Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

<2011>
    - Começam a aparecer bolhas de água no teto da cozinha, por cima do lavatório.
    <2012>
    - A situação agrava-se. A humidade alastra-se para a parede.
    - Reclamo com a vizinha de cima. Recusa responsabilidade.
    - Envolvo a câmara municipal. Faz uma vistoria / fala com a mulher. Detetam um problema na máquina de lavar roupa (derrama água no chão). A máquina é trocada.
    - Reclamo com a vizinha de cima pelo dano no teto. Recusa responsabilidade.
    <2013>
    - Arranjo o teto pelos meus meios.
    - Tribunal. A vizinha é condenada a pagar.
    <2014>
    - Começam a aparecer bolhas de água no teto da cozinha, por cima do lavatório.
    <2015>
    - A situação agrava-se. A humidade alastra-se para a parede.

Tenho feito umas pequenas remodelações e aproveito sempre para perguntar qual será a origem do problema.

Unanimemente dizem:
    - Pode ser qualquer coisa. Pode ser (ainda) a canalização da vizinha de cima; pode ser a canalização do andar seguinte (último); pode ser a chaminé do prédio....

Mas e então?
    Eu não posso acusar as pessoas de terem responsabilidade (como fiz no passado), sem saber concretamente qual o problema...

A minha pergunta é simples: Preciso ter a certeza da origem do problema. Como?

Obrigado ;)
    Jaime
    •  
      FD
    • 16 julho 2015

# 2

Colocado por: JaVo2004A minha pergunta é simples: Preciso ter a certeza da origem do problema. Como?

Com uma marreta e um escopro.

Agora falando a sério, com a ajuda dos vizinhos e um meio de diagnóstico fiável.
    Bate à porta dos vizinhos, explica o problema e conta com a colaboração deles.
    Pelos vistos já aí tem um experiência agradável. :)

As infiltrações podem vir de dois sítios: interior (canalizações) ou exterior (águas das chuvas).
    Se só há "infiltração" no inverno, é do exterior.
    Se também há no verão é do interior.

Para aferir o problema no interior sem fazer grandes estragos ou intervenções, abrir as torneiras todas ao mesmo tempo durante uns largos minutos e, com uma câmara termográfica ir apontando às paredes a ver se se vê alguma zona mais fria que a envolvente.
    Essa zona fria é a água fria a "escapar" da canalização. Depois, é seguir o rasto da água até à origem.
    Isto funciona em fugas significativas.

Em fugas mais ligeiras, um teste de pressão ou de "carga", de estanquidade, será melhor.
    O princípio será que num tubo, se tapar uma das extremidades e quiser injectar mais água, não conseguirá porque a água não terá por onde sair.
    Se conseguir injectar mais água num circuito supostamente fechado, quer dizer que há uma fuga.
    Logo, terá que isolar circuitos e ir testando a pressão em cada um deles. Quando a pressão "descer", encontrou o circuito onde está a fuga.
    Depois, tem que ir explorando o circuito para perceber onde está exactamente.
    Há quem use câmaras endoscópicas (por dentro da canalização).
    Também pode usar um higrómetro de superfícies para ir medindo a humidade das paredes ao longo do curso da canalização. Quando a humidade começar a subir, está perto da fuga.

Por outro lado, há pessoas que, com o acumular da experiência, conseguem mais ou menos perceber logo o que se passa, porque já conhecem os culpados mais habituais e vão logo lá.
    Quando não conseguem, usam o método "tentativa e erro". Corrigem a situação que tiver mais probabilidade de estar a provocar a infiltração e vão eliminando hipótese a hipótese até chegar ao verdadeiro culpado.

Outra abordagem é simplesmente substituir o material que se danifica por outro que não se danifique ou que minimize os sintomas.

Resumindo e concluindo: muito trabalho, muita chatice.
    É como procurar uma agulha no palheiro.

Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JaVo2004
  2.  # 3

Colocado por: FD

Se também há no verão é do interior.

Tenho prestado atenção e... parece ser o caso!
    Estou a desconfiar que há problemas nos canos do apartamento de cima. Apesar de não morar lá ninguém, de certeza que alguém vai lá abrir as torneiras para limpezas, etc...

É possível abrir a parede até ao cano do vizinho para provar/descartar inequivocamente esta causa?
    Só quero saber se isso faz sentido...

Obrigado,
    Jaime
  3.  # 4

Colocado por: JaVo2004
    É possível abrir a parede até ao cano do vizinho para provar/descartar inequivocamente esta causa?
    Só quero saber se isso faz sentido...

Não é necessário partir nada para saber se existe problemas com a canalização de água potável.
  4.  # 5

Colocado por: joalage
    Não é necessário partir nada para saber se existe problemas com a canalização de água potável.

