Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite, hoje andava pela internet a procura de umas respostas, e vim parar a este forum e pelo visto a hora certa=)
    ja agora, sou o miguel pasadas 28 anos de beja.
    a minha questao vou passar a descreve-la e espero que m possam ajudar, ja que ainda nao consgui perceber bem, entao e a seguinte :
    tenho uma pessoa que me criou desde pequeno e que eu chamo de avo ( mas nao e me nada de familia), e a uns dias ela disse-me que vai deixar a sua casa para mim(ja escreveu no testamento), ela nao tem irmaos nem pais nem filhos. agora a questao e : que a minha avo ouviu dizer que era mais barato mudar a casa ja para o meu nome , do que depois quando ela falecer ( espero que seja daqui a muitos bons anos), entao o qu eu gostava que me ajudassem era para saber se isto e mesmo verdade) o que preciso fazer para fazer a mudança , documentos preços??
    agradeço desde ja, e espero que me consigam ajudar neste topico
    alguma coisa tambem responderei o mais rapido possivel e espero que o façam da mesma maneira.
    agora ganharam mais um novo fregues no vosso site
    abraço miguel pasadas
  2.  # 2

    Portanto
    DOAÇÃO vs HERANÇA
  3.  # 3

    Penso que mais barato será fazer um testamento que são à volta de 150€ e a casa será sua um dia.
  4.  # 4

    Então, pode-se fazer testamentos, em vez de registos, ou testamentos para ser mais fácil o registo? O.o

    A minha situação é com terrenos, 2 casa e uns palheiros, que estava tudo em nome do meu avô que morreu, agora é da minha avó.. será que fazendo um testamento com as terras, casas e palheiros, fica mais fácil a legalização um dia? (Peço desculpa por usar este tópico mas como o assunto é o mesmo..)
  5.  # 5

    Caso não haja herdeiros como pai, mãe, cônjuge e filhos que é o caso deste user, pode-se deixar em testamento os nossos bens todos a quem quisermos... um dia quando a pessoa que fez o testamento falecer, os bens são automaticamente do beneficiário do testamento...

    O testamento não serve ou não tem como missão facilitar registos mas sim indicar a quem nós queremos que pertençam os nossos bens um dia mais tarde após a nossa morte.
  6.  # 6

    Se for só a casa, também pode fazer uma doação com o usufruto.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  7.  # 7

    Atenção que o testamento deve ser registado em notário...
  8.  # 8

    Óbvio! Se não, não cumpre o seu propósito.
  9.  # 9

    Colocado por: SabrinaÓbvio! Se não, não cumpre o seu propósito.


    Neste caso sim, mas já tive testamentos não registados em notário na família e foram cumpridos. Claro que só porque as pessoas envolvidas quiseram respeitar o que a pessoa escreveu mas não registou. Podiam não o ter feito e estavam no seu direito.

    Para nós parece óbvio que tem de ser registado, para os mais velhos creio que não é bem assim, até a palavra apenas dita tinha muito valor.
  10.  # 10

    boa noite mais uma vez, no testamento ja esta escrito que a passa e o bens ficam em meu nome, a questao era mesmo so essa do valor que teria que pagar para depois passar para meu nome. pelo que li aqui so terei que pagar 150€?
    ja agora outra questao, quando se faz o testamento tem d ser feito no notario ou pode ser feito em algum outro lado?
  11.  # 11

    Penso que pode fazer num advogado desde que lhe pague os honorários.
  12.  # 12

    Colocado por: miguel pasadasboa noite mais uma vez, no testamento ja esta escrito que a passa e o bens ficam em meu nome, a questao era mesmo so essa do valor que teria que pagar para depois passar para meu nome. pelo que li aqui so terei que pagar 150€?


    Não... € 150,00 paga para fazer o testamento (se já está feito não paga nada).

    Colocado por: miguel pasadasja agora outra questao, quando se faz o testamento tem d ser feito no notario ou pode ser feito em algum outro lado?


    Pode ser feito/minutado noutro lado mas tem que ser "entregue" e pago no notário.

    Colocado por: miguel pasadasque a minha avo ouviu dizer que era mais barato mudar a casa ja para o meu nome , do que depois quando ela falecer ( espero que seja daqui a muitos bons anos), entao o qu eu gostava que me ajudassem era para saber se isto e mesmo verdade) o que preciso fazer para fazer a mudança , documentos preços??


    Fazer-lhe uma doação agora ou herdar a casa via testamento mais tarde tem exactamente os mesmos custos...que vão variar consoante o valor patrimonial da casa.

    Para não lhe ficar tão caro tem que passar agora a casa para o seu nome...mas não através de uma doação... ;)

    Cumps
  13.  # 13

    obrigado erga.
    pode so responder a uma questao : se o testamento nao for ao notario que pode acontecer?
  14.  # 14

    Colocado por: miguel pasadasobrigado erga.
    pode so responder a uma questao : se o testamento nao for ao notario que pode acontecer?


