Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, gostaria de pedir ajuda para perceber a seguinte situação.

    Neste momento estamos a pensar em comprar uma moradia por 245 mil, no entanto o vendedor falou em declarar na escritura apenas 120 mil. Ele disse que está a pensar para o nosso bem e que para ele tanto faz declarar 70 mil ou 120 mil na escritura, no entanto desconfiámos e após alguma pesquisa encontrámos o seguinte: https://forumdacasa.com/discussion/26247/1/nao-declarar-o-valor-total-de-venda-da-casa-ao-fazer-a-escritura/

    Pelo que consegui perceber:
    - o valor declarado na escritura não influencia o IMI.
    - o valor declarado na escritura influencia o IMT (pago pelo comprador) e o IRS (pago pelo vendedor sobre a mais valia).
    - o valor declarado na escritura é o valor que o vendedor pode vir a pagar caso aconteça algo de grave à casa devido à construção.

    Assim, caso quisermos vender a casa no futuro, por 245 mil por exemplo, seria como se tivéssemos uma mais valia de 145 mil - 120 mil = 125 mil e teremos que pagar a taxa sobre isso.

    Agora pelo que percebi daqui: http://www.economias.pt/declaracao-de-mais-valias-no-irs/

    Teríamos que pagar 50% dessa mais valia de 125 mil?!!

    Alguém nos pode confirmar se estamos a pensar bem? E já agora se há mais consequências que não estamos a ver?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: Aries23uma moradia por 245 mil, no entanto o vendedor falou em declarar na escritura apenas 120 mil.

    É assim mesmo, o tipo não suja as mãos por tostões.

    Colocado por: Aries23Alguém nos pode confirmar se estamos a pensar bem?

    Muito bem, já está uma pro :-))

    Tudo correcto excepto isto:

    Colocado por: Aries23- o valor declarado na escritura é o valor que o vendedor pode vir a pagar caso aconteça algo de grave à casa devido à construção.


    Convém acrescentar ainda que o negócio também poderia ser bom para si se o vpt fosse inferior a 120mil, visto que iria poupar no imt, mas se o vpt for próximo dos 245 mil não vai poupar nada, porque faz a escritura por 120 mil, mas paga imt sobre o vpt.
  3.  # 3

    Fuja disso. O construtor não está a ser sério (bem pelo contrário, demonstra ser corrupto).

    Quando você for vender a casa, paga mais valias a partir dos 120.000€. O único beneficiado nessa trafulhice, é ele.

    Eu deixei de comprar um imóvel precisamente por o construtor querer escriturar por valor inferior (e receber esse dinheiro por "fora", como deve ser o seu caso).
  4.  # 4

    Colocado por: ANdieselO único beneficiado nessa trafulhice, é ele.

    Nada disso, quando a escritura é efectuada por um valor superior ao vpt ganham os dois.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Nada disso, quando a escritura é efectuada por um valor superior ao vpt ganham os dois.
    Ganham os dois?? O comprador quando for vender a casa quero ver o que ganha!!! Essa marosca só interessa ao construtor para não declarar a totalidade e assim não pagar impostos!! É o único que fica a ganhar.
  6.  # 6

    Colocado por: ANdieselO comprador quando for vender a casa quero ver o que ganha

    Normalmente quem compra é para lá residir o resto da vida.

    Colocado por: ANdieselÉ o único que fica a ganhar.

    Ganham os dois, por isso é que isso acontece com muita frequência.
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaNormalmente quem compra é para lá residir o resto da vida.
    Desde quando? Você sabe bem que isso não é verdade. As pessoas hoje compram um T1 porque estão solteiras, depois casam e compram um T2/T3, depois estabilizam a vida e querem um melhor/novo ou uma moradia. Outros compram na cidade X e depois vão trabalhar para a cidade Y... Por aí fora... Ninguém compra uma casa aos vinte e tais anos e fica lá até ser velhinho!!

    Colocado por: PicaretaGanham os dois, por isso é que isso acontece com muita frequência.
    Pode explicar-nos o que ganham os dois?
  8.  # 8

    Colocado por: ANdieselNinguém compra uma casa aos vinte e tais anos e fica lá até ser velhinho!!

