Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 17 julho 2015 editado

     # 1

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se já alguem tem instalados sitemas VMC da Nilan, ou se já trabalhou ou instalou algum equipamento desta marca?

    Sendo uma das marcas com equipamentos de VMC e sistemas de bombas de calor compactas certificados pela Passive House e que tem instalador em Portugal, gostaria de ter algum feedback desta marca?
    • MNeo
    • 20 julho 2015

     # 2

    Alguém pode dar uma opinião sobre este tópico?
    •  
      FD
    • 20 julho 2015

     # 3

    Colocado por: MNeoAlguém pode dar uma opinião sobre este tópico?

    Se ninguém responde é porque ninguém trabalhou ou instalou...
  1.  # 4

    Colocado por: FDSe ninguém responde é porque ninguém trabalhou ou instalou

    ou sequer viu alguma ao vivo,
    • MNeo
    • 21 julho 2015

     # 5

    Como pelo que tenho lido no forum, julgo que a área de trabalho do jorgealves abrange também a instalação de sistemas de VMC, poderia-me dar a sua opinião sobre algum equipamento(s) para efetuar a ventilação mecânica de uma moradia, que tenha um rendimento na recuperação de calor entre os 80 e 90% ou superior?

    Tirando a Nilan, que em Portugal é representada pela Climacom, não consegui encontar em Portugal equipamentos de VMC de fluxos cruzados com recuperação de calor acima dos 60% de recuperação, mesmo após bastante pesquisa na net.

    Encontrei os equipamentos da Vortice, o Prometeo Plus HR400, mas só em sites de UK.
  2.  # 6

    Colocado por: MNeoVortice, o Prometeo Plus HR400


    Esta maquina é comercializada pelo menos pela Ventilnorte
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 7

    Tem a S&P com bastantes modelos com essa eficiencia, ou alguns modelos da Troia.
    • MNeo
    • 21 julho 2015

     # 8

    Colocado por: jorgealvesTem a S&P com bastantes modelos com essa eficiencia, ou alguns modelos da Troia.



    Já trabalhou com algum modelo destas duas marcas. Em termos de fiabilidade de funcionamento e assitência técnica existem diferenças entre elas?
    • MNeo
    • 22 julho 2015

     # 9

    Andei a ver os elementos da S&P e o modelo IDEO 325 ECOWATT assemelha-se bastante aos equipamentos certificados pela Passive House.

    Julgo ser uma boa opção.
  4.  # 10

    Colocado por: MNeoJá trabalhou com algum modelo destas duas marcas. Em termos de fiabilidade de funcionamento e assitência técnica existem diferenças entre elas?

    aparentemente o S&P é de melhor qualidade geral, já apliquei uns quantos e nada a assinalar,
    Concordam com este comentário: carvalho91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pds
  5.  # 11

    As Passive House Portuguesas julgo que são equipadas com NILAN

    acho que até há sistemas compactos com bateria de aquecimento na insuflação, tendo por base uma bomba de calor.
    • MNeo
    • 23 julho 2015

     # 12

    As Passive House certificadas por cá, tem instalada a Nilan Compact P, que faz ventilação e bomba de calor.

    O Passive House Institut apresenta inumeros equipamentos de vmc certificados. Mas por cá, não sei se é pela implementação da norma ainda se encontrar a dar os primeiros passos no nosso País, não consegui encontrar outros representantes de marcas certificados que trabalhem em Portugal.

    Uma das permissas para que um equipamento de VMC tenha certificação Passive House é que a recuperação de calor seja superior a 75%
  6.  # 13

    Boa noite.
    Estou em fase de projeto para moradia e estou muito tentado a instalar VMC fluxo cruzado.
    Vou ter uma bomba de calor Daikin Altherma de baixa temperatura, quente-frio, que estará ligada a piso radiante no rés-do-chão (pavimento cerâmico) e a ventilo-convetores de mural ou embutidos no teto falso no piso de cima (pavimento em soalho de madeira corrida pregado em sarrafos com esferovite granulado na caixa de ar), estando também integrada com sistema solar térmico para AQS.
    A casa tem cerca de 300m2 com pé-direito de 2,65m.

    Tenho orçamento de VMC de ~3750€ IVA incluído, com máquina Brink Sky 300 de 95% rendimento, tubagem, montagem, ligações, enfim, tudo a funcionar.
    Investiguei a marca Brink na net, vi que era holandesa e arrogam-se pioneiros na tecnologia e líderes de mercado, contudo, do que vasculhei no fórum não vi uma única referência.

    Perguntas para os especialistas da poda:
    1. A marca é boa? Tem boa assistência técnica? Recomendam? Se não, que alternativas propõem?
    2. A máquina está adequada/ bem dimensionada para a casa?
    3. Está caro o orçamento?
    4. Faz sentido a VMC estar de alguma forma integrada com a solução global de climatização apresentada?

