Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou com construção de moradia em banda e tenho dúvidas no sistema/s a instalar, já li aqui um tópico muito bom, mas continuo com duvidas, nomeadamente no funcionamento de um sistema e de outro.
    Já me disseram que um complementa o outro, mas o investimento nos dois compensa? não será dobrar os gastos?
    O local onde estou a contruir tem uma boa exposição solar, encontra-se num sitio alto.

    Podem me explicar o funcionamento dos paineis solares sem bomba?
    A resistência que vai gastar energia é a do termoacumulador?

    Obrigado
  2.  # 2

    Podem me explicar o funcionamento dos paineis solares sem bomba?


    Circulação em termossifão: A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito. A permuta é feita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando-se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares. O investimento é mais baixo e a instalação mais simples. Funciona de forma autónoma, sem recurso a bomba auxiliar para fazer a circulação do líquido solar. A manutenção é mais simples.

    Vantagens e desvantagens do sistema em termossifão: O termossifão é sem dúvida o sistema solar mais simples, económico e é o que menos espaço ocupa dentro de casa, quando digo que é simples estou a falar de vários aspectos é simples no funcionamento na montagem e também na manutenção, é económico porque não necessita de electricidade para funcionar a não ser que o apoio seja eléctrico claro, é económico também porque sai muito mais barato do que instalar um sistema forçado e não ocupa espaço dentro de casa porque o equipamento fica todo fora de casa ao contrário do sistema forçado que só os painéis ficam fora. É o sistema ideal para quem tem casas pequenas ou mesmo para apartamentos com o espaço limitado. Como já referi o apoio deste sistema pode ser eléctrico ou através de um esquentador ou caldeira, tudo o que este sistema necessita para funcionar no local onde é instalado é um ponto de electricidade, água da rede e do tubo que leva a água quente para o consumo. O maior problema deste sistema é estar a aquecer água na “rua” o que vai originar grandes perdas energéticas quando a temperatura ambiente desce, embora o isolamento dos depósitos seja bastante bom há sempre perdas significativas, sobretudo durante a noite que o colector solar não está a receber sol nenhum e a resistência vai estar a aquecer a água para a manter sempre à temperatura que for programada no termostato e isso vai fazer disparar a conta da electricidade, por isso aconselha-se o uso do sistema com termossifão sem apoio eléctrico, mas sim com um apoio instantâneo, como um esquentador ou de uma caldeira se possível com chama modulante que vai aumentar ainda mais a poupança ao nível energético e monetário.

    Retirado do blog Dicas e Esquemas.

    A resistência está inserida no termoacumulador.

    Já me disseram que um complementa o outro, mas o investimento nos dois compensa? não será dobrar os gastos?

    No inverno necessita de um apoio para o sistema solar. A bomba de calor é uma opção, a resistência elétrica é outra opção. A bomba de calor pode ter um COP de 4 e a Resistência tem um COP de 1, isto é, gasta mais eletricidade com a resistência para obter a "mesma quantidade de calor".
    Se colocar a bomba de calor AQS deveria optar pelo sistema solar forçado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira, xinex21
  3.  # 3

    Obrigado pelo esclarecimento!
 
0.0103 seg. NEW