Desde o dia 1 de julho que estou de férias na aldeia da minha esposa e vi um caso que me deixou indignado, por isso vou tentar expô-lo aqui para ver se consigo ajudar o vizinho com alguma ideia brilhante, de tão indignado que fiquei, neste momento não consigo pensar em nada. Existem aqui dois vizinhos que entraram em conflito por causa de um terreno. Um determinado senhor quis vender o seu terreno, mas como tinha problemas com um dos donos de terrenos próximos (cofinantes) resolveu vender o terreno a outra pessoa que não possuía ali qualquer terreno. Como não houve leilão, nem o vizinho confinante foi avisado da venda poderá nos seis meses seguintes a data da escritura exercer o direito de preferência e ficar com o terreno pelo mesmo valor. Assim fez e ganhou o processo, só que também ganhou a guerra com o outro vizinho, se vem na rua com o carro ou trator mete-se no meio do caminho a andar lentamente a pé e não o deixa passar, outras vezes mete o carro no meio da rua e fica lá dentro a rir-se sem ele poder passar, chama-lhe todos os nomes que possam imaginar, diz-lhe que lhe tirou o terreno mas que não se vai gozar com ele, de noite com o trator bota-lhe os muros abaixo. O pessoal cá do sitio tem todo medo dele, todos veem, mas ninguém se atreve a ir de testemunha. Como posso ajudar o meu amigo?
Como pode ajudar não sei, mas não me parece que o senhor que pôs o processo para ficar com o terreno tenha agido bem. A lei até pode ser essa (atenção, não sei, disse que pode ser como pode não ser), mas moralmente (pelo menos) não é correto. Eu se tiver um bem devo (ou deveria) ter o direito de o vender a quem eu quiser.
a lei está do lado do senhor que comprou o terreno pelo valor da compra, so pelo facto de ter um terreno confinante com o tal que foi vendido. é uma lei que ja vem do tempo do afonso henriques e que por pouco tambem nao me prejudicou aquando da compra do meu terreno. é o país que temos. compras o terreno e passas por todo o processo de negociaçao etc e estás sujeito, no fim, o fulano do lado ao saber que estás a fazer um bom negocio ficar-te com o terreno pelo preço de custo e nem bufas.
Ideia brilhante? se quer levar as coisas a bem é arranjar uma câmara daquelas pequenas e tentar arranjar provas e fazer denuncia as autoridades, se quiser levar as coisas a mal é confrontar a pessoa e partir para a violência.