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    • jukz
    • 28 julho 2015

     # 1

    Ora, o insólito aconteceu na casa de familiares.

    Existiu um problema com os débitos directos que impossibilitou o desconto do mês. Entretanto receberam a carta com aviso de corte e com a referência de pagamento para regularizar nos 7 dias seguintes. Foi regularizada mal a carta chegou. Temos o talão de comprovativo.

    Hoje ao almoço, os meus familiares chegam a casa e não têm electricidade, a EDP cortou o fornecimento.

    Reclamou-se de imediato, reconheceram o erro e indicaram que deram ordem de restabelecimento à empresa responsável.

    Acontece que a comida que está no frigorífico/congelador e na arca congeladora está em vias de se estragar, desde manhã que foi o corte e não há meio de restabelecerem nem depois de vários contactos telefónicos.

    Qual a melhor maneira de proceder nestes casos?
  1.  # 2

    Colocado por: jukzOra, o insólito aconteceu na casa de familiares.

    Existiu um problema com os débitos directos que impossibilitou o desconto do mês. Entretanto receberam a carta com aviso de corte e com a referência de pagamento para regularizar nos 7 dias seguintes. Foi regularizada mal a carta chegou. Temos o talão de comprovativo.

    Hoje ao almoço, os meus familiares chegam a casa e não têm electricidade, a EDP cortou o fornecimento.

    Reclamou-se de imediato, reconheceram o erro e indicaram que deram ordem de restabelecimento à empresa responsável.

    Acontece que a comida que está no frigorífico/congelador e na arca congeladora está em vias de se estragar, desde manhã que foi o corte e não há meio de restabelecerem nem depois de vários contactos telefónicos.

    Qual a melhor maneira de proceder nestes casos?


    os frigoríficos e afins por norma aguenta umas boas horas sem electricidade...
  2.  # 3

    Colocado por: sergyio

    os frigoríficos e afins por norma aguenta umas boas horas sem electricidade...


    desde que nao os abram de 5 em 5 minutos......
    Concordam com este comentário: sergyio
    • jukz
    • 28 julho 2015

     # 4

    Sim, estão a ter essa preocupação. Está-se a evitar ao máximo abrir as portas dos mesmos.
  3.  # 5

    Eu cozinhava tudo e fazia um festanço,assim pode evitar a morte com uma intoxicação alimentar!
    • jukz
    • 28 julho 2015

     # 6

    Colocado por: ramos1999Eu cozinhava tudo e fazia um festanço,assim pode evitar a morte com uma intoxicação alimentar!


    Eheh, também lhes disse o mesmo, mas têm placa..

    Vá lá que os estores não são eléctricos!
  4.  # 7

    alguma coisa está incompleta, a edp não costumava cortar a luz apenas por estar um mês em falta.
  5.  # 8

    estranho caso...
  6.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosalguma coisa está incompleta, a edp não costumava cortar a luz apenas por estar um mês em falta.


    Chinesisses ...
  7.  # 10

    pelo que sei... normalmente é so segundo mês de atraso..
  8.  # 11

    Colocado por: sergyiopelo que sei... normalmente é so segundo mês de atraso..



    Ao fim de uma factura sem pagamento, enviam a carta registada com referencia de multibanco com mais 7 dias para pagar, caso não seja pago cortam. Recebi a cerca de um ano atrás uma carta dessas devido a confusões com o debito directo, naõ estar activo
  9.  # 12

    Colocado por: larkheAo fim de uma factura sem pagamento, enviam a carta registada com referencia de multibanco com mais 7 dias para pagar


    Errado.

    O fornecimento só é cortado após 1 mês da data limite de pagamento da primeira factura em atraso.

    Ou seja: o cliente não paga uma factura. Recebe, no mês seguinte, o valor da nova factura+o valor da factura anterior. É-lhe permitido pagar as duas ou só a em atraso. Pouco dias depois recebe um aviso que tem uma factura por liquidar com alguns dias para o fazer ( 7-10 dias mais coisa menos coisa). Só após esse tempo é que vai para corte.
    Concordam com este comentário: sergyio, jukz
  10.  # 13

    Colocado por: MikeMelga

    Errado.

    O fornecimento só é cortado após 1 mês da data limite de pagamento da primeira factura em atraso.

    Ou seja: o cliente não paga uma factura. Recebe, no mês seguinte, o valor da nova factura+o valor da factura anterior. É-lhe permitido pagar as duas ou só a em atraso. Pouco dias depois recebe um aviso que tem uma factura por liquidar com alguns dias para o fazer ( 7-10 dias mais coisa menos coisa). Só após esse tempo é que vai para corte.
    Concordam com este comentário:sergyio


    tb penso que seja assim...
  11.  # 14

    Colocado por: MikeMelga

    Errado.

