Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    http://www.noticiasaominuto.com/economia/420447/montepio-sera-o-segundo-banco-a-cair-conheca-as-semelhancas-com-o-bes

    omparando o caso BES ao Montepio Geral há semelhanças que são cada vez mais visíveis, segundo o jornal i.

    Há dois anos que se vem falando dos problemas da instituição gerida por Tomás Correia, em parte porque a associação mutualista e o banco partilhavam a mesma equipa de gestão, sem que houvesse uma separação.

    Aqui está a primeira semelhança ao que aconteceu com o BES e o GES.

    Tal como sucedeu com o banco liderado por Ricardo Salgado foi preciso a comunicação social para que o Banco de Portugal (BdP) começasse a investigar a instituição mais profundamente. Foi desta forma que o regulador impôs a separação da parte mutualista da banca de retalho.

    Mas há outro aspeto a analisar. O facto de Teixeira dos Santos ter sido nomeado para presidente executivo do Montepio, mas até hoje não se saberem os motivos que o levaram a não assumir o cargo.

    Em 2012, o BdP pediu à Deloitte uma auditoria forense ao grupo para apurar as práticas na concessão de créditos. Em 2013 e 2014, a Caixa Económica do Montepio assumiu prejuízos de 485,5 milhões, em que foi obrigada a constituir provisões de 643 milhões de euros.

    Este mês, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) solicitou uma série de documentos e anunciou a realização de uma ação de supervisão presencial.

    Aqui a semelhança também é evidente, uma vez que depois de a 3 de agosto as entidades terem tido acesso a toda a documentação do grupo BES/GES, começou a perceber-se o estado calamitoso da instituição.

    O regulador liderado por Carlos Costa verificou também alguns financiamentos específicos do Montepio, como os concedidos a empresas da esfera do GES quando já se sabia das dificuldades do grupo.

    Aqui, os protagonistas dos dois bancos cruzam-se. Uma das figuras que está a ser investigada pelo BdP é Paulo Guilherme, filho do construtor José Guilherme, que terá oferecido uma comissão de 14 milhões de euros ao ex-presidente do BES.

    Outra situação também parecida é quando a 17 de junho o presidente do Montepio escreveu uma carta aos clientes do banco a salientar que não havia qualquer problema com o banco. Tal como Ricardo Salgado fez quando saíram as primeiras notícias na imprensa.

    Espera-se que este não seja mais um caso de um banco que colapsa mesmo diante dos olhos do regulador e da CMVM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 2

    Colocado por: Rodri12eixeira dos Santos ter sido nomeado para presidente executivo do Montepio, mas até hoje não se saberem os motivos que o levaram a não assumir o cargo.

    Em 2012, o BdP pediu à Deloitte uma auditoria forense ao grupo para apurar as práticas na concessão de créditos. Em 2013 e 2014, a Caixa Económica do Montepio assumiu prejuízos de 485,5 milhões, em que foi obrigada a constituir provisões de 643 milhões de euros.

    Este mês, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) solicitou uma série de documentos e anunciou a realização de uma ação de supervisão presencial.

    Aqui a semelhança também é evidente, uma vez que depois de a 3 de agosto as entidades terem tido acesso a toda a documentação do grupo BES/GES, começou a perceber-se o estado calamitoso da instituição.

    O regulador liderado por Carlos Costa verificou também alguns financiamentos específicos do Montepio, como os concedidos a empresas da esfera do GES quando já se sabia das dificuldades do grupo.


    resumindo... que banco português não teve problemas? bom... acho que nenhum...
  3.  # 3

    Colocado por: sergyio

    resumindo... que banco português não teve problemas? bom... acho que nenhum...


    Resumindo, em que banco português não houve falcatruas??? Acho que nenhum..

    Para o bem de todos só espero que não comecem a cair um a um...
  4.  # 4

    Colocado por: Rodri12

    Resumindo, em que banco português não houve falcatruas??? Acho que nenhum..

