Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a construir a minha moradia e não tenho claro que sistema usar para Aquecimento central e aquecer aguas sanitarias.
    A moradia é um T3 no alto minho.
    Primeiro pensei em Painel Solar combinado com uma Salamandra a Pellets assim no verão estava servido com o painel e no inverno a salambra aquecia a agua e a casa.
    Depois falaram-me salamandra a pellets combinado com uma bomba de calor e que era uma melhor opção.
    Confesso que nao domino o mercado. Alguém me pode explicar e ajudar?
    Além disso que marcas sugerem?
    Concordam com este comentário: HelderR
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Também tenho a mesma dúvida. Estou a construir uma moradia T3 situada no concelho de Amarante (distrito do Porto) e uma vez que já sou obrigado a fazer a instalação do painel solar, estou com dúvidas sobre que sistema instalar para aquecimento central e aquecimento das águas sanitárias e com consumos simpáticos.

    Já me falaram de tudo um pouco:
    - caldeira a gás combinada com o painel solar (mas uma vez que na minha zona não tenho gás natural acho que não é a melhor solução);
    - ar condicionado e o painel solar para aquecer as águas sanitárias (não é opção uma vez que a minha esposa não se dá com ar condicionado);
    - caldeira a pellets combinado com o painel solar;
    - radiadores eléctricos e o painel solar para aquecer as águas sanitárias (tenho receio que a conta a pagar no final do mês seja assustadora).

    Confesso que neste momento são mais as dúvidas que as certezas, pelo que a vossa ajuda é muito bem vinda.

    Obrigado



    Obrigado.
    Concordam com este comentário: cerbeira
  3.  # 3

    ola,
    eu estou na fase final da minha moradia e vou combinar uma bomba de calor com uma salamandra a pellets,
    também tinha no projeto inicial os painéis solares ,mas como NAO são obrigatórios, e levariam algum tempo a pagar ( cerca de 10 anos)optei por não os colocar.
  4.  # 4

    Colocado por: HelderRradiadores eléctricos ..... (tenho receio que a conta a pagar no final do mês seja assustadora).

    nada disso, (ironic)

    depois de aparecer a 1ª conta isso passa a ser o sistema que menos consome, pois ficará desligado para sempre.
  5.  # 5

    Colocado por: sercorvou combinar uma bomba de calor com uma salamandra a pellets,
    também tinha no projeto inicial os painéis solares ,mas como NAO são obrigatórios, e levariam algum tempo a pagar ( cerca de 10 anos)optei por não os colocar.

    o retorno dos painéis era um pouco mais demorado que a bomba de calor, mas duravam uma vida, uma bomba de calor de baixa qualidade não tem a mesma duração.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealves
    o retorno dos painéis era um pouco mais demorado que a bomba de calor, mas duravam uma vida, uma bomba de calor de baixa qualidade não tem a mesma duração.


    então neste caso, a melhor opção parece-me ser a caldeira a pellets combinada com o painel solar, ou acha que devo optar por uma solução diferente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  7.  # 7

    Moradia = Paineis solares de circulação forçada!
    Bem implementador podem tornar a casa quase autosustentada de agua quente!.

    Aquecimento: o Ideal seria Piso radiante com bomba de calor, mas a caldeira a pellets não fica mal!

    O mais barado: AC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira, HelderR
  8.  # 8

    Colocado por: system32Aquecimento: o Ideal seria Piso radiante com bomba de calor,

    a bomba de calor é somente mais pratica, mas uma boa caldeira ou um bom recuperador de calor a agua também pode fazer o mesmo e ficar bastante mais barato inicialmente e com custo mensal muito baixo ou nulo se existir lenha de borla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HelderR
  9.  # 9

    com o sol que temos é crime não o aproveitar para aquecer agua sanitaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HelderR
  10.  # 10

    É pratico sim, quem quer passar o dia a carregar lenha para a caldeira/recuperador??
    Se tiver lenha à borla ainda pode compensar, mas senão... não era para mim!!

    Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor é somente mais pratica, mas uma boa caldeira ou um bom recuperador de calor a agua também pode fazer o mesmo e ficar bastante mais barato inicialmente e com custo mensal muito baixo ou nulo se existir lenha de borla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HelderR
 
0.0152 seg. NEW