    O fornecimento só é cortado após 1 mês da data limite de pagamento da primeira factura em atraso.

    Ou seja: o cliente não paga uma factura. Recebe, no mês seguinte, o valor da nova factura+o valor da factura anterior. É-lhe permitido pagar as duas ou só a em atraso. Pouco dias depois recebe um aviso que tem uma factura por liquidar com alguns dias para o fazer ( 7-10 dias mais coisa menos coisa). Só após esse tempo é que vai para corte.
    Concordam com este comentário:sergyio



    Olhem que não https://www.edp.pt/pt/particulares/faqs/Pages/Cobran%C3%A7a.aspx


    IN site EDP

    "Se ainda não passaram 5 dias sobre a data limite de pagamento indicada na sua factura poderá proceder ao seu pagamento em qualquer caixa Multibanco ou Agente EDP.
    Passado esse prazo deve dirigir-se a uma Loja EDP.

    Convém ter presente que, passado o prazo limite de pagamento, já está sujeito á interrupção do fornecimento de energia.

    Por isso, se tem pagamentos em atraso, o melhor será contactar a Linha EDP 808505505 (chamada local) e expôr o seu caso. Aí será encontrada a melhor solução para o seu problema."
    • jukz
    • 29 julho 2015

     # 15

    E após um dia, continua-se sem EDP.

    Penso que seja como o MikeMelga afirmou, de qualquer das formas vou verificar ao detalhe e depois confirmo no tópico. O que é certo é que se pagou com a referência do aviso da factura por liquidar dentro dos 7 dias referidos e a electricidade foi cortada à mesma. A EDP reconheceu o erro, indicou que o problema foi do sistema informático, ao pagar o valor da carta de corte o sistema não limpou o registo devido a um problema de acertos..
  12.  # 16

    Colocado por: larkhe


    Olhem que nãohttps://www.edp.pt/pt/particulares/faqs/Pages/Cobran%C3%A7a.aspx


    IN site EDP

    "Se ainda não passaram 5 dias sobre a data limite de pagamento indicada na sua factura poderá proceder ao seu pagamento em qualquer caixa Multibanco ou Agente EDP.
    Passado esse prazo deve dirigir-se a uma Loja EDP.

    Convém ter presente que, passado o prazo limite de pagamento, já está sujeito á interrupção do fornecimento de energia.

    Por isso, se tem pagamentos em atraso, o melhor será contactar a Linha EDP 808505505 (chamada local) e expôr o seu caso. Aí será encontrada a melhor solução para o seu problema."


    mas de uma maneira geral... eles fazem como o MikeMelga diz...
  13.  # 17

    ainda sem luz?
    E agora? Responsabilidade?
    Gravaste a chamada telefonica da operadora a admitir o erro?
    • jukz
    • 29 julho 2015 editado

     # 18

    1º Carta --------------------------------------------
    - Data limite de pagamento 2015-06-08
    - Valor a pagar: 118,28€
    - Período de faturação 29 de abr 2015 a 28 de mai 2015
    - Não foi paga por problema de débito directo


    2º Carta --------------------------------------------
    - Emitida 2015-06-26
    - Data limite de pagamento 2015-07-18
    - Valor a pagar: 118,28€
    - (Aviso de interrupção de fornecimento)
    - Pago a 2015-07-03

    Corte a 2015-07-28 11h --------------------------

    Restabelecimento a 2015-07-29 12h ------------

    Estes são os factos, posso efetuar um scan das faturas para verificarem a veracidade.
    O trabalhador da CME que restabeleceu o fornecimento indicou que tem uma lista de trabalho e um horário fixo, mas que se a EDP quisesse teria dado o serviço ao piquete da EDP para restabelecer com urgência. Ora, demorou 24 horas.

    A EDP assumiu o erro ao telefone e hoje ao balcão, não há como não assumir tendo as provas à frente. Mas agiu de má fé, poderia muito bem ter minimizado os problemas restabelecendo no mesmo dia. O meu irmão está a verificar quais são os passos a tomar. Tem um bébé em casa e o que tinha no congelador vai certamente para o lixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  14.  # 19

    É nestas situações que se vê a diferença entre o público e o privado ...
  15.  # 20

    Colocado por: pedromdfÉ nestas situações que se vê a diferença entre o público e o privado ...


    então porque?
 
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