    Eu já vendi muito apartamento, e que eu tenha conhecimento, ainda nenhum foi vendido. É verdade que um casal que me comprou um T2, tem um filho que já nasceu depois da compra do apartamento, e vão ter outro nos próximos dias, andam à procura de um apartamento maior, mas quando comparam o apartamento, não estavam à espera de ter que comparar outro tão depressa, porque tinham possibilidades financeiras para comprar um apartamento maior.

    Colocado por: ANdieselPode explicar-nos o que ganham os dois?

    Essa é fácil.
    O vendedor poupa no IRS e o comprador poupa no IMT e IS.
  9.  # 9

    Mas isto é legal? Ou seja, se houver uma denuncia ás finanças?
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  10.  # 10

    Colocado por: SabrinaMas isto é legal?

    Claro que é. Desde quando é que fugir aos impostos é ilegal?
    :-)))
  11.  # 11

    Pois, já imaginava mas fala-se tão à vontade nisto que até parece legal.
  12.  # 12

    Colocado por: PicaretaEssa é fácil.
    O vendedor poupa no IRS e o comprador poupa no IMT e IS.
    Mas o que "poupa" no IMT e IS é infimo comparado com a penalização quando vender e pagar as mais-valias.
    Picareta, já entendi. A si interessa-lhe que os compradores alinhem nisso, mas isso não interessa a um comprador bem informado.

    Além de que fugir aos impostos é crime. Depois venham dizer que o país está assim por causa dos funcionários públicos. Paguem o que devem e todos pagamos menos.
  13.  # 13

    Colocado por: ANdieselA si interessa-lhe que os compradores alinhem nisso

    Conhece-me de algum lado para saber quais são os meus interesses?
  14.  # 14

    Colocado por: PicaretaConhece-me de algum lado para saber quais são os meus interesses?
    Nem quero conhecer...

    Mas é você que o diz:
    Colocado por: PicaretaEu já vendi muito apartamento

    Colocado por: PicaretaO vendedor poupa no IRS

    Colocado por: PicaretaNada disso, quando a escritura é efectuada por um valor superior ao vpt ganham os dois.


    Depois ainda acrescenta:
    Colocado por: PicaretaDesde quando é que fugir aos impostos é ilegal?


    Mas você é que sabe, não quero saber!! Mas que gostava de finanças mais eficientes, lá isso gostava!!
  15.  # 15

    Não é que o Picareta precise de um defensor, mas ele nunca disse que fugia aos impostos. No entanto, tudo o que ele disse é verdade.
    Concordam com este comentário: FD, tostex, Jorge_Gonçalves, Sabrina
    •  
      FD
    • 13 julho 2015

     # 16

    Colocado por: ANdieselMas o que "poupa" no IMT e IS é infimo comparado com a penalização quando vender e pagar as mais-valias.

    E quanto melhor for o negócio, pior será a factura daqui a uns anos...
    Concordam com este comentário: mmgreg
  16.  # 17

    Cuidado com os direitos de opção...

    Arrisca-se a perder 100.000 para ganhar 3 ou 4 mil...
  17.  # 18

    é que comprar por 240 e registar por 120... grande diferença!!! se ainda fosse uns 20 ou 40... agora tanto... ui ui...
  18.  # 19

    Colocado por: sergio_pintasNão é que o Picareta precise de um defensor, mas ele nunca disse que fugia aos impostos. No entanto, tudo o que ele disse é verdade.
    Concordam com este comentário:FD,Jorge_Gonçalves
    Quando se diz que já se vendeu muito apartamento, que é melhor escriturar por valor inferior e que ambos ganham nisso, presumo que o mesmo faça isso. Ou estarei errado? Ou declara o resto do dinheiro e paga impostos sobre o mesmo, como?



    Colocado por: FD
    E quanto melhor for o negócio, pior será a factura daqui a uns anos...
    Concordam com este comentário:mmgreg
    Explique lá melhor que agora fiquei sem perceber.
  19.  # 20

    Quanto menos declarar agora, mais vai pagar mais tarde.
 
0.0188 seg. NEW