Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Adquiri recentemente um apartamento com vista a arrendamento para férias. Estava quase tudo impecável e o que não estava já foi corrigido. Porém, há poucos dias fui lá fazer o "test drive" e reparei que as portas de acesso às 2 varandas que o quarto tem, deixam entrar muito ruído. Passa uma estrada algo movimentada mesmo em frente (a uns 10 metros, tendo em conta que o apartamento é num 2º andar) e tanto ao final da noite como ao inicio da manhã o ruído pode ser incomodativo para algumas pessoas.

As portas que lá estão, apesar de serem novas e de vidro duplo, têm uma "moldura" algo fraquinha e fica-se com a sensação de que nem fecham mesmo "herméticamente". Parece que grande parte do ruído entra mesmo no espaço compreendido entre o vidro e o cimento da parede. Não têm caixas de estores, pelo que fica afastada a necessidade de as "isolar" acústicamente.

Ora, buscando uma solução que possa pelo menos atenuar significativamente o ruído, pedi orçamento para as duas portas do quarto. Como não estou dentro destes assuntos, as minhas expectativas em relação ao preço eram bastante vagas. Mas digamos que estava a contar com algo na ordem da metade do valor orçamentado. E, por isso, gostava de saber a vossa opinião acerca do valor orçamentado, assim como saber se alguém por aqui tem ideias alternativas que sejam quase tão eficazes mas que fiquem mais em conta.

Características técnicas:

Modelo: mb 86
    Material: Alumínio térmico
    Cor: ral5010
    Ferragem: Maco e Roto
    Puxador: Cor: a definir
    Vidro: Vidro duplo tipo sgg Climalit Silence (Planilux 6 mm-caixa de ar 16mm com gás Argon- Stadip Silence 44.2 mm) Ug = 1.1 W/m2 K
    Proteção UV solar e acústico com redução de 37 dB

Janela a 1 folha
    Oscilobatente
    L: 700 mm; A: 1870 mm

Preço orçamentado: 1300 euros (por porta)

Portanto, são 1300 euros por uma porta de 70cm de largura com 187cm de altura. Ficam as duas portas por 2600 euros.

Parece-vos um preço normal? São características de "topo de gama", correcto?

Alguém sabe de alguma alternativa em que perdendo até um máximo de 30% da eficiência na redução do ruído, possa poupar mais de 50% dos euros?

Muito obrigado desde já pelo tempo e eventual ajuda ;)

.
  2.  # 2

O argon é completamente desnecessário para efeitos acústicos. Mas onde é localizada?
    É este perfil, com recheio em aerogel!!?
    http://www.aluprof.eu/en/mb-86

Assim percebo esse valor.
    Esse orçamento inclui, presumo a remoção dos caixilhos antigos e o transporte a aterro. certo?

1.87m de altura... tão pouco.

Se os vidros são sujeitos a incidência solar e não tem protecção exterior, poderia pensar melhorar o vidro exterior.

PS:
    Outra opção poderia passar pela devida afinação dos caixilhos existentes e a correcta aplicaão de solução de selagem no perímetro desses caixilhos. Eventualmente mudar o vidro dos mesmos.( e ainda poupa uns 2000€)
    Mostre lá umas fotos dos caixilhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 3

Olá Pedro.

Obrigado pelo seu comentário e por partilhar opinião.

O orçamento inclui tudo, pelo que os caixilhos "antigos" seriam removidos. Coloco antigos entre paréntesis porque os que lá estão são novos (têm menos de 12 meses e a casa nunca foi habitada desde que foram colocados). Até merecia que me dessem algo pela retoma dos mesmos, hehe, pelo que o transporte a aterro talvez não seja o caso uma vez que estão totalmente aproveitáveis e era um desperdício serem colocados num aterro.

Se quando pergunta "Mas onde é localizada" se refere à localização do imóvel, é no Algarve, mesmo a meio e a 500m do mar :D

Sim, os vidros estão sujeitos a entre 4 e 7 horas diárias de incidência solar directa. Também ponderei colocar portadas como solução para bloquear a entrada de luz (outro "problema" que me falta resolver), mas o orçamento também foi mais alto que o esperado (550 euros por portada) e por isso talvez opte por colocar um cortinado "blackout".

