Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Vou construir uma pergola sobre uma varanda.
    Aconselharam-me TEKA pois ela vai ficar virada a norte e com pouco sol.

    Alguém pode me indicar onde comprar barrotes 60x90mm em TEKA na zona de Lisboa??

    Ou aconselham outra madeira com boa relação preço qualidade?


    Também não sei se existam suportes próprios para fixar os pilares pela lateral exterior da varanda, que não tem muro, ou seja ficavam fixos ao nível da placa da varanda. será que existe algo para isto?

    Obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: system32Boas,
    Vou construir uma pergola sobre uma varanda.
    Aconselharam-me TEKA pois ela vai ficar virada a norte e com pouco sol.

    Alguém pode me indicar onde comprar barrotes 60x90mm em TEKA na zona de Lisboa??

    Ou aconselham outra madeira com boa relação preço qualidade?


    Também não sei se existam suportes próprios para fixar os pilares pela lateral exterior da varanda, que não tem muro, ou seja ficavam fixos ao nível da placa da varanda. será que existe algo para isto?

    Obrigado pela vossa ajuda.


    ali no cacém tem um grande empresa de madeiras...

    http://www.sobreiraeserras.pt/quemsomos.php
    •  
      FD
    • 9 julho 2015

     # 3

    http://www.jular.pt/
    Concordam com este comentário: electrao
  3.  # 4

    Dúvido que encontre teca, especialmente nessas dimensoes. e mesmo q encontrasse era caríssima. qto muito poderia usar cambala q é um bom substituto em termos de durabilidade. mas na prática ninguem constrói pérgolas e afins com madeiras dessas. o q se usa e existe no mercado é madeira de coníferas (ex. casquinha vermelha) tratada em autoclave.
  4.  # 5

    Bem, vou ver melhor com ele, mas foi o que aconselhou um arquitecto da família que a desenhou.



    Colocado por: gazeboDúvido que encontre teca, especialmente nessas dimensoes. e mesmo q encontrasse era caríssima. qto muito poderia usar cambala q é um bom substituto em termos de durabilidade. mas na prática ninguem constrói pérgolas e afins com madeiras dessas. o q se usa e existe no mercado é madeira de coníferas (ex. casquinha vermelha) tratada em autoclave.
  5.  # 6

    Colocado por: sergyio

    ali no cacém tem um grande empresa de madeiras...

    http://www.sobreiraeserras.pt/quemsomos.php



    Eu até conheço essa, normalmente é cara, e nunca vi lá madeiras de exterior. Mas vou lá , pois podem ter noutro sitio.
  6.  # 7

    No site não tem nada parecido, mas vou telefonar para lá antes de ir!

    Colocado por: FDhttp://www.jular.pt/
  7.  # 8

    Colocado por: system32No site não tem nada parecido, mas vou telefonar para lá antes de ir!



    eles têm 2 zonas de venda... uma que só tem madeiras de exterior, colada mesmo ao IC19 e tem a outra zona, a de exposição com portas e pisos....

    a que tem madeiras de exterior, (N249) fica do lado direito depois de sairmos do ic19. a da exposição fica do lado esquerdo...



    https://www.google.pt/maps/dir/38.7679611,-9.3168274/38.7652188,-9.3166586/@38.7665249,-9.3162635,640m/data=!3m1!1e3!4m2!4m1!3e2
  8.  # 9

    Colocado por: system32Aconselharam-me TEKA pois ela vai ficar virada a norte e com pouco sol.

    Alguém pode me indicar onde comprar barrotes 60x90mm em TEKA na zona de Lisboa??

    Ou aconselham outra madeira com boa relação preço qualidade?


    No Sobreirfa e Serras no Cacém não encontra Teka mas tem para esse fim vigas laminadas em casquinha com tratamento para exterior em autoclave e neste caso especifico é o que aconselho.
  9.  # 10

    Fui lá à pouco, mas com a pressa nem vi o aspecto do lamelado. Não conhecia.
    E isso serve para quê? Não empena? Não apodrece? (Isso comparado com a casquinha maciça e também tratada.

    É que o sitio é humido e apanha muito pouco sol no inverno, tenho medo que apodreça facilmente...

    Colocado por: Costa53

    No Sobreirfa e Serras no Cacém não encontra Teka mas tem para esse fim vigas laminadas em casquinha com tratamento para exterior em autoclave e neste caso especifico é o que aconselho.
  10.  # 11

    Colocado por: system32É que o sitio é humido e apanha muito pouco sol no inverno, tenho medo que apodreça facilmente...


    Neste caso reocmendo vivamente as vigas laminadas!
    • opa
    • 14 julho 2015

     # 12

    Vi esta semana numa feira umas pergolas de betão a imitar madeira.
    eram tão perfeitas que tive de tocar para ver se era mesmo betão, pelo menos manutenção
    não tem.
  11.  # 13

    Colocado por: system32Fui lá à pouco, mas com a pressa nem vi o aspecto do lamelado. Não conhecia.
    E isso serve para quê? Não empena? Não apodrece? (Isso comparado com a casquinha maciça e também tratada.


    Serve para obter vigas de maiores dimensões a partir de peças de madeira mais pequenas. torna-se mais económico e sem os incovenientes da madeira
    maciça q para dimensões identicas seria quase impossível de obter ou entao teria grande probabilidade de fissurar ou empenar.
    geralmente é usada para grandes estruturas.

    pessoalmente não tenho a certeza de que as vigas lameladas tenham bom comportamento em exterior sujeitas a ciclos em q são molhadas e secas
    devido ao facto de serem coladas e da cola poder falhar ao fim dalguns ciclos a nao ser q seja epoxy mas aí o preço disparava

    no seu caso de utilização para uma pérgola parece-me "matar moscas com tiros de canhão". eu utilizaria como já foi referido casquinha vermelha em autoclave (ou melhor ainda riga ou cedro vermelho, mas isso nao se encontra cá). dura perfeitamente dezenas de anos em bom estado a não ser alguma fissura aqui e acolá. lembre-se q os antigos postes de linhas telefónicas eram de pinho nacional e estavam em parte enterrados (o q é a pior situação para afectar a durabilidade da madeira) e mesmo assim duravam dezenas de anos
 
0.0192 seg. NEW