Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 16 julho 2015 editado

# 1

Boa noite

Eu já comecei a trocar algumas impressões com alguns membros do forum num outro tópico, mas como não era meu, então decidi abrir um só para mim (não vá o dono chatear-se), em vista a esclarecer tambem mais duvidas que vao aparecendo com o desenrolar desta aventura.
    Espero de todo não cair em algum tipo de repetição.

Desde já aproveito para agradecer a todos os utilizadores que já me esclareceram sobre muitos assuntos!

Então agora surgiu-me outra questão, o que significa 'ter' um terreno inserido num loteamento com alvará? Que possibilidades existem de construção?
  1.  # 2

tem de consultar a planta síntese e o alvará e lá estão as condicionantes: área de implantação; área de construção; nº de pisos ; afastamentos á via publica e laterais; etc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 16 julho 2015

# 3

Colocado por: marco1tem de consultar a planta síntese e o alvará e lá estão as condicionantes: área de implantação; área de construção; nº de pisos ; afastamentos á via publica e laterais; etc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ

Eu já tive com a planta do loteamento, onde pude observar a area de implatação, a area de construção, o nº de pisos, só n vi os afastamentos à via publica e laterais.
    Este alvará condiciona de alguma forma o projeto de arquitetura? Ou seja, o que vier a ser construído tem de obedecer a essas regras? :-)
  2.  # 4

Colocado por: GMCQOu seja, o que vier a ser construído tem de obedecer a essas regras? :-)

Sim, e deve consultar também o regulamento do loteamento.
  3.  # 5

e o que estiver omisso em todos os documentos do loteamento significa que são aplicados as regras do PDM e regulamento camarário.
    •  
      GMCQ
    • 16 julho 2015

# 6

Colocado por: Picareta
    Sim, e deve consultar também o regulamento do loteamento.

Certo

Vou tomar nota, obrigado mais uma vez.

Picareta, pode indicar um ponto ou dois do conteudo do regulamento do loteamento? Isto porque nunca tive acesso a um. ;)
  4.  # 7

Colocado por: GMCQpode indicar um ponto ou dois do conteudo do regulamento do loteamento?

Pode dizer que as casas terão que ser todas pintadas às riscas verde e branco :-), ou definir as características dos muros exteriores, etc....
    •  
      GMCQ
    • 16 julho 2015

# 8

Colocado por: Picareta
    Pode dizer que as casas terão que ser todas pintas às riscas verde e branco :-), ou definir as características dos muros exteriores, etc....

Nota tomada!

Vou tentar verificar tudo isso junto da camara, obrigado.
  5.  # 9

Se esteve com a planta na mão, essa planta não tinha a mancha de implantação de lote desenhada? Se sim aí tem os seus afastamentos. Se não estiver é como o Marco diz, se estiver omisso tem de cumprir o PDM.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    •  
      GMCQ
    • 17 julho 2015

# 10

Colocado por: doisarquitectosSe esteve com a planta na mão, essa planta não tinha a mancha de implantação de lote desenhada? Se sim aí tem os seus afastamentos. Se não estiver é como o Marco diz, se estiver omisso tem de cumprir o PDM.

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

Olá

Nuno Costa, sim estive com copia da planta do loteamento e vi essa mancha do loteamento que esta a citar, vi assim muito por alto so mesmo para verificar a area de implatação e não consegui ver mais nada, vi inclusivé as areas dos outros lotes, e pouco mais, até porque não sabia o que verificar ao certo.

Cumprimentos.
  6.  # 11

boa sorte.... já agora... onde é a construção?
    •  
      GMCQ
    • 17 julho 2015

# 12

Colocado por: sergyioboa sorte.... já agora... onde é a construção?

Boa tarde,

Amigo Sergyio, ainda estou numa fase mto inicial, e como n tenho mto tempo livre o processo ainda corre mais devagar, neste caso falo de um terreno em S. Domingos de Rana.

Obrigado
  7.  # 13

Contrate as equipas para fazer o que lhes compete e o processo anda mais rápido.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    •  
      GMCQ
    • 18 julho 2015

# 14

Colocado por: doisarquitectosContrate as equipas para fazer o que lhes compete e o processo anda mais rápido.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

Nuno costa,
    obrigado pela sugestão desde ja, mas nesta fase ainda quase q embrionaria, prefiro ser eu a tratar destes pormenores, é uma forma de conhecer tb td o processo desde raiz, e tb sempre acabo por poupar mais um pouco. Obrigado
  8.  # 15

prefiro ser eu a tratar destes pormenores

Como pode fazer isso se não sabe como se faz?:

não consegui ver mais nada, vi inclusivé as areas dos outros lotes, e pouco mais, até porque não sabia o que verificar ao certo.