    Agradeço antecipadamente os vossos comentários.
  7.  # 14

    Colocado por: mpalmeida1. A marca é boa? Tem boa assistência técnica? Recomendam?

    Desconhecia por completo,

    as marcas mais correntes são S&P, Vortice, Troia\Relopa e France-Air entre algumas outras,
    Colocado por: mpalmeidaA máquina está adequada/ bem dimensionada para a casa?

    com esse caudal vai funcionar quase em permanencia eu aconselhava uma maquina mais potente que trabalha-se menos tempo aumentando a vida útil da mesma,

    Colocado por: mpalmeidaEstá caro o orçamento?

    faltam os elementos basicos para avaliar o valor pois a instalação não é composta por somente esta maquina, mas diria que é curto para fazer uma rede de distribuição coerente.

    Colocado por: mpalmeidaFaz sentido a VMC estar de alguma forma integrada com a solução global de climatização apresentada?
    sem duvida que sim.

    Colocado por: mpalmeidaVou ter uma bomba de calor Daikin Altherma de baixa temperatura, quente-frio, que estará ligada a piso radiante no rés-do-chão (pavimento cerâmico) e a ventilo-convetores de mural ou embutidos no teto falso no piso de cima (pavimento em soalho de madeira corrida pregado em sarrafos com esferovite granulado na caixa de ar)

    honestamente esta solução dos quartos é um bocado estranha e vai sentir uma enorme diferença de temp entre os diferentes sistemas, e pior será se forem VC á vista,

    pode aplicar PRH sem qualquer problema com soalho maciço colado e não ficar com ruído algum interior, e fica mais eficiente e económico que os vc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpalmeida
  8.  # 15

    o prh também pode ser aplicado por baixo de um sistema tradicional pregado com sarrafos.
  9.  # 16

    Colocado por: mpalmeidasistema solar térmico para AQS.

    o que vai usar para as AQS?
  10.  # 17

    Boa noite, Jorge.

    Relativamente à sua questão, está previsto para as AQS um sistema solar térmico, com painéis lisos com sistema drain-back e depósito acumulador de 500l de serpentina (continuo na dúvida se para 5 pessoas não bastaria um depósito de 300l?).
    O sistema solar estará integrado com a bomba de calor da Daikin, que arranca quando o solar não é suficiente.

    Agradeço os seus comentários que entretanto me suscitaram mais algumas questões.

    1. Para nós é ponto assente que o pavimento do piso de cima será de tábua corrida com 20mm espessura pregada em sarrafos de madeira autoclave e com enchimento da caixa de ar com granulado de esferovite.
    A sua afirmação "o prh também pode ser aplicado por baixo de um sistema tradicional pregado com sarrafos." é contrária a tudo aquilo que temos ouvido de vários técnicos e engenheiros, que nos têm dito que sendo o acabamento em madeira conforme pretendemos e ainda por cima suspensa, o PRH não será eficiente, nem no aquecimento nem no arrefecimento. Ouve um instalador que referiu que se a madeira fosse colada poderia ter alguma eficácia mas não queremos madeira colada e mesmo que optássemos por essa via, acho que não arriscaríamos no PRH.
    Por este motivo é que estamos a prever os ventilo-convetores (à vista junto ao teto ou embutidos no mesmo), para aproveitarmos a mesma fonte de calor-frio (bomba de calor) e porque nos parece mais saudável do que os ares condicionados.
    Dado que a solução de calor-frio para o piso de baixo (PRH sob pavimento cerâmico ligado à bomba de calor) está fechada, o que sugeria para o piso de cima?

    2. Relativamente à VMC:
    2.1. Se tivesse de recomendar, recomendaria que marca?
    2.2. A garagem está integrada no volume da casa, com ligação direta ao hall de entrada. Faz sentido ter extração de ar tal como a cozinha e WCs, certo?
    2.3 Li no Fórum que deve haver 0,4 renovações de ar por hora. É correto? Com base neste pressuposto e assumindo que a garagem deve ter VMC, terei um volume de cerca de 800m3 de ar dentro de casa. Aplicando o tal coeficiente de 0,4 ao volume total dá 320m3/hora que deveria ser o caudal da máquina. Estou a pensar bem?
    2.4. Estou com dificuldade em perceber como é que se integra a VMC com a restante solução de climatização? É feita alguma ligação física entre os sistemas?

