Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Muito acanhadas as IS do piso +1.
    a Is da suite está muito acanhada, a geral desse piso está grande demais. rever e equilibra os espaços.

Na outra IS privativa, retirava o bidé.... pois torna a Is demasiado confinada.
    Mas o que me "apoquenta", é a falta de conceito/ desenho das proprias Is...Não têm assutno nenhum.
    De resto se gosta assim , tudo bem.

No piso 0, a IS acessível poderia estar mais optimizada.
    A cozinha a ilha parece-me um erro, já que não desfruta do espaço, se dialoga-se com a sala, e/ou com uma janela defronte para o exterior.. mas não . Está forçado.
    Eu faria uma peninsula, e meteria a zona de refeições defronte da janela. e retirava a zona de refeições da sala.. ocupa mais de 60% do espaço, a meu ver sem necessidade.

Tecnicamente falta representar nas plantas do piso 0, as "courettes" para os esgotos das IS superiores.
  2.  # 22

Tive reunião com o arquiteto e cada vez mais acho que fizemos uma excelente escolha :)
    Novas plantas, já com alterações pedidas, ainda não finais, visto que vou solicitar as seguntes alterações:

Piso 0, mais uma janela no WC perto dos lavatorios.
    Maquina de lavar roupa, loiça e lava loiças, do lado da porta de acesso ao terraço
    Piso 1 WC 2.07 apenas um lavatório, as varandas entre quartos irão ser unidas tb

Que acham?
  3.  # 23

4.  # 24

Aquela varanda do lado direito, tanto no R/C como no piso 1, não tem utilidade nenhuma....quer dizer, no piso 1 pode servir para chegar mais rápido ao WC se estiver aflito :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cesar Mendes
  5.  # 25

Mais facil falar com imagem directa
      Corel030.jpg
      Corel031.jpg
  6.  # 26

Parece-me que o canto do edificio (na suite e pilar abaixo), está a sair fora do polígono de implantação.. Não será reprovado o projecto?
    Tem varandas que aparentemente não servem para nada, eu tirava isso.(2.14 e 1.07) e na composição desse alçado tirava partido das 4 janelitas. Penso que ficava harmonioso e poupava-lhe uns trocos, chatisses e manutenção para mais tarde.
    O quarto 2.08, também duvido da necessidade dessa varanda. Na suite, percebo que faz parte da zona coberta de apoio à sala, já agoram eu aumentava essa consola em mais 50cm. ao menso que fique uma coisa utilizável, de jeito.
    As escadas, já vem sendo comum.. não apresentam degraus de espera. Não percebo porque os meus colegas arquitectos não tem esse ccuidado, e importante do ponto de vista da segurança e da ergonomia da utilização diária.
    a banaheira/ base de duche das IS, parece-me muito estreita!! 70cm? Pelo menos 75cm, sendo que é recomendável prever os 80cm em projecto, depois logo se vê.
  7.  # 27

Colocado por: Pedro BarradasParece-me que o canto do edificio (na suite e pilar abaixo), está a sair fora do polígono de implantação.. Não será reprovado o projecto?
    Tem varandas que aparentemente não servem para nada, eu tirava isso.(2.14 e 1.07) e na composição desse alçado tirava partido das 4 janelitas. Penso que ficava harmonioso e poupava-lhe uns trocos, chatisses e manutenção para mais tarde.
    O quarto 2.08, também duvido da necessidade dessa varanda. Na suite, percebo que faz parte da zona coberta de apoio à sala, já agoram eu aumentava essa consola em mais 50cm. ao menso que fique uma coisa utilizável, de jeito.
    As escadas, já vem sendo comum.. não apresentam degraus de espera. Não percebo porque os meus colegas arquitectos não tem esse ccuidado, e importante do ponto de vista da segurança e da ergonomia da utilização diária.
    a banaheira/ base de duche das IS, parece-me muito estreita!! 70cm? Pelo menos 75cm, sendo que é recomendável prever os 80cm em projecto, depois logo se vê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cesar Mendes

Muito obrigado Pedro e Picareta.

Relativamente às varandas, efetivamente a utilidade delas é quase nula, a unica vantagem que terá é da vista, pois a "mehor" vista da casa é daquele alçado. Ao inicio pensei tirar, mas a minha esposa gosta delas... em termos de construção e manutenção tem assim um impacto tão grande?
    Quanto às bases de duche/banheiras nem tinha reparado, obrigado pela dica. Os degraus de espera, confesso que nem sabia o que eram... mas vou também pedir.

A varanda do quarto 2.08 tem a ver com a pequenina ficar tb com uma varanda como o irmão (embora já tenha WC e ele não....) discriminação positiva :)

Já agora, se souberem.. o arquiteto diz que a diferença entre as varandas propostas (em ferro) e estas da imagem é de 4 ou 5 vezes mais caro por ser em vidro temperado. existe alguma solução "a meio caminho"?
      FullSizeRender.jpg
  8.  # 28

Pelas plantas prevejo que seja uma casa de linhas exteriores mais tradicionais. Meta um gradeamento em aço, com prumos verticais ( não permite escalar e com distancia/ vazio, não superir a 11cm)

sim é verdade que possa ser pelo menos 4 x mais caro...