Deixo umas fotos das actuais portas. Veja lá se depois de ver as fotos continua a considerar que com a referida afinação dos caixilhos e a solução de selagem posso poupar 2000 euros e ainda assim conseguir um resultado final minimamente semelhante ao que iria obter se aceitasse este orçamento de 2600 euros.

Obrigado e cumprimentos!

.
  4.  # 4

Então deve considerar aplicar um Vidro acustico e de controlo solar!!!
    Se calhar dá para reabilitar esses caixilhos e substitui somente o tipo de vidro, peça opinião a outra empresa.

E preferivel um vidro melhor ( controlo solar e acústico) que um caixilho com alto desempenho térmico... está no Algarve, perto do mar, pelo que as temperaturas são "amenas".

Possivelmente isso afinado e as borrrachas de vedação devidamente aplicadas ficará tolerável.
    Concordam com este comentário: two-rok, joalage
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Possivelmente isso afinado e as borrrachas de vedação devidamente aplicadas ficará tolerável.

Perfeitamente de acordo!!!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 6

Tenho vários orçamentos de janelas /porta em pvc 2 folhas oscilobatente brancas largura total 2140x1400 com Stadip 44.2 16 4 por 750 ou 55.1 12 4 por 600 +iva
  7.  # 7

Olá colegas.

Obrigado aos 3 pela ajuda.

Pedro:

Quando diz que "E preferivel um vidro melhor ( controlo solar e acústico) que um caixilho com alto desempenho térmico... está no Algarve, perto do mar, pelo que as temperaturas são "amenas"."

Está a dizer-me que o orçamento que me forneceram até poderia ser mais em conta caso não tivessem incluído um caixilho com alto desempenho térmico?

Ou seja, se aceitar este orçamento estarei a pagar mais pelo desempenho térmico?

É que eu não preciso de isolar melhor térmicamente o apartamento, as temperaturas no interior são bastante toleráveis mesmo quando está muito calor no exterior e o ar condicionado funciona muito bem. Não é, portanto, uma prioridade.

Já decidi que vou pedir opinião a outra empresa, mas calculo que todas (ou quase) tentem vender-me portas novas. A menos que eu lá chegue já com uma conversa de quem pretende reabilitar o que lá tenho e apenas colocar esse vidro acústico e de controlo solar, dando desde logo a entender que sei o que quero.

Será que fazendo tudo o que o Pedro refere se poderia dizer que numa situação em que as novas portas de 2600 euros conseguem reduzir o ruído em 20db, esta solução alternativa reduziría na mesma situação em 12db ou mais?

larkhe: e com as medidas e características que procuro (ver 1º post), não tem por aí nada?

.
  8.  # 8

Colocado por: P_LopezJá decidi que vou pedir opinião a outra empresa, mas calculo que todas (ou quase) tentem vender-me portas novas. A menos que eu lá chegue já com uma conversa de quem pretende reabilitar o que lá tenho e apenas colocar esse vidro acústico e de controlo solar, dando desde logo a entender que sei o que quero.

Tal e qual, é assim que deve proceder 1º... depois logo tira o "plano" ;)

20dB, é MUITTTA diferênça no mundo da acústica.
    Na caixilharia proposta não vi qualquer dado a nivel de desempenho acustico, só térmicos . No seu caso fora a má montagem, o vidro é que será importante na redução de sons aéreos.

Se reduzir 5 ou 6dB, já irá notar grandes diferênças em termos de percepção ao ruido de incómodo. Também lhe digo que não há milagres ;)
    Concordam com este comentário: two-rok, P_Lopez
  9.  # 9

Olá de novo. Obrigado pela informação adicional.

Pois, bem sei que 20db é muito e que para se falar nesse nível de redução só mesmo se o barulho na rua fosse muito (tipo concerto de música mesmo em frente). Assim sendo, e não querendo abusar da sua disponibildiade, reformulo a pergunta comçando por citá-lo, para saber melhor a sua opinião:

"Se reduzir 5 ou 6dB, já irá notar grandes diferênças em termos de percepção ao ruido de incómodo."

