Eu trabalho numa empresa de gestão de arrendamentos de curta-duração. E só cobramos 15%!!! Queremos revolucionar todo este mercado e concordamos com o que foi aqui dito, 40, 50 % são valores exagerados. Muitos vão achar a nossa comissão demasiado baixa, mas o nosso modelo de negócios baseia-se na gestão lean onde desenvolvemos uma ferramenta de gestão que facilita e organiza todas as casas que temos no nosso portefólio.
Quem estiver interessado, podem ver o nosso site: www.optylon.com Entramos à cerca de 6 meses no mercado e estamos em grande crescimento.
Um comentário bastante à margem destas questões, mas que pode ajudar a definir preços: estes apartamentos costumam ser atrativos para casais/grupos de jovens que querem ter autonomia, mas quando os filhos crescem começa a ser complicado encaixar 4 pessoas num quarto e por isso os apartamentos também se tornam atrativos para casais não tão jovens assim com filho adolescentes. O problema aqui pode ser o preço - é diferente pedir 200 euros por apartamento (em que cada um paga 50, por ex.) ou pedir 200 a pagar por uma única família. Pensem nisto ao definir preços e considerem a hipótese de preços mais baixos para famílias, que tendem a ser bem mais cuidadosas com o que não é seu. Só uma ideia!
O que se faz é o seguinte: preço fixo até 2 pessoas (por exemplo 30 ou 40€) e a partir dai +10€ por pessoa extra. Outra opção é as crianças abaixo de uma certa idade não pagarem. Mas também acontece as famílias alugarem para 2/3 pessoas e depois entrarem 4 ou 5
Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
Muito obrigado a todos, fiquei certamente um pouco melhor esclarecido mas ainda vou ler tudo uma segunda vez com mais atenção.
A verdade é que vi num site que consultei há dias (e que agora estou farto de tentar encontrar de novo mas não consigo) onde dizia algo do género: "Hoje em dia é muito fácil começar a arrendar a sua casa para férias. Basta pedir [determinada documentação em determinado local] e em pouco mais de 2 ou 3 semanas já poderá arrendar a sua casa".
Por isso pensei desde logo que na melhor das hipóteses só dentro de 3 ou 4 semanas estaria em condições legais para arrendar o apartamento.
Agora vou ler tudo melhor e entrar nos links que me facultaram e se surgir mais alguma dúvida já vos informo.
A propósito deste assunto gostaria de informar que neste momento faço a gestão de arrendamento turístico de dois apartamentos, um na Graça e outro no B. Alto, e que estaria disponível para pelo menos mais um, se alguém precisar.