    Para o bem de todos só espero que não comecem a cair um a um...


    no meio disto tudo... o que melhor se safou por entre os pingos da chuva até foi o BPI... pediu ajuda... mas na maior das das tranquilidades... pagou o que pediu... e agora aparentemente está bem...
  5.  # 5

    Colocado por: Rodri12O facto de Teixeira dos Santos ter sido nomeado para presidente executivo do Montepio, mas até hoje não se saberem os motivos que o levaram a não assumir o cargo.
    Teixeira dos Santos não foi nomeado para assumir a presidência do Montepio. Teixeira dos Santos, foi, isso sim, convidado pela actual Administração para presidente da Caixa Económica Montepio Geral, mas recusou o convite.Já agora digo, para quem não sabe, que o Montepio Geral é uma instituição detida pela Associação Mutualista Montepio Geral que, conta neste momento, com 650 mil associados.

    ps: eu sou, há mais de 20 anos, um dos 650 mil associados e, espero e desejo, que as minhas - magras - poupanças estejam garantidas. Vamos esperar para ver...
  6.  # 6

    Pois o BANIF também estava falido e continua de pé. O pessoal tem um certo prazer masoquista para que quando algo está mal convém que esteja pior. Tenho depósitos no Montepio e pago 2€ por mês para ser "dono" do banco e não vou mexer nada. Tinha depósitos no BPN e lá continuam (até reforcei) agora chama-se BIC. Por acaso não tinha nada no BES mas se tivesse também não teria perdido nada. Claro que estou a falar de depósitos á ordem ou prazo e nunca investi um euro em ações, obrigações ou outros produtos da moda. Há muito que deixei de me preocupar com os juros que os bancos pagam pois é tudo muito baixinho. Basta ter lá o dinheiro e puder mexer quando me apetece (ao contrario da Grécia).
  7.  # 7

    ainda nao percebi bem a perseguição que a comunicação social está a fazer ao Montepio.......
  8.  # 8

    Colocado por: loverscoutainda nao percebi bem a perseguição que a comunicação social está a fazer ao Montepio.......


    Deve ser um banco de direita
  9.  # 9

    Colocado por: orcamentos.eu

    Deve ser um banco de direita


    o montepio antes de ser um banco...é uma cooperativa! e essas so me fazem lembrar a esquerda.......
    • A&J
    • 13 julho 2015

     # 10

    Não digam nada a ninguém, mas parece que estes bancos são todos parecidos com o BES e o BPP e o BPN... ;)

    PS: Estes bancos, segundo o wikipedia existem todos em Portugal... ;) Ainda... ;)

    Banco de Portugal (o banco central português)
    Sanpaolo Imi Bank (International)
    Novo Banco (NB)
    Banco Espírito Santo de Investimento
    Banco BAI Europa
    Banco BPI Banco Português de Investimento
    Banco Invest
    Credifin - Banco de Crédito ao Consumo
    Banco Santander Totta (Totta) Banco Santander Consumer Portugal
    BSN - Banco Santander de Negócios Portugal
    Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Portugal)
    Banco Activobank (Portugal) (ActivoBank 7)
    Banco Comercial Português (Millennium BCP) Banco de Investimento Imobiliário
    Banco Millennium BCP Investimento
    Caixa Geral de Depósitos (CGD) Caixa - Banco de Investimento
    BANIF - Banco Internacional do Funchal Banco BANIF e Comercial dos Açores
    BANIF - Banco de Investimento
    Deutsche Bank (Portugal)
    Banco Popular Portugal
    Banco Finantia
    Banco Madesant
    Banco de Investimento Global
    Banco Português de Gestão
    Best - Banco Electrónico de Serviço Total
    Banco Rural Europa
    Banco Banif Mais - integrado em 2010 na rede Banif
    Banco Português de Negócios (BPN) - nacionalizado
    Banco Itaú Europa
    Banco Efisa
    Banco L. J. Carregosa
    Banco Primus
    Banco Cetelem
    Banco Credibom
    Crédito Agrícola
    Caixa Económica Montepio Geral
    Caixa Económica da Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa
    Caixa Económica do Porto
    Caixa Económica Social
    Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo
    •  
      FD
    • 13 julho 2015

     # 11

    O que percebo - pelo que vejo - é que o Montepio anda com pressa a despachar imóveis.

    De alguns imóveis que acompanho com atenção, os do Montepio têm baixado frequentemente de preço.
  10.  # 12

    Colocado por: A&JNão digam nada a ninguém, mas parece que estes bancos são todos parecidos com o BES e o BPP e o BPN... ;)

    PS: Estes bancos, segundo o wikipedia existem todos em Portugal... ;) Ainda... ;)

