Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

terminou ontem a obra de isolamento de uma caleira+platibanda+laje de um edifício pequeno do qual sou Administrador. Como sou leigo na matéria venho por este meio pedir a vossa opinião, visto que a minha é algo negativa e não sei se estou errado ou não.

Na primeira imagem ("imagem1.jpg") podem verificar a zona em questão. Este isolamento foi feito com Sikagard 570W pele elástica com duas de mão e com rede de fibra no meio (excepto na caleira que foi só uma demão).

Na segunda imagem ("imagem2.jpg") é possível verificar aquilo que tenho dúvidas se foi ou não executado um bom trabalho. A rede aparentemente não ficou bem colocada/esticada, e com a secagem da primeira demão consegue-se observar, nalgumas partes, a rede à mostra, ou seja, um pouco levantada em forma de bolha. Devido ao facto de não poder publicar imagens com mais de 512kb talvez seja difícil observar mais em pormenor.

Na terceira imagem ("imagem3.jpg"), isolamento da caleira com o mesmo produto e também com rede de fibra é possível verificar os quadrados da rede que ficaram sobre-elevados à quantidade de produto colocado.

Perguntas de leigo: esta rede pode de alguma forma ficar à vista? Não vai criar compartimentos onde a água irá ficar depositada/estagnada à espera de evaporar e consequentemente deteriorar o produto de uma forma mais rápida? Os colaboradores dessa empresa disseram-me que tinha muito produto por baixo da mesma e que não fazia mal.

Qual a vossa opinião?

Alguns pormenores desta obra:
    1. A zona estava coberta por tela de alumínio, a qual foi retirada verificando-se águas estagnadas que traduziam as queixas do condómino do último andar (entrada de água em casa).
    2. A zona não foi lavada com jacto de alta pressão depois da remoção da tela e antes da colocação da rede+produto.
    3. A segunda demão do produto foi colocada passadas cerca de 48 horas da primeira demão (deslocação dos colaboradores da empresa para outra obra).
    4. Não houve segunda demão na caleira porque o colaborador da empresa disse que já tinha muito produto por baixo e não valia a pena.

Muito obrigado,

Um abraço!
      imagem1.jpg
  2.  # 2

imagem2
      imagem2.jpg
  3.  # 3

imagem3
      imagem3.jpg
  4.  # 4

Poderia lhe estar a explicar o que tem ou tinha de ser feito, mas não vou ter tempo de momento, essa isolação está uma miséria, aconselho que chame um técnico e faça uma vistoria ao local, caso contrario vai ter problemas muito graves quando chover
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fudjibans
  5.  # 5

Ok,
    se depois o Rfr19 ou mais alguém tiver um tempo para explicar agradecia.
    Obrigado.
    Supostamente tenho garantia de 5 anos, mas tenho a sensação que no último andar vai entrar água muito mais cedo. Enfim...
  6.  # 6

É evidente que estamos perante um trabalho que não foi executado por empresa especializada. Deveria enviar as suas dúvidas para os serviços técnicos da Sika que terão todo o interesse em o aconselhar com as melhores práticas de aplicação. De qualquer forma para "remediar" deveria aplicar as camadas necessárias para cobrir completamente a rede, principalmente na caleira. Um trabalho de impermeabilização tem a garantia de 10 anos.
  7.  # 7

Não me parece um bom isolamento. Pessoalmente não gosto de aplicar peles elásticas em telhados terraços etc. Normalmente uso mono-componente que a própria Sika também tem, pelas suas propriedades, mais aderentes e resistentes
    Este é mais um trabalho de isolamento feito com peles elásticas que passado um ano ficou assim.
      20150704_194006~01.jpg
    •  
      FD
    • 21 julho 2015 editado

# 8

Colocado por: fudjibansterminou ontem a obra de isolamento de uma caleira+platibanda+laje de um edifício pequeno do qual sou Administrador. Como sou leigo na matéria venho por este meio pedir a vossa opinião, visto que a minha é algo negativa e não sei se estou errado ou não.

Por curiosidade, pode explicar o processo de adjudicação?
  8.  # 9

Mono-componente é um conjunto de um saco em pó e uma embalagem em líquido, que se misturam ambas com as quantidades fornecidas. Caso não se gaste o produto todo faz-se as proporções adequadas.

O modo de aplicação pode ser a rolo, trincha, colher conforme a superfície a trabalhar.
    Como é normal em qualquer produto as superfícies deverão ser limpas, levando a primeira demão sem rede. A segunda demão levará a rede, finalizando com a terceira. A marca que eu uso cada demão é aplicada passando 4h.
    Pode depois aplicar cerâmica por cima ou não dependendo do local.
    Concordam com este comentário: r.v
    •  
      FD
    • 21 julho 2015

# 10

Colocado por: joalageMono-componente é um conjunto de um saco em pó e uma embalagem em líquido

Falava com o fudjibans mas, obrigado pela informação na mesma, já fiquei mais sapiente. :)
  9.  # 11

Colocado por: joalageMono-componente é um conjunto de um saco em pó e uma embalagem em líquido, que se misturam ambas com as quantidades fornecidas. Caso não se gaste o produto todo faz-se as proporções adequadas.