Então se reduzir 5 ou 6dB com esta solução alternativa que sugere, quanto acha que reduziria nas mesmas condições se gastasse os 2600 euros e fosse para a solução "topo de gama"?

Será que estamos a falar de 6 para 10? Mais? Menos? (bem sei que isto é muito subjectivo para que me possa dar uma resposta fiável, mas não se compromete se simplesmente partilhar a sua opinião).

Não obstante, concordo que reduzir 5 ou 6dB com um investimento inferior a 900 euros é aceitável e vai bem mais ao encontro do que pretendo, pois bem sei que esses 5 ou 6dB já fazem uma diferença drástica.

.
  10.  # 10

Nesta página de um fabricante belga de vidro consegue ter uma ideia este vidro é vendido cá por uma empresa do Algarve

http://www.sprimoglass.be/fr/pages/produit-sprimophonique.aspx

Não csg colocar o link melhor
  11.  # 11

Não lhe consigo quantificar isso em concreto.
    Tem de se deslocar a um instalador/ fabricante, analisar as fichas técnicas e ver as soluções/ preço que lhe propõem.

PS: posso dizer-lhe que numa janela com caixilho novo, bastou-me ajustar uma pequena folga no sistema de fecho para reduzir o ruido exterior... a folha fixa não estava a comprimir totalmente o sistema de borrachas de vedação.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

Colocado por: larkheTenho vários orçamentos de janelas /porta em pvc 2 folhas oscilobatente brancas largura total 2140x1400 com Stadip 44.2 16 4 por 750 ou 55.1 12 4 por 600 +iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez

Colocado por: P_Lopez
    larkhe: e com as medidas e características que procuro (ver 1º post), não tem por aí nada?
    .

Colocado por: larkheNesta página de um fabricante belga de vidro consegue ter uma ideia este vidro é vendido cá por uma empresa do Algarve

http://www.sprimoglass.be/fr/pages/produit-sprimophonique.aspx

Não csg colocar o link melhor

Obrigado larkhe, pelo link e esclarecimento adicional.

No site do seu link não consegui ter uma ideia em relação à minha dúvida inicial, que era se o/a larkhe tem orçamentos de portas com estas características mas com as medidas de 187cm x 70cm. Ou está a sugerir que eu pregunte isto directamente a uma determinada empresa? Qual? Os preços de que fala já incluem o transporte e a instalação? Devo fazer-lhe estas perguntas por mensagem privada?

Não tenho conhecimentos que me permitam ter noção sobre se estes produtos que aparecem no link que o/a larkhe partilhou são de alguma forma equivalentes ou semelhantes ao produto do orçamento publicado no 1º post do tópico. Alguém pode ajudar? Ficaria tão bem ou até melhor servido com uma destas portas do site belga? Aparentam qualidade...

Grato pela simpatia e atenção ;)

.
  13.  # 13

Segundo a tabela que inseri um vidro

6 mm-caixa de ar 16mm com gás Argon- Stadip Silence 44.2 mm deve ter aproximadamente uma atenuação acústica de 41 a 42 Db o que no meu entender é uma valor muito bom.

Atençao do pouco que sei o vidro 44.2 devia estar por dentro e não para fora como ai esta configurado ou seja devia ser
    44.2/16/6
  14.  # 14

Atenção que esse caixilho pode não conseguir receber essa espessura de vidro duplo, poderá ter de ser reduzido para caixa de 12mm e laminado 33.2
  15.  # 15

Colocado por: larkheSegundo a tabela que inseri um vidro

6 mm-caixa de ar 16mm com gás Argon- Stadip Silence 44.2 mm deve ter aproximadamente uma atenuação acústica de 41 a 42 Db o que no meu entender é uma valor muito bom.

Atençao do pouco que sei o vidro 44.2 devia estar por dentro e não para fora como ai esta configurado ou seja devia ser
    44.2/16/6

E onde é que posso pedir um orçamento ou esclarecimentos adicionais?

larkhe: no seu primeiro post neste tópico começou por dizer "tenho vários orçamentos de janelas/portas...". Onde conseguiu esses orçamentos? (se puder partilhar um contacto agradecia)

Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
  16.  # 16

Passando a Publicidade, e atençao as minhas são pVC

raposo.pt em faro

Eurocaixilho.pt

[email protected]

caixiave.pt

o prazo de entrega anda sempre nas 6 a 8 semanas nesta altura
  17.  # 17

Muito obrigado.

