Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Visto a última discussão que encontrei acerca deste assunto ter já mais de um ano (perdoem-me se estiver errado), venho iniciar uma nova discussão acerca deste assunto.
    Recentemente adquiri uma moradia de 2 andares para recuperar e habitar e estou a ponderar montar um recuperador inserível com aproveitamento de ar quente para os quartos via condutas de ar. Cheguei a esta conclusão após deparar-me com as seguintes questões:

    1) A casa tem uma instalação hidráulica praticamente nova, toda em INOX bicone. Neste momento está à vista, apenas vou tapar as tubagens com paredes novas em gesso cartonado. Não pretendia mexer na canalização.
    2) A casa é TODA em betão armado, não tem uma parede que seja em alvenaria a não ser a chaminé. Andar a esburacar para passar tubagens ia ser um pesadelo. Por estas 2 razões e por uma questão de contenção de custos, a opção dos radiadores está fora de questão.
    3) A chaminé da lareira existente passa por um dos 4 quartos a caminho da cobertura o que facilitaria a construção de uma rede em tubo spiro isolado a partir daí, com uma grelha em cada quarto, devidamente munida de registo de caudal. Neste momento acima das portas dos quartos tem um vidro que vai ser para retirar e fechar com gesso cartonado o que permite que o spiro entre nos quartos sem ser necessária nenhuma demolição. Também pensei desenvolver a conduta pelo piso inferior e colocar as grelhas no chão dos quartos mas esta solução esbarra no ponto 2. O 2º andar tem pé direito suficiente para que o tecto falso (a montar) albergue um tubo até 150mm de diâmetro
    4) Em relação ao possível escurecimento do tecto à volta das grelhas, tenho facilidade em mandar fazer grelhas à medida de modo a fazer um perímetro de grelha falsa em torno da saída do ar e assim minimizar este efeito.

    Exposta que está a minha linha de raciocínio, agradeço o vosso comentário e ajuda no seguinte ponto:

    A minha ideia é instalar um ventilador in-line ou de caixa (mediante o caudal e perda de carga necessários, ainda não fiz contas) no exterior de modo a insuflar 100% de ar novo. Esse ar passaria pelo recuperador, aquecia e insuflava para dentro das divisões. A hipótese de extrair ar da sala e insuflar nos quartos não me agrada muito. Dadas as temperaturas atingidas pelo corpo do recuperador, o facto de ser ar novo não deve influenciar muito, segundo li estas atingem as centenas de graus. A literatura que até agora encontrei não é muito explícita quanto a esta especificidade, agradeço toda a ajuda que possam dispensar.

    Se houver alguém interessado em dar orçamento para este trabalho na zona de Braga, agradeço o contacto.


    Um abraço a todos
    •  
      FD
    • 22 julho 2015

     # 2

    Colocado por: Bagataagradeço toda a ajuda que possam dispensar

    Parece-me que não precisa de ajuda. :)

    Só deixo uma pergunta: quer ar 100% novo, o que é que acontece ao ar "velho"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bagata
  2.  # 3

    Hehehe, sim, já perdi um par de minutos a pensar nisto!
    A ajuda que peço vai no sentido de obter feedback se este tipo de sistema funciona bem ou não e se os modelos de recuperadores disponíveis no mercado permitem este tipo de instalação, ou se vou ter que recorrer a um modelo xpto a custar um pipa de massa.

    Em relação à sua questão, estou a pensar experimentar fazer circulação de ar por sobrepressão. O ar quente tende a estratificar, ou seja, com o recuperador ligado e a insuflar para os quartos, a maior concentração de ar quente deverá estar junto ao tecto do piso 0 e no piso 1. Colocando uma grelha para o exterior junto ao chão do piso 0 , a sobrepressão criada pela insuflação de ar quente no piso 1 deverá "empurrar" o ar mais frio junto ao chão do piso 0 para fora da casa, criando assim uma "corrente" de ar quente. Esta grelha deverá estar regulada para deixar passar apenas uma percentagem do caudal de ar insuflado de modo a que fique permanentemente uma "almofada" de ar quente dentro da casa. Pelo menos em teoria soa-me bem! A única dúvida é se o caudal de insuflação chega para criar uma pressão suficiente para contrariar o efeito de estratificação mas ando a estudar esse efeito. A casa não é muito grande (cerca de 180m2), sendo que a comunicação para o piso de cima fica dentro da sala, permitindo assim fácil transferência de calor entre pisos, mas não suficiente para climatizar os quartos convenientemente.

    Obrigado pelo seu interesse
    •  
      FD
    • 22 julho 2015

     # 4

    Colocado por: BagataA ajuda que peço vai no sentido de obter feedback se este tipo de sistema funciona bem ou não

    Dos testemunhos que conheço, sim, funciona bem.
    Mas, não sei se não seria útil contratar alguém especializado para evitar fazer asneiras - alguém com capacidades matemáticas para lhe fazer um cálculo sem ter que ir às cegas.

    Colocado por: Bagatae se os modelos de recuperadores disponíveis no mercado permitem este tipo de instalação, ou se vou ter que recorrer a um modelo xpto a custar um pipa de massa

    Nisto já não posso ajudar, porque não é a minha praia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bagata
  3.  # 5

    Obrigado mais uma vez.

    Quando começar as obras vou iniciar um diário (deverá por volta de Setembro). Caso não o acompanhe, eu volto a este comentário para lhe dar um feedback.
 
0.0129 seg. NEW