Iniciar sessão ou registar-se
    • RJPP
    • 20 julho 2015 editado

# 1

Bom dia a todos,

Procuro para uma varanda que vou construir um guarda corpo em alvenaria, mas confesso que está a ser muito complicado de encontrar. As soluções que encontro são feitas de forma artesanal em medidas muito limitadas e os peitoris são mais limitados ainda nas dimensões.

Para uma varanda que fiz, usei peças em V, que para cumprirem a largura pedida pelo arquitecto, tiveram que ser coladas lado a lado. O peitoril, como não encontrámos, teve que ser feito no local enchendo 2 vigas pré-molde. O resultado final ficou bom, mas levou imensa mão de obra e não me parece solução.

Alguém me sabe dizer onde posso encontrar estas soluções já pré-fabricadas e prontas a instalar? - tenho procurado na net, mas ou o nome guarda-corpos não é o usado na industria, ou então nao sei...

procuro peças similares às que coloco na fotografia , mas com um desenho bastante mais simples - apenas um v, dado que a varanda possui um peitoril com 60 cms

Desde já agradecido pelas vossas respostas
      _DSC7482 r.jpg
  1.  # 2

Tem de procurar grelhas em artefactos pré-fabricados. esse tipo de solução entrou em desuso há muitos anos. Senqie é inviável em obras pequenas ( mão de obra especializada e custos da mesma)

Pelo que tem somente quatro opções:
    -Fabrica em obra. ( quer seja em moldes in situ, quer seja elemento a elemento)
    - Manda pré-fabricar à sua medida
    - Utiliza grelhagens de mercado (pré-fabricados)
    - Altera a arquitectura para outra solução de guardas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJPP
  2.  # 3

a soplacas tem um leque limitado:
    http://www.soplacas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=633&lang=pt

Mas existem pequenas fabricas de pré-fabricados que fabricam peças para efectuar os V em guardas e muros do tipo tradicional, em substituição da tijoleira artesanal.
    • RJPP
    • 20 julho 2015

# 4

Caro Pedro Barradas,

Muito obrigado pela suas rápidas respostas.

Não fazia ideia que estas soluções eram tão difíceis de encontrar por terem entrado em desuso. pensei que eram difíceis por causa da crise, dado que muitas fábricas ligadas aos materiais de construção fecharam;

Isto é para um monte no Alentejo que tem já mais de 100 anos e não pretendo destoar aplicando outra solução;

Provavelmente a melhor solução talvez seja mandar fazer um molde em madeira, o que é muito fácil e depois encher;

Quanto ao corrimão ( não sei se é o nome certo) o que já fizemos levou por cima tijoleira castanha e ficou muito bom. Na sua opinião fazia-o também em peças moldadas em cimento? deveria levar algum varão de ferro no interior?

Muito obrigado mais uma vez
  3.  # 5

Em que zona do alentejo?
  4.  # 6

Consegue meter aqui exactamente o tipo de grelha que quer fazer?
    • RJPP
    • 20 julho 2015

# 7

Caro Pedro,

O monte fica no concelho de Moura

Anexo-lhe uma foto do ano passado de uma parte que estava a ser finalizada - levou depois por cima do corrimão tijoleira castanha - a foto não está grande coisa, mas é a única que tenho aqui. O desenho como pode ver é bastante simples, mas colar as peças é uma chatice e solução de vigas pré-molde no corrimão demasiado trabalhosa para replicar por extensões maiores.

Mais uma vez agradecido pela sua atenção.
      _DSC5673 r.jpg
  5.  # 8

Mas isso, essa grelhagem em V, encontra facilmente no alentejo.

Os passa-mãos pré-fabricadosé que normalmente são uma miséria e é preferível fazer em alvenaria e/ou betão in situ.
    • RJPP
    • 20 julho 2015

# 9

Caro Pedro Barradas,

A sua solução de fazer à medida a grelhagem e os passa-mãos parece-me a melhor. Aqui existem muitos carpinteiros e fazer um molde é muito fácil. e resolvo de vez o problema. ainda para mais feiro no local poupo a chatice do transporte.

