: Teresa CoimbraSerá que existem bicos de gás cobertos com placa vitrocerâmica???

Existem.
    Aliás, quando se fala em placa vitrocerâmica, está-se a cometer um erro de nomenclatura.
    A vitrocerâmica é o material usado na base, a fonte de calor pode ser qualquer uma.

Por isso, há placas de vitrocerâmica a funcionar a gás, "hi-light", indução e até resistência eléctrica, em qualquer formato, como por exemplo, grelhadores.
    •  
      larkhe
    • 8 julho 2015 editado

# 14

Colocado por: tnjpUma pergunta de um ignorante: podemos utilizar qualquer tacho nas placas de indução ou necessita de algo especifico?

As bases dos tachos tem de ser ferromagneticas, por exemplo um puro de aluminio ou aço inox não funciona

Normalmente os de inox que se encontram no mercado tem um fundo duplo em ferro para as placas de induçao
  13.  # 15

Colocado por: tnjpUma pergunta de um ignorante: podemos utilizar qualquer tacho nas placas de indução ou necessita de algo especifico?

Precisa de um tacho com um fundo resistente e plano onde um íman agarre (é a maneira mais fácil de ver).

Numa placa vitrocerâmica convencional ou num fogão eléctrico convencional precisa de um tacho de base resistente e plana.

No gás, qualquer recipiente serve (seja alumínio ou inox, direito ou amolatado). É a vantagem de o gás ser uma espécie de versão mais civilizada de uma panela de 3 pernas em cima do fogo... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  14.  # 16

Têm que ser tachos com fundo ferromagnético. Julgo que qualquer trem de cozinha da última década (ou duas) dará.
  15.  # 17

Colocado por: larkheum puro de aluminio ou aço inox não funciona

A maioria dos de aço inox actuais já dão para indução.
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 18

Normalmente no fundo do tacho tem um símbolo parecido ou igual a :

17.  # 19

Colocado por: marcoaraujoEste deve ser o tópico número 243 cujo tema é "indução vs gás" no forumdacasa.
    Na Internet deve ser o tópico número 4238904309825984328954320

Sem ofensa, mas bastava googlar um pouco.

marcoaraujo,

Por acaso, não só usei o google como consultei alguns fabricantes, bem como empresas que vendem os respectivos produtos.

Contudo, coloquei na mesma a questão aqui porque como se pode verificar, ( para além das grandes divagações ao nível da culinária) existem várias opiniões e experiências, sendo estas últimas mais importantes para mim do que qualquer uma coisa que um fabricante ou vendedor possa dizer.
    Além disso, não me interessa saber opiniões sobre placas de indução vs gás que tenham sido colocadas no forum "no tempo do D. Manuel I". Para mim importa-me saber a experiência de quem as tem e ainda utiliza.
    Julgo que seja para isso que o forum existe.

Se acharem que a questão está repetida é simples basta aos administradores do forum eliminarem.

Relativamente aos frequentadores do forum que me deixaram a sua opinião ou experiência com as suas placas agradeço.

Já percebi que é bastante relativo e depende muito da opinião de cada um e terei mesmo é arriscar e escolher um dos sistemas. :)
  18.  # 20

sempre usei a gás...
    essas placas nao usam electricidade? Ao preço que a luz está a subir nem sei se compensa ter uma placa ligada à luz, mas tambem nunca testei como alguns daqui.

0.0207 seg. NEW