Colocado por: ANdieselQuando se diz que já se vendeu muito apartamento, que é melhor escriturar por valor inferior e que ambos ganham nisso, presumo que o mesmo faça isso. Ou estarei errado? Ou declara o resto do dinheiro e paga impostos sobre o mesmo, como?
Colocado por: Aries23Segundo o construtor, a casa tinha sido mandada abaixo e construída uma nova, no entanto está declarada como se tivesse sido remodelação. Assim, penso que pode ser a falta de alguma licença (de utilização por exemplo) e isso pode atrasar a escritura.
Esse construtor/vendedor apresenta-lhe tantas situações cinzentas que eu já teria fugido dele. :(
Colocado por: pedromdfO que me espanta é as pessoas virem colocar estas questões num fórum, é muito pior que estarem na rua deles a fazer a mesma pergunta com um megafone. Pelo menos ficaria só do conhecimento dos vizinhos ...
Colocado por: Aries23O vendedor apresentou hoje o rascunho do contrato de promessa de compra e venda, no entanto estava uma cláusula a dizer que poderemos começar a viver na casa se quisermos passar-lhe a quantia total antes da escritura. E não só, estava também lá uma cláusula a dizer que o prazo da escritura será até 6 meses, com o máximo de 1 ano caso tiver alguma situação administrativa a resolver numa instituição pública.
Colocado por: ANdieselAries23, já foi dito (salvo uma exceção...)
Colocado por: PicaretaO vendedor poupa no IRS e o comprador poupa no IMT e IS.
Colocado por: Aries23O vendedor apresentou hoje o rascunho do contrato de promessa de compra e venda, no entanto estava uma cláusula a dizer que poderemos começar a viver na casa se quisermos passar-lhe a quantia total antes da escritura.
Colocado por: Aries23E não só, estava também lá uma cláusula a dizer que o prazo da escritura será até 6 meses, com o máximo de 1 ano caso tiver alguma situação administrativa a resolver numa instituição pública.
Colocado por: ANdieselJorge_Gonçalves, foi dito atrás que escriturar por valores inferiores ao da compra trazia vantagens:
Colocado por: ANdieselPois se o Picareta entende que é correto esse procedimento e defende que as pessoas ficam a ganhar ao fazer isso
Colocado por: FD
Acho que deve investigar muito bem o que se passa com esse imóvel.
Pode até não ser nada de especial mas, ter a vida pendurada um ano?