Lê se cada barbaridade aqui... Também é um técnico especializado?
  10.  # 12

Cara Mariana Araujo, obrigado, vou enviar email para a Sika com as imagens para pedir a opinião deles. Relativamente à rede levantada na laje mais vale cortá-la com um xizato, pois não está lá a fazer nada, penso eu. Quanto à caleira, também estou de acordo, qual a vantagem de ter buracos no caminho da água? Acho que só há desvantagens que é a água ficar retida nos mesmos e também a força da mesma poder vir a erudir a rede e consequentemente o isolamento mais rapidamente.

Caro joalage, obrigado pela info mas penso que aquele produto Sikagard 570W também é indicado para este fim, segundo a ficha técnica do mesmo. Vamos ver.. :)

Caro FD, a adjudicação foi feita a uma empresa que alinhou todas as etapas da obra, desde a lavagem, à reparação e isolamento. O orçamento até estava bem explícito com as etapas e o material utilizado, mas a sua aplicação deixou a desejar.. Respondi à sua pergunta?

Obrigado.
  11.  # 13

Colocado por: simples
    Lê se cada barbaridade aqui... Também é um técnico especializado?

Tem toda a razão existe muitas barbaridades.
    Não é esta marca que uso... Para seu interesse.

http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/solucoes/impermeabilizacao-e-tratamento-de-humidades/webertec-824.html
    •  
      FD
    • 21 julho 2015 editado

# 14

Colocado por: fudjibansCaro FD, a adjudicação foi feita a uma empresa que alinhou todas as etapas da obra, desde a lavagem, à reparação e isolamento. O orçamento até estava bem explícito com as etapas e o material utilizado, mas a sua aplicação deixou a desejar.. Respondi à sua pergunta?

E em termos de preço? Em que posição estava?
    A adjudicação foi por decisão da assembleia ou de outro responsável?
    Quantos orçamentos pediram?

Não leve a mal as perguntas mas, gosto de saber o porquê destas coisas acontecerem e o como...

A título de exemplo, num caso que conheço, a assembleia aprovou o orçamento mais barato para pintura + impermeabilização e bem se viu o que saiu. Uma miséria. Em vez de parecer um prédio novo, parece uma manta de retalhos.
    Andaram a tapar os "buracos" com tela asfáltica, estilo isso que fizeram aí, enfim, uma treta pegada.

Num outro caso, o prédio parece efectivamente novo e notou-se um cuidado extremo. Isolaram com fita e plástico todas as janelas, e nota-se uma perfeição de acabamentos espectacular, não se vêem áreas com tons ou texturas diferentes.
  12.  # 15

Fica também aqui a ficha da Sika semelhante ao produto que uso... http://www.sotecnisol.pt/resources/Materiais/sikatop_seal_107.pdf

Colocado por: fudjibans
    Caro joalage, obrigado pela info mas penso que aquele produto Sikagard 570W também é indicado para

As membranas para pintura de fachadas também são indicadas para pintar e isolar, no entanto é aquilo que se vê por aí.
  13.  # 16

Colocado por: FD
    Falava com o fudjibans mas, obrigado pela informação na mesma, já fiquei mais sapiente. :)

É o que faz ecrãs pequenos e leituras rápidas...
  14.  # 17

Colocado por: joalageTem toda a razão existe muitas barbaridades.
    Não é esta marca que uso... Para seu interesse.

Não tem nada a ver com a marca. Tem a ver com a sua afirmação. O produto que referiu é bicomponente e não monocomponente.
  15.  # 18

Caro joalage, sim parece-me bem esse produto também. Obrigado pela info.

Caro FD, sim, a decisão foi a nível de assembleia. Foram pedidos cerca de 10 orçamentos. Todos mais ou menos com o mesmo agendamento de trabalhos e produtos Sika. Em termos de preço esta era sem dúvida o mais barato. Lá está, o barato que pode sair caro.. Contudo também não sei se outra empresa, apesar de ser um pouco mais cara, também poderia fazer o mesmo erro. Acho que no fundo é preciso alguma sorte com os técnicos que aparecem. Ou então pagar mais, ou por vezes o dobro para técnicos especializados para aplicação de determinados produtos/obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  16.  # 19

Colocado por: simples

Não tem nada a ver com a marca. Tem a ver com a sua afirmação. O produto que referiu é bicomponente e não monocomponente.

Segundo o rótulo do produto menciona mono-componente, independentemente se é misturado com água ou com líquido próprio.
  17.  # 20

Colocado por: simplesTambém é um técnico especializado?

Não lhe respondi... Tenho sim um certificado, não quer dizer por isso que seja melhor do que aquele que não tem.
    Aliás até conheço melhores profissionais do que eu sem certificado. Os papeis valem o que valem.

0.0224 seg. NEW