Quanto ás vistas, e nesse lado não vai nascer uma casa também!?, senão arranje isso de maneuira a ter umas janelas de savada, e sem varanda. A meu ver não fazem falta.
    Meta janelas com areas maiores.

Do meu ponto de vista, essas varandas, não tem lógica numa moradia. Os miudos que vão desfrutar o terreno ;)
    Varandas e varandinhas é so meio caminho andado para manutenção a medio prazo e escravidão nas limpezas ;)
  9.  # 29

Colocado por: Pedro BarradasQuanto ás vistas, e nesse lado não vai nascer uma casa também!?, senão arranje isso de maneuira a ter umas janelas de savada, e sem varanda. A meu ver não fazem falta.
    Meta janelas com areas maiores.

Sim, do lado "de baixo" irá nascer outra casa, mas nunca ficará à frente da minha pelo desnivel natural do terreno... já o piso 0, diria que ficará tapado de alguma forma...

Ou seja, na sua perspectiva "assassinava" todas as varandas e colocava janelas em sacada?
  10.  # 30

Colocado por: Cesar MendesOu seja, na sua perspectiva "assassinava" todas as varandas e colocava janelas em sacada?

sim. Temos que ser pragmáticos. Existem maneiras e composição de alçados que dispensam essas varandas, não tem de ficar com um aspecto "despido", de qq maneira um projecto não é apreciado em alçado, mas em contecto tridimensional, pelo que o conjunto construído e a perspectiva visual do mesmo são muito importantes...

Vai ter que tipo de protecção exterior aos vãos envidraçados? estores, ou portadas?
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 31

Colocado por: Pedro BarradasVai ter que tipo de protecção exterior aos vãos envidraçados? estores, ou portadas?

Preferimos estores, não sou grande adepto de portadas..

Junto seguem os 4 alçados previstos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
  12.  # 32

Imagens.
    Gosto do esquema de cores, mas rpecisa de alguns toques.
    a chaminé está horrivelmente integrada.
    Na fachada frontal, retirava também a varanda desse quarto.
    Deixe a composição assimétrica, vai ficar bem mais interessante.
    As janelas pequenas, devem tomar uma porporção 1Lx1A, ou 1Lx>1A. vai ficar com uma casa dentro das proporções classicas/ tradicionais.
    Na zona da entrada, pode-se ver bam que a janela da IS, não fica lá nada em, Essa zona merecia outro tratamento.
    Bem como as janelas dos quartos da frente.. para que é aquele exagero!!?,devem ter uns 2m. estão fora de proporção face a casa, especialmente a do piso 0.

Outra preocupação que vejo agora, o acesso à garaggem. defronte do portão deve deixar pelo menos 5 a 6m de distÂncia, e está com quanto? 4m?

A escadaria para tardoz, para a garagem/ rampa do carro, para mim é um erro, é preferível nivelar com o logradouro de tardoz. percebo a necessidade de acesso directo. bom talvez com uma escada no dado do vizinha, e com 1.20m de largura. no máximo. um escada de serviços. neste caso também acabaria com os socalrcos, ou tendo resolvidos doutra forma...

Estes e outros pontos seriam propostos por mim a um cleinte meu.
    Peça também ao arquitecto para enviar imagens, não aéreas, mas de ponto de vista do observador. Da ria, do logradouro.. perspectivas que mostram realmente o volume em contexto. Um pouco como está a 1ª imagem.
      Corel032.jpg
      Alcados.jpg
  13.  # 33

Colocado por: Pedro BarradasNa fachada frontal, retirava também a varanda desse quarto.
    Deixe a composição assimétrica, vai ficar bem mais interessante.
    As janelas pequenas, devem tomar uma porporção 1Lx1A, ou 1Lx>1A. vai ficar com uma casa dentro das proporções classicas/ tradicionais.
    Na zona da entrada, pode-se ver bam que a janela da IS, não fica lá nada em, Essa zona merecia outro tratamento.
    Bem como as janelas dos quartos da frente.. para que é aquele exagero!!?,devem ter uns 2m. estão fora de proporção face a casa, especialmente a do piso 0.

Obrigado Pedro, as janelas que refere sao as duas do 1º andar n é? estamos na duvida se ficaremos com elas ou as retiramos, as de lado (por cima da garagem vão sair, estamos a pensar colocar porta janela com peitoril fixo.

A composição assimétrica é o q? não entendi :(

null
  14.  # 34

Tirar a varanda da direita no alçado frontal... parece-me totalmente desnecessário.
    deixe o protagonismo para a zona da entrada.
  15.  # 35

como totalmente leigo nisto :P deixo aqui umas ideias que eu talvez preferisse para mim, até prova em contrario.

PS: apos ver as imagens 3d da casa Eu nao gosto daquelas duas janelas na varanda....nao sei se é para a estetica exterior?
      Jul. 19 21.06.jpg

0.0208 seg. NEW