Já enviei email para os 3 sites a pedir orçamento. Este foi o email que enviei:

Boa tarde,

Venho por este meio solicitar, por favor, um orçamento para o seguinte produto:

Porta de acesso a varanda em PVC com vidro duplo (ou triplo) com isolamento acústico. O isolamento térmico, protecção solar ou segurança à intrusão não são factores preferenciais, pelo que se for possível conseguir um preço mais baixo prescindindo desses factores e dando mais atenção ao isolamento acústico, agradeceria. Não só o vidro, mas também o perfil, deve ir no sentido de assegurar o melhor isolamento acústico possível.

Janela/Porta 1 folha, oscilobatente, com 70cm de largura e 187cm de altura. Cor: ral5010 (a confirmar)

O objectivo é substituir a porta que está instalada actualmente e que deixa entrar muito ruído (apartamento de 2º andar com uma estrada com algum movimento a cerca de 10 metros de distância). Também pondero a opção de reabilitar os caixilhos existentes e substituir apenas o vidro, ou afinar os caixilhos e aplicar solução de selagem no perímetro dos caixilhos, pelo que o pedido de orçamento servirá para contrastar preços e resultados finais esperados de uma e de outra opção para depois decidir.

A porta a substituir (ou reparar/afinar) sería a que se pode ver nas fotos que vos envio em anexo. A enventual instalação da porta sería num apartamento que fica no centro do Algarve.

Qualquer dúvida por favor contactem-me em resposta a este email.

Grato pela atenção. Com os meus melhores cumprimentos,

Quando tiver respostas informo por aqui. Pode ser que algum me consiga um produto semelhante ao do orçamento do 1º post deste tópico mas com preço abaixo dos 900 euros (por porta).

.
  18.  # 18

Boas..

Já tenho a primeira resposta.

Isto é o que interessa do conteúdo:

"Conforme solicitado junto lhe envio o orçamento para a porta, como pode verificar colocamos um vidro anti ruido de 32DB, caso ache pouco poderemos colocar um de 39 DB acrescem 72€ mais iva,

Relativamente aos outros caixilhos é uma questão a ver no local caso pretenda avançar com a porta, pois terei de tirar as medidas aos vidros para fazer orçamento,
    "

E este é o orçamento:

CAIXILHO DE ABRIR COM OB

Larg 700 mm x Haut 1870 mm
    . bicolor : Bleu Brillant ext. (DEC.071500705)
    . Vitro duplo 44.2/16/4 Com gaz DB 32
    . Seuil ALU de 20mm (compris)
    Vidro Anti Ruido

Total com IVA: 500 euros.

Uma dúvida que podia perguntar já directamente a eles, mas que aproveito e como é domingo, pergunto antes por aqui:

Este orçamento, como fica patente, não inclui caixilhos novos. Certo? Em quanto poderá aumentar o orçamento se pedir para incluir uns caixilhos novos?

E, para terminar, a redução acústica também depende dos caixilhos e sua qualidade quase tanto como vidro/porta, correcto?

Obrigado desde já ;)
  19.  # 19

a meu ver é um caixilho novo + vidro. Estranho é a referêncas em françês... mas deve ser o que o software de orçamentação dá.
  20.  # 20

Obrigado Pedro.

Então estamos a falar do mesmo produto que a 1ª empresa orçamentou em 1300 euros? Sendo que a única diferença será a disparidade de preços (500 / 1300) e, sou levado a crer, muito melhor qualidade no produto que consta do orçamento do 1º post deste tópico... ?

Em principio vou visitar esta empresa pessoalmente para esclarecer o que falta esclarecer, porque se a coisa não ficar muito mais cara que 500 euros por porta e me garantirem que se vai notar a diferença no ruído, deverei avançar com isto.

Cumprimentos!

0.0242 seg. NEW