    Não há testamento..
    Concordam com este comentário: mmgreg
  15.  # 15

    Bom dia, vou utilizar este tópico uma vez que tenho a seguinte questão que se enquadra nas anteriores de "Doação Vs Herança".

    Somos 3 irmãos e todos aceitam e respeitam a decisão da nossa mãe querer deixar a sua habitação para um dos filhos (eu). Neste momento é importante para a minha mãe ficar descansada quanto a isso e saber que está tudo tratado. Chegamos então à questão de "Doação em vida ou testamento"?

    As dúvidas que existem são:
    - Economicamente é mais vantajoso a doação em vida, ou o testamento? (tendo em conta os valores de escritura, registos, eventuais impostos sobre heranças, etc)
    - No caso da doação em vida, tendo a minha mãe usufruto da habitação, ao cargo de quem ficará o IMI?

    (O valor patrimonial do imóvel ronda os 65.000€)

    Obrigado
  16.  # 16

    Colocado por: Antonio.BLMPBom dia, vou utilizar este tópico uma vez que tenho a seguinte questão que se enquadra nas anteriores de "Doação Vs Herança".

    Somos 3 irmãos e todos aceitam e respeitam a decisão da nossa mãe querer deixar a sua habitação para um dos filhos (eu). Neste momento é importante para a minha mãe ficar descansada quanto a isso e saber que está tudo tratado. Chegamos então à questão de "Doação em vida ou testamento"?

    As dúvidas que existem são:
    - Economicamente é mais vantajoso a doação em vida, ou o testamento? (tendo em conta os valores de escritura, registos, eventuais impostos sobre heranças, etc)
    - No caso da doação em vida, tendo a minha mãe usufruto da habitação, ao cargo de quem ficará o IMI?

    (O valor patrimonial do imóvel ronda os 65.000€)

    Obrigado



    O IMI deve ficar a seu cargo cm é obvio
  17.  # 17

    Eu faria a doação já.

    Faria imediatamente porque agora são conhecidas as regras fiscais e no futuro podem ser agravadas, pois de vez em quando isso é falado pelos partidos de esquerda.

    O IMI é pago pelo usufrutuário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio.BLMP
  18.  # 18

    Colocado por: Silver Wolf- No caso da doação em vida, tendo a minha mãe usufruto da habitação, ao cargo de quem ficará o IMI?


    Colocado por: Silver WolfEu faria a doação já.

    Faria imediatamente porque agora são conhecidas as regras fiscais e no futuro podem ser agravadas, pois de vez em quando isso é falado pelos partidos de esquerda.

    O IMI é pago pelo usufrutuário.
  19.  # 19

    Resumindo e concluindo voce vai ficar com a casa e ainda tem duvidas de quem deve pagar o IMI? a sua mãe nao ja fez muito por si pra ainda colocar essa questão?
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  20.  # 20

    Colocado por: PedroGomesResumindo e concluindo voce vai ficar com a casa e ainda tem duvidas de quem deve pagar o IMI? a sua mãe nao ja fez muito por si pra ainda colocar essa questão?
    Concordam com este comentário:Obras em casa


    Eu nem acredito que leio estas coisas. Só mesmo na "Tugolândia"... Mas quem é que lhe dá o direito de tecer esses comentários infelizes? O Sr. sabe lá em que moldes se está a desenrolar este processo, o que é que cada um faz por quem, para dizer uma barbaridade dessas? Não sabe e também não vai saber. Se legalmente, nesta situação em concreto, tiver de pagar, pagarei. Senão, não pagarei. Mas isso afecta a decisão a ser tomada daí vir perguntar.
    Se não tem nada para acrescentar, com conhecimento, cale-se. O que não faltam por aí são foruns de notícias cor de rosa para se comentar sobre a vida pessoal alheia.

    Colocado por: Silver WolfEu faria a doação já.

    Faria imediatamente porque agora são conhecidas as regras fiscais e no futuro podem ser agravadas, pois de vez em quando isso é falado pelos partidos de esquerda.


    Obrigado, é precisamente essa a indefinição. Possíveis impostos que venham a ser imputados a heranças.
    Do lado do cartório sei os custos do processo:
    Pela doação em vida o processo fica mais caro. É feita escritura+imposto de selo+registo predial x 2;
    Pelo testamento, é pago o valor desse documento no notário e após falecimento é feita a transação do registo predial.
    Todas as outras questões, o cartório remete para as finanças, onde eu tenho péssima experiência de atendimento e de satisfação de dúvidas, daí tentar aqui primeiro alguém que tenha passado pelo mesmo.

    Colocado por: Silver Wolf
    O IMI é pago pelo usufrutuário.


    Se percebi ficará da responsabilidade da pessoa que faz a doação, é isso? Uma das clausulas dessa doação é precisamente a pessoa que faz a doanção ficar com o usufruto da casa.
    Obrigado mais uma vez.
 
0.0173 seg. NEW