Como assim? Que alternativas tenho?
    •  
      FD
    • 30 julho 2015

# 6

Colocado por: JaVo2004Como assim? Que alternativas tenho?

Algo de que me esqueci acima e que é, regra geral, o mais simples: ver se, com as torneiras todas fechadas, o contador da água conta...
    Ou então se, não se consumindo água, a contagem aumenta num longo período (dias) - é fácil de fazer por exemplo, quando for de férias.
    Concordam com este comentário: JPN761
  5.  # 7

Colocado por: FD
    Algo de que me esqueci acima e que é, regra geral, o mais simples: ver se, com as torneiras todas fechadas, o contador da água conta...
    Ou então se, não se consumindo água, a contagem aumenta num longo período (dias) - é fácil de fazer por exemplo, quando for de férias.

Isso ja teria de ser uma fuga considerável, duvido que consiga ver uma fuga dessas nas escalas disponíveis num contador municipal
  6.  # 8

mas porque estao a levar isto para uma fuga de agua? o problema pode ser na evacuação....
    Concordam com este comentário: larkhe
  7.  # 9

A questão é a seguinte: Há má vontade.
    Eu já levei o proprietário ao tribunal de pequenas causas, porque ele recusou-se arranjar a minha cozinha. Fechou-me a porta na cara.
    Na altura, o apartamento dele estava alugado e a desculpa era uma máquina de lavar roupa antiga que estava a verter água. A máquina foi trocada, o problema mantém-se...

Ele não vai cooperar, pelo menos não amigavelmente. Ainda mais porque o apartamento dele está desabitado há mais de 1 ano.

Sim, faz sentido que seja a evacuação, porque a humidade mais grave está no teto, imediatamente abaixo do lava-louças de cima. Se for de ajuda, logo posso colocar fotos.

Eu estou disposto a pagar para descartar o apartamento de cima. Por isso perguntei se essa ideia do FD, é assim tão descabida:
    Com uma marreta e um escopro.
    (ie, a partir do meu apartamento)
    •  
      FD
    • 30 julho 2015

# 10

Colocado por: JaVo2004Ainda mais porque o apartamento dele está desabitado há mais de 1 ano.

Está desabitado?
    E tem água?
    Se não tem água, não pode ser desse vizinho... tem que ser de outro.
    Se tem água, faça o que lhe disse do contador - vá lá ver a contagem e, veja novamente a contagem daqui a um mês.

Quanto à marreta e o escopro, depende muito do tipo de construção e como está disposta a canalização.
    Concordam com este comentário: JPN761
  8.  # 11

No predio onde vivia foi substituida ha pouco tempo a coluna de esgoto das cozihas , eram manilhas de gres e estavam partidas entre o 3º e o 4º Andar a humidade aparecia no 2º e no 1º curiosamente no 3º não aparecia nada
  9.  # 12

Colocado por: FDSe tem água, faça o que lhe disse do contador - vá lá ver a contagem e, veja novamente a contagem daqui a um mês.

Sim, tem água. Vou fazer isso.

Obrigado
    Jaime
  10.  # 13

se tiver seguro de recheio ou paredes, pode sempre ativar o mesmo, o seguro encarregará profissionais de fazerem o trabalho e pararem com as infiltraçoes e irão receber a quem provoca o estrago.

Pode ser uma via mais complicada inicialmente mas com vizinhos que não colaboram é a melhor maneira, pois assim não terá que falar com eles.

PS: se a casa está desabitada pode sempre fechar a torneira de segurança no contador se estiver no exterior
  11.  # 14

Colocado por: JPN761se tiver seguro de recheio ou paredes, pode sempre ativar o mesmo, o seguro encarregará profissionais de fazerem o trabalho e pararem com as infiltraçoes e irão receber a quem provoca o estrago.

Eu já fiz isso há uns anos atrás (quando se pensava que o probl estava na máquina de lavar roupa).
    Por telefone, a seguradora recomendou que se ativasse a "assistência jurídica". Foi o que fiz... só para me responderem o seguinte:
    "Em resposta informamos que lamentavelmente não poderemos proceder em conformidade com o pedido de V. Exa., uma vez que a garantia de Proteção Jurídica cobre unicamente as despesas realizadas pelo Segurado, em consequência da sua defesa em processos de natureza civil ou criminal que lhe tenham sido movidos com base em responsabilidade garantida pelas coberturas da apólice."

Mas, como já passou tanto tempo (e a seguradora entretanto mudou) posso tentar novamente.

Obrigado!
    Jaime
  12.  # 15

Colocado por: larkhe

Isso ja teria de ser uma fuga considerável, duvido que consiga ver uma fuga dessas nas escalas disponíveis num contador municipal

Engano seu!
  13.  # 16

Colocado por: joalage

Engano seu!

Se o diz .... acredito

0.0214 seg. NEW