Tem ideia se é necessário algum betão especial ou pode ser o que se faz comunamente nas obras para acabamentos - do género cimento de boa qualidade + areia + água, sem outros aditivos? ou terá que ser o betão das auto-betoneiras ?
  6.  # 10

Se bem misturado e doseado, não tem problema. Utilize agregados mais finos.
    Deixe curar a uma temperatura o mais amena possível, sem incidência directa do sol. se conseguir ir humedecendo durante a cura, melhor.
    • RJPP
    • 20 julho 2015

# 11

Ao bom jeito dos bons tópicos deste Fórum, o Pedro Barradas está a dar uma informação que penso que vai servir a muitos foristas que se deparem com este assunto no futuro. Muito obrigado pela sua ajuda!

Faço-lhe uma ultima pergunta: Qual o doseamento que aconselharia cimento/ inertes ?
  7.  # 12

E eu a julgar que esses ziguezagues eram criados simplesmente encostando tijolos como quem faz um castelo de cartas... :)
    Concordam com este comentário: sergyio, Rodri12
  8.  # 13

Deixe ver.. amanhã se calhar terei de ir a Moura... e pode-me pagar umas minis ;)

quanto à receita para o Betão, pode usar um B30:
    Para 1m3 são estas as dosagens:
    400kg de cimento portland
    630kg de areia (.52m3)
    412kg de brita I (5/15mm), cerca de .3m3
    845kg de brita II (15/30mm), cerca de .63m3
    115 litros de água

No seu caso, utilize somente brita I ( substitui a dosagem de Brita II, por brita I)

Atenção que convém mexer muito bem o betão, não adicionar mais agua após começar a curar. Não aproveitar amassaduras velhas.
    Para facilitar pode meter um pouquito mais de agua, para torna-lo mais fluido.
    Os moldes devem ser besuntados com oleo de cofragem.

Se quiser pode meter uns panos pesados encharcados em agua para evitar a evaporação rapida dos elementos de betão.

Não se esqueça que o betão só atinge a resistencia máxima passados cerca de 30 dias.
    Como são elementos decorativos de pequena envergadura, penso que passados uns 4/5 dias já pode aplicar. mas cuidado para não partirem.
  9.  # 14

Os elementos pré-fabricados...
    Obra em Colos - Odemira.
      2005-02-10 010.jpg
    • RJPP
    • 20 julho 2015 editado

# 15

Caro Pedro Barradas,

Mais uma vez a sua resposta explicou tudo certinho. Muito obrigado!

Vem para os lados de Moura? pago concerteza. Amanhã de manhã vou acompanhar uns homens que me vão acabar uma vedação, mas se quiser por MP podemos trocar contactos e se der para a mini concerteza que terei todo o gosto. Amanhã ou outro dia que por cá passe. O Pedro de onde é?

Colocado por: ClioIIE eu a julgar que esses ziguezagues eram criados simplesmente encostando tijolos como quem faz um castelo de cartas... :)
    Concordam com este comentário:sergyio,Rodri12

Tenho visto muitas varandas feitas assim, mas como o tijolo exposto à agua começa a apodrecer, não optei por essa solução. Nunca vi uma varanda de tijolo que com uns anos de exposta ao elementos esteja em boas condições. Por outro lado estar a tratar o tijolo com isolantes também não me parece muito interessante.
  10.  # 16

Vai ser apertado para as minis ;)
    Se tivesse tempo, dava para ir, como tenho de ir a Beja por volta das 16:00h, talvez desse para ir também a Moura, estou a fazer um projecto de especialidade para um edificio na zona industrial.

Estou sediado em Ourique.

Abraço e que corra tudo bem.
    Agora é fazer experiências a ver se corre bem-
  11.  # 17

Colocado por: RJPP
    Tenho visto muitas varandas feitas assim, mas como o tijolo exposto à agua começa a apodrecer, não optei por essa solução. Nunca vi uma varanda de tijolo que com uns anos de exposta ao elementos esteja em boas condições. Por outro lado estar a tratar o tijolo com isolantes também não me parece muito interessante.

Os que eu assim vejo ou são em tijolo burro, ou então em tijolo rebocado. Mas se o fizerem em betão será certamente mais duradouro.
    • RJPP
    • 20 julho 2015

# 18

Caro Pedro,

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda. Em meia dúzia de posts explicou de forma clara tudo o que havia para saber.

Se me deixar o seu contacto por MP poderei contactá-lo daqui por uns tempitos porque vou ter umas especialidades para fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 19

Os meus contactos estão no meu perfil (seleccionar o meu nome)
    No entanto pode visualizar também aqui:
    •  
      FD
    • 21 julho 2015

# 20

Esse site já merecia uma promoção... para um domínio próprio. :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, MikeMelga

0.0211 seg. NEW