Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal,

    Estou nesta fase a pedir uns orçamentos para o projeto de casa, acontece que nos três gabinetes que consultei, identifiquei-me mais com um, é constituído por arquitectos, engenheiros e também tem a parte da construção, inclusive fui fazer algumas moradias que estavam nos acabamentos e até gostei da disposição das divisões e da construção.

    È minha dúvida é a seguinte posso entregar o projeto de arquitectura a esse gabinete e as especialidade a outro engenheiro? isto porque gostei do engenheiro, pelo motivo de ser um bom profissional e responsavel, mas acontece que estive a ver o portefólio de algumas moradias e não gostei muito, parece que é aquilo mesmo e não sai mais dali...não me identifiquei com as moradias! mas como está mais próximo do terreno sempre seria mais fácil para seguir a obra como coodenador da mesma.

    Os trabalhos realizados entre os dois têm muita coordenação? têm que se comunicar muita vez? como funciona?

    O gabinete de arquitetura e engenharia é um pouco distante da minha localidade, isto faz com que exista muita inconveniência nas tomadas decisões em relação ao projeto? o que me dizem?
    •  
      FD
    • 21 julho 2015

     # 2

    Colocado por: psferreira2013È minha dúvida é a seguinte posso entregar o projeto de arquitectura a esse gabinete e as especialidade a outro engenheiro?

    Se trabalharem assim, pode.
  2.  # 3

    Boa tarde,

    Em principio não há problema em trabalhem em conjunto, proponha isso ao gabinete.

    Quanto a não gostar do portfólio do engenheiro não há entrave uma vez que neste momento a arquitetura tem de ser feita exclusivamente por arquitectos, ou seja o engenheiro não lhe iria poder projetar a casa. Os trabalhos dos dois exigem muita coordenação sim, mas nada a que eles não devam estar habituados.

    Da distância do gabinete, não me parece preocupante, se o gabinete assegurar as viagens que necessita para projetar e licenciar tudo bem, para fiscalização em obra a mesma coisa, pode é ser agravado o preço pela deslocação.

    Já que está nessas andanças convido-o a conhecer também o nosso trabalho.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 4

    Eu percebo, mas o engenheiro disse-me também tinha a parte de arquitectura
  4.  # 5

    Pois...

    Pode ter uma parceria ou trabalhar com algum Arquiteto, ou pior das hipoteses e ilegal, fazer a Arquitetura e pedir a um Arquiteto que lhe assine o projeto.
  5.  # 6

    foi exactamente o que eu pensei...
  6.  # 7

    Colocado por: doisarquitectosPode ter uma parceria ou trabalhar com algum Arquiteto, ou pior das hipoteses e ilegal, fazer a Arquitetura e pedir a um Arquiteto que lhe assine o projeto.

    Também é essa a opinião que tenho dos arquitectos que fazem projectos de arquitectura e de especialidades.
    •  
      marco1
    • 21 julho 2015 editado

     # 8

    não sei não Picareta

    conheço poucos, ou melhor não conheço nenhum arquitecto e trabalho de especialidades feitos por um arquitecto. Já o contrário...vê-se pelas lindas plantas que por vezes aqui aparecem.
    de resto não tem mal nenhum um engenheiro ser o dono do projecto e contratar ou ter um arquitecto empregado para lhe fazer a arquitectura e vice versa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

    Colocado por: PicaretaTambém é essa a opinião que tenho dos arquitectos que fazem projectos de arquitectura e de especialidades.


    Se realmente acontecer, acho gravoso, devendo serem alvo de processo disciplinar por usurpação de funções, assim como vice-versa.
  8.  # 10

    Eu faço projectos de arquitectura e especialidades... Assino aqueles para o qual tenho competências para subscrever.
    Estão a generalizar um pouco a coisa, já que existem especialidades que o Arquitecto pode ( se tiver competências para tal), subscrever - i.e.: Condicionamento acústico, REH, SCIE
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  9.  # 11

    Eu elaboro especialidades para outros engenheiros e para empesas de engenharia ;)
  10.  # 12

    ehehehe.....de vez em quando gosto de picar os arquitectos :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

    Por acaso eu conheço um arquiteto que faz ITED, Aguas, Esgotos, Acústica, térmica, incêndio e ás vezes arquitetura...
  12.  # 14

    Colocado por: KeepperPor acaso eu conheço um arquiteto que faz ITED, Aguas, Esgotos, Acústica, térmica, incêndio e ás vezes arquitetura...


    Um arquitecto pode fazer térmica e incêndio (e arquitectura :) ), as outras não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 15

    A acústica também pode, se tiver feito o curso da OA/ SPA com aproveitamento. ( excepto auditórios ,acústica de sala , etc...)

    quanto ás 2outras".. só se servir de desenhador, e/ou também for engenheio...
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
 
0.0189 seg. NEW