Vai poupar 10 na consulta para gastar 100 no tratamento?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 18 julho 2015

# 16

Colocado por: j cardoso
    Como pode fazer isso se não sabe como se faz?:

Vai poupar 10 na consulta para gastar 100 no tratamento?

J cardoso, secalhar ate tem razao, para un leigo como eu, estar a falar de termos mais tecnicos com quem tem formaçao na area, equipara-se quase como que a tirar doces a crianças. Mas a verdade é q já optei e vai ser assim, com tdas as vantagens e desvantagens q esta escolha acarretam. Obrigado
  9.  # 17

o engraçado é que mais tarde para licenciar vai pagar na mesma e o mesmo, e da forma como quer fazer não vai usufruir desde logo das vantagens que é ter um arquitecto a começar consigo a pensar as coisas. portanto em termos de custo a coisa vai dar ao mesmo dai não perceber quais poderão ser as vantagens que possa ter.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 22 julho 2015

# 18

Colocado por: marco1o engraçado é que mais tarde para licenciar vai pagar na mesma e o mesmo, e da forma como quer fazer não vai usufruir desde logo das vantagens que é ter um arquitecto a começar consigo a pensar as coisas. portanto em termos de custo a coisa vai dar ao mesmo dai não perceber quais poderão ser as vantagens que possa ter.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Amigo marco1,

Eu não preciso de ter um arquiteto comigo neste momento (e penso que vai perceber porquê), a casa que pretendo construir é modular, logo aí e apesar das inumeras configurações possiveis já existem plantas e modelos que me agradam. E acredite que nem estou a pensar em algo assim tão monstruoso como tenho visto aqui pelo forum, isto porque n tenho uma grande margem de negociação com o banco, porque já possuo uma habitação (um t2 de 95m2 com varanda e arrecadação) que ainda me faz moça na taxa de esforço. E conseguir realizar este projeto na conjetura atual txx! já vai ser épico, entusiasmo n me falta, vamos é ver o resto! :-) E depois nestas empresas de casas modulares eles por norma já tem os seus proprios arq e engs.
    •  
      GMCQ
    • 22 julho 2015 editado

# 19

Entretanto..

Contatei a camara de cascais via telefone para saber como obter mais infos sobre alguns terrenos,e foi-me dado um contato de email geral, mas após googlar um pouco encontrei outro contacto da junta de freguesia em questão e aproveitei e mandei pós dois.

Se tiver a demorar mto tempo, pá semana la estarei!

Vou entrar em mudanças de novo pelo que vou estar mais concentrado nesta nova fase, pq apesar de ter casa propria tou numa arrendada com mais espaço por causa dos canitos, e ter que tratar da agua, da luz, da tvcabo, das mudanças e outros detalahes... Já tou mesmo a imaginar vao ser duas semanas a correr!!

Alguém conhece empresas de mudanças da zona de sintra?

A ultima equipe que contratei para esta ultima mudança afinal revelou-se n ser bem uma equipe, porque pensava eu que ia ter dois ajudantes (motorista+ajudante) e afinal era motorista+esposa! Tive que cartar com quase tudo as costas mais o motorista! A minha maria já me disse 'pagar para trabalhar, nunca mais!' :-D
    •  
      GMCQ
    • 24 julho 2015

# 20

Mudanças à parte.. (já n vão acontecer devido a pequenos pormenores não explicados, enfim..)

Caros users e entusiastas deste magnifico forum! Tenho uma duvida relacionada com crédito,

Neste site http://www.imovirtual.com/financiamento/financing_construir/ , li que:

''Para além de poder construir a casa dos seus sonhos ou a casa que mais se adequa às suas necessidades, também vai economizar algum dinheiro com o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, que no caso de construções só se aplica ao terreno adquirido e não à construção em si, ao contrário da aquisição de uma casa. ''

A minha duvida é esta:

Este imposto municipal é aplicado ao terreno em que situação? Apenas quando existe crédito terreno+construção?

E se já houver terreno comprado, numa situação de credito à construção? Este imposto continua a prevalecer sobre o terreno? Obrigado

0.0231 seg. NEW