    Cumprimentos
  11.  # 18

    Então nos quartos onde precisa de silêncio à noite vai colocar ventiloconvectores? Ou acredita que a pequena resistência que da alguns estalidos será suficiente à noite?
    1 Para o piso de cima sugere-se prh em piso cerâmico. Gosta do acolhimento da Madeira, então coloque cerâmico a imitar madeira. Ponderem la isso, vão ver cerâmico e talvez fiquem com outra ideia.
    2.Para cumprir o atual regulamento não precisa de VMC. No entanto cada caso é um caso é preciso olhar em detalhe para o seu projeto.
    O portão da garagem não tem aberturas para o exterior? A mim parece-me má ideia ter a vmc ligada à garagem a fazer extração. Pode ponderar po-la a fazer insuflação, e o ar remanescente sair por grelhas no portão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpalmeida
  12.  # 19

    Colocado por: mpalmeidacontinuo na dúvida se para 5 pessoas não bastaria um depósito de 300l?
    sendo sistema em drainback a Daikin\Rotex obriga a ser o modelo de 500litros que pode ter até 5 colectores planos,
    Colocado por: mpalmeidaO sistema solar estará integrado com a bomba de calor da Daikin, que arranca quando o solar não é suficiente.
    com o acumulador de 500litros e se for instalado como mandam as regras faz ainda apoio ao aquecimento ambiente, mas para isso ser possivél tem que ter mais colectores além dos 2 obrigatorios,

    preço por preço prefiro a solução de tubos de vacuo que pode fazer mais nas mesmas condições e até fica mais em conta,

    Colocado por: mpalmeidaA sua afirmação "o prh também pode ser aplicado por baixo de um sistema tradicional pregado com sarrafos." é contrária a tudo aquilo que temos ouvido de vários técnicos e engenheiros, que nos têm dito que sendo o acabamento em madeira conforme pretendemos e ainda por cima suspensa, o PRH não será eficiente, nem no aquecimento nem no arrefecimento. Ouve um instalador que referiu que se a madeira fosse colada poderia ter alguma eficácia mas não queremos madeira colada e mesmo que optássemos por essa via,
    a unica condição é não poder ter qualquer caixa de ar entre a betonilha base onde estam cravados os sarrafos e a madeira maciça do soalho como é habitual fazer no sistema pregado, vai evidentemente existir um tempo de resposta superior mas nada de extraordinário, continuando a ser muito mais eficiente que uma solução de convecção pura como os VC´S.


    Colocado por: mpalmeidaRelativamente à VMC:
    2.1. Se tivesse de recomendar, recomendaria que marca?

    os mais usuais são os que referi e como tal existem diversos distribuidores e com preços para todas as carteiras, a S&P e a Vortice tem uma boa assistencia e não têm dado problemas.

    Colocado por: mpalmeidaA garagem está integrada no volume da casa, com ligação direta ao hall de entrada. Faz sentido ter extração de ar tal como a cozinha e WCs, certo?

    sim e não, sendo um espaço separado e com necesidades muito pontuais não se costuma ligar com a restante instalação, quando são garagens muito grandes em que somente a abertura do portão não é suficiente para fazer a renovação do ar opta-se por colocar uma extracção localizada independente.

    Colocado por: mpalmeidaAplicando o tal coeficiente de 0,4 ao volume total dá 320m3/hora que deveria ser o caudal da máquina. Estou a pensar bem?
    sim mas obriga ao equipamento a estar em funcionamento 24 sobre 24 horas diminuindo imenso a sua durabilidade, se por outro lado o mesmo circular 600m3\hr já só precisa de trabalhar 12 horas no total para garantir o mesmo caudal e numero de renovações, obviamente que retirando a garagem da equação os numeros são outros mas com o mesmo principio.

    Colocado por: mpalmeidaEstou com dificuldade em perceber como é que se integra a VMC com a restante solução de climatização? É feita alguma ligação física entre os sistemas?
    são feitos encravamentos eléctricos de forma a ligar tudo quando existir ocupação do espaço, a VMC pode ter permutadores auxiliares de aquecimento\arrefecimento e nesse caso é obrigatório a interligação entre ambos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpalmeida
  13.  # 20

    Colocado por: callinasGosta do acolhimento da Madeira, então coloque cerâmico a imitar madeira. Ponderem la isso, vão ver cerâmico e talvez fiquem com outra ideia.
    visualmente é igual e termicamente é um pouco melhor, no entanto ao tacto madeira é madeira.

    Colocado por: callinasPara cumprir o atual regulamento não precisa de VMC

    desde que considere a abertura de portas e janelas como elementos activos de ventilação,

    no meu ponto de vista é errado pois nem ninguém abre nada em dias de chuva nem esta permanentemente em casa para o fazer,

    em ultimo caso uma VMC fluxo simples (somente extracção mecânica e entradas auto-reguladas) é o mais indicado e económico, não chegando a custar mais de 1200€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpalmeida
 
0.0283 seg. NEW