Tenho andado a poupo e pouco a recuperar uma casa que era dos meus avós e tenho utilizado este forum como "inspiração". Tenho conseguido arranjar ideias e soluções para maioria dos problemas que me surgiram.
Neste momento a casa está habitável mas ainda gostaria de alterar o WC para tudo ficar como pretendo...
A casa foi construída à +/- 70 anos e nessa altura não foi colocada qualquer banheira ou poliban. Mais tarde foi colocada uma banheira e a casa de banho ficou +/- como o desenho em anexo. Como podem constatar pelas medidas o espaço entre a sanita e a banheira (20cm) não permite a uma pessoa comum sentar-se. A minha ideia era alterar quase por completo a disposição do WC tornado-o mais prático.
E aqui começam as minhas duvidas,.. A casa é numa vivenda germinada e está no 1º andar (a casa de baixo também me pertence). Os tectos são todos em abobada e os poucos documentos que tenho da casa não me dão informação sobre a espessura da laje. Ora se eu pretendo alterar a disposição do wc vou ter que alterar as canalizações e tenho medo de abrir um buraco para a casa de baixo...
Alguém me sabe dizer como posso ter uma ideia da espessura???
Desde já vos agradeço toda a ajuda que me possam dar... Ando nesta reconstrução à cerca de ano e meio e este forum tem sido o meu melhor amigo.
a disposição que pretende está correcta, agora em termos técnicos terá que analisar bem essa questão dos esgotos. tem a seu favor que a casa de baixo é sua e assim poder trabalhar á vontade se precisar de mexer na laje.
O meu maior problema prende-se com o facto de não saber a profundidade da placa. Sabem dizer-me se este tipo de placas tem vigas/vigotas ou estão só assentes na abobada da casa por baixo?
A casa ao lado da minha é igual e eu sei que eles alteraram o local da sanita mantendo-a na mesma parede (como a sugestão do AMCP). Eu ja perguntei ao vizinho mas o senhor não sabe se a sanita ficou ali por não ser possível colocar em outra local ou se foi simplesmente porque calhou.
Deixo-vos uma foto actual do WC para que vejam o meu problema