    Banco de Portugal (o banco central português)
    Sanpaolo Imi Bank (International)
    Novo Banco (NB)
    Banco Espírito Santo de Investimento
    Banco BAI Europa
    Banco BPI Banco Português de Investimento
    Banco Invest
    Credifin - Banco de Crédito ao Consumo
    Banco Santander Totta (Totta) Banco Santander Consumer Portugal
    BSN - Banco Santander de Negócios Portugal
    Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Portugal)
    Banco Activobank (Portugal) (ActivoBank 7)
    Banco Comercial Português (Millennium BCP) Banco de Investimento Imobiliário
    Banco Millennium BCP Investimento
    Caixa Geral de Depósitos (CGD) Caixa - Banco de Investimento
    BANIF - Banco Internacional do Funchal Banco BANIF e Comercial dos Açores
    BANIF - Banco de Investimento
    Deutsche Bank (Portugal)
    Banco Popular Portugal
    Banco Finantia
    Banco Madesant
    Banco de Investimento Global
    Banco Português de Gestão
    Best - Banco Electrónico de Serviço Total
    Banco Rural Europa
    Banco Banif Mais - integrado em 2010 na rede Banif
    Banco Português de Negócios (BPN) - nacionalizado
    Banco Itaú Europa
    Banco Efisa
    Banco L. J. Carregosa
    Banco Primus
    Banco Cetelem
    Banco Credibom
    Crédito Agrícola
    Caixa Económica Montepio Geral
    Caixa Económica da Associação de Socorros Mútuos de Empregados no Comércio de Lisboa
    Caixa Económica do Porto
    Caixa Económica Social
    Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo


    tem aí muitos que nao sao portugueses....apenas exercem actividade em portugal! logo nao serão nem de perto nem de longe parecidos aos que enumerou!
    • A&J
    • 13 julho 2015

     # 13

    Colocado por: loverscout

    tem aí muitos que nao sao portugueses....apenas exercem actividade em portugal! logo nao serão nem de perto nem de longe parecidos aos que enumerou!


    Desculpe tem razão... Pois só os de cá é que vão á falência... ;)
  11.  # 14

    Colocado por: loverscoutainda nao percebi bem a perseguição que a comunicação social está a fazer ao Montepio.......
    Nem eu!
  12.  # 15

    Já há uns meses que a questão do Montepio é falada no meio, mesmo antes de começar a aparecer nos jornais.
  13.  # 16

    Colocado por: orcamentos.euDeve ser um banco de direita
    Olhe que não...
    Os administradores, eleitos em assembleia geral de associados têm ligações ao PS ou, à esquerda dita moderada.
  14.  # 17

    Colocado por: A. Madeiraao PS ou, à esquerda dita moderada.

    Deduzo portanto que o PS já não faz parte da esquerda moderada? ehehehe

    Voltando ao tópico, tenho a certeza que o Montepio está bem, mas já retirei todo o dinheiro que lá tinha. Os planos mutualistas (onde o tinha) não estão cobertos pelo seguro de garantia e eu sempre pedi aplicações com capital garantido. Quando descobri, fez-me logo lembrar uns gajos de verde.
  15.  # 18

    Colocado por: sergyio

    no meio disto tudo... o que melhor se safou por entre os pingos da chuva até foi o BPI... pediu ajuda... mas na maior das das tranquilidades... pagou o que pediu... e agora aparentemente está bem...


    pois o BPI!!o bes também dizia que estava tudo bem e no final o que sabemos nós?arrebentou de um dia para o outro!
  16.  # 19

    Colocado por: orcamentos.eu
    Deduzo portanto que o PS já não faz parte da esquerda moderada? ehehehe

    Voltando ao tópico, tenho a certeza que o Montepio está bem, mas já retirei todo o dinheiro que lá tinha. Os planos mutualistas (onde o tinha) não estão cobertos pelo seguro de garantia e eu sempre pedi aplicações com capital garantido. Quando descobri, fez-me logo lembrar uns gajos de verde.
    Tem razão, os planos mutualistas não estão garantidos, mas a associação mutualista tem muito património. Será que chega se houver algo menos bom? São umas migalhas que tenho, mas para quem tem quase nada representa muito.
  17.  # 20

    Sou Cliente Montepio e não estou minimamente preocupado, trabalho com eles pessoalmente e profissionalmente, concentro la 70 a 80% das minhas poupanças e títulos.

    E a minha opinião vai apenas neste sentido o Montepio tem um enorme valor, e se os bancos europeus estiverem interessados tem de pagar o valor, enquanto se lhe acontecer algo acaba por a sua compra sair muito mais barata...
    Só me preocupa uma coisa já não há bancos portugueses a não ser claro, a nossa eterna amiga CGD tudo o resto e exterior. Pergunto, e se acontecer algo a esses bancos? como estão esses bancos?
    ?
 